ATITUDES PARA COM CRISTO
 

 

Ler Lucas 19:1-10

INTRODUÇÃO

Zaqueu, um cobrador de impostos, teve sua história radicalmente transformada por ter tomado algumas atitudes que muitos em nossos dias não estão dispostos a tomar. E é a respeito destas atitudes que vamos abordar aqui nesta mensagem, para que você possa, inspirado por estes versículos, ser grandemente abençoado, você e sua casa.

Primeiramente veremos como Zaqueu teve uma atitude corajosa ao ignorar as possíveis críticas que as pessoas pudessem fazer. Veremos também como ele teve a atitude de obediência ao receber Cristo em sua casa e por último ele demonstrou uma atitude de arrependimento ao restituir as pessoas que ele havia prejudicado demonstrando que a graça de Deus alcançou aquela casa.
Ele teve uma atitude corajosa

É verdade que muitas pessoas desejam ver Jesus, o Cristo. Todavia não conseguem, pois não estão dispostas a enfrentar as críticas e os questionamento do povo. Elas se limitam ao que os outros pensarão a seu respeito, não conseguem ir além de um comportamento discreto, estão mais preocupadas com a aceitação da sociedade do que ser aceito por Deus. Mais preocupados com sua reputação do que com sua salvação.
Zaqueu, um homem rico e importante, correu pelas ruas de Jericó e subiu numa árvore por estar decidido de ver Jesus. Tais atitudes; correr na rua e subir numa árvore, não era um comportamento comum para um homem adulto, especialmente um funcionário público. E vemos aqui Zaqueu, como uma criança agindo sem se preocupar com as opiniões das pessoas. Ele não permitiu-se ser limitados pelos julgamentos e pelas críticas dos outros, ele estava decidido, tinha que ver Jesus, então correu, se antecipou a multidão, expos sua limitação ao subiu numa árvore – pois era de pequena estatura – e assim conseguiu ver o salvador. E essa atitude corajosa tem faltado em muitos que desejam ver Jesus, entretanto acabam frustrados por se restringir as opiniões públicas.

Jesus nos chama para um relacionamento

A princípio, talvez, Zaqueu apenas quisesse ver Jesus por curiosidade, pois todos da cidade queriam vê-lo ou porque tivesse ouvido falar dos milagres e da fama do Senhor.

A presença de Jesus naquela cidade causou um alvoroço e todos queriam vê-lo e talvez Zaqueu só quisesse ter um momento “frisson”. Todavia, Jesus ao vê-lo sobre aquela árvore mostrou a todos e principalmente a ele uma verdade maravilhosa sobre Cristo que o Senhor deseja um relacionamento, estreito e verdadeiro com as pessoas e não apenas satisfazer seus anseios e curiosidades. Deus não nos chama para vivenciar apenas um momento de “frisson”, mas para viver uma vida toda com Ele.

Zaqueu desceu depressa e abriu as portas da sua casa para Jesus e esta foi mais uma atitude decisiva para sua vida.
Jesus produz salvação e transformação.

A presença de Jesus naquela cidade causou alvoroço e tumulto entres as pessoas, mas sua presença na casa de Zaqueu trouxe salvação e transformação. “Jesus: transformação e vida” esta verdade fica evidente neste texto. Quando temos um encontro pessoal com Jesus somos abençoados com a salvação e transformados pelo poder do Espírito Santo. Zaqueu, após ter recebido Jesus em sua casa o recebeu também em sua vida. A graça de Cristo o encontrou, mudou sua vida sua história, vemos um homem que passou a vida toda preso às riquezas, sendo liberto para servir ao Cordeiro de Deus.

Podemos também observar aqui como o Espírito Santo atua na vida dos filhos de Deus. Zaqueu arrependido de suas obras de iniquidades de sua vida sem Deus, se dispõe a restituir todas as pessoas que ele havia prejudicado. Está foi mais uma atitude que Zaqueu manifestou que relevam uma pessoa que realmente viu, conheceu e experimentou Cristo em sua vida. Pois o fruto do Espírito Santo é o distintivo dos salvos.

Perguntas

• Homens são feitos de atitudes, pois são nossas atitudes que definem, de certa forma, nossa história. Vimos nesses versículos como as atitudes de um homem, juntamente com a graça de Deus, foram fundamentais para sua salvação. Compartilhe com o grupo algumas atitudes importantes que você já tomou que foram decisivas na sua vida.

• Vimos como Zaqueu, corajosamente, tomou uma atitude que mudou pra sempre sua vida. Você concorda que muitas vezes deixamos de tomar atitudes que

• honram a Deus por nos preocupar com as críticas e os questionamentos dos outros? Como podemos mudar esta verdade?

• Jesus olhou para Zaqueu e disse: desce depressa pois quero ter com você pessoalmente, quero ficar na sua casa, quero fazer parte da sua vida! O que Jesus estava querendo mostrar para Zaqueu e para todos que desejam vê-lo?

• Qual a diferença em ter um momento com Cristo e levar Cristo pra nossa vida?

• Quando aceitamos o convite de Cristo de abrir nossa casa e nossa vida para Ele o que acontece conosco?

• Compartilhe com o grupo o que aconteceu com você quando começou a relacionar-se pessoalmente com Jesus.



Data publicação: