UMA VIDA COM CRISTO
 

 

INTRODUÇÃO

O texto de Paulo, aos Gálatas 2: 20, é a melhor síntese sobre este tema em toda a Bíblia. Nele nós encontramos o que é o viver diário com Cristo:

Gl 2.20 | Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.

Depois de Jesus, Paulo é a figura mais importante do cristianismo. Além de discípulo de Cristo, ele é o principal defensor e divulgador da fé cristã. Muito do que sabemos sobre o cristianismo nós devemos ao ex-fariseu de Tarso. Ele escreveu metade dos livros do Novo Testamento.

O que ele pregava e ensinava estava tão profundamente relacionado com o que ele vivia que ele podia afirmar coisas do tipo:
1Co 11.1 | Sejam meus imitadores, como eu sou imitador de Cristo.

Fl 3.17 | Irmãos, sejam meus imitadores e aprendam com aqueles que seguem nosso exemplo.

Que ensino era esse que Paulo defendia, divulgava e destilava pelos poros de seu viver diário? O nosso texto apresenta um resumo do que governava a sua vida e do que ele pregava. Em outras Palavras, em Gálatas 2.20, Paulo descreve o que é a vida cristã.
O meu desejo ao estudarmos esta passagem é informar, inflamar e incentivar:

Informar os que iniciam a jornada; inflamar os que já estão no caminho; e incentivar os demais a se juntarem a nós nessa peregrinação maravilhosa que é a vida cristã.

DESENVOLVIMENTO

1. O que é de fato uma vida com Cristo (a vida cristã)

“Fui crucificado com Cristo; assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim.”
Paulo descreve a vida cristã em duas dimensões: morte e vida.
Morte: “Fui crucificado com Cristo”.
Vida: “Cristo vive em mim”.
O que significa estar crucificado com Cristo?
Morremos para a Lei - “Pois, por meio da lei eu morri para a lei, a fim de viver para Deus.” Gálatas 2:19
Morremos Para o pecado - “De maneira nenhuma! Nós, os que morremos para o pecado, como podemos continuar vivendo nele?” Romanos 6:2

Morremos E para nós mesmos - “Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim.” Gl 2:20a
Nós estamos crucificados com Cristo: a Lei já não nos condena, pois Cristo a cumpriu no próprio corpo (Gl 2.19);
O pecado já não nos dominga, pois estamos mortos; e os nossos desejos já não nos escravizam mais, pois somos do Senhor.
Isso nos leva à segunda dimensão da descrição que Paulo faz da vida cristã.
“Cristo vive em mim”

Cristo vive em nós pelo seu Espírito (Jo 14.15-17).

O Espírito Santo em nós nos permite viver em novidade de vida (Rm 7: 4 - 6)

E mais, Cristo em nós, pelo Espírito, produz em nós grandes transformações.

Produz fruto — superação: morremos para dar frutos; // Na verdade, na verdade vos digo que, se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto. João 12:24

Produz felicidade — satisfação: Cristo vive em mim e é a esperança de glória;
Produz força — submissão para fazer a vontade de Deus;
Produz santificação: Cristo vive em mim;
Produz comunhão: Cristo também vive nos outros cristãos.
Esta é a vida com Cristo:
Gl 2.20 | Fui crucificado com Cristo; assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim.

2. A vida cristã na pratica

A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus.
Contrário do que se pensa, morrer com Cristo, morrer para nós mesmos, é sinônimo de vida de verdade. A vida começa quando morremos com Cristo, e Cristo passa a viver em nós pelo seu Espírito. Isso sim é vida em abundância (Jo 10.10).
A vida em Cristo ainda é a vida “no corpo”; ou seja: continuaremos sendo quem nós somos, com todas as vantagens e desvantagens dessa realidade terrena, mas em processo de transformação.
Devemos viver essa vida “no corpo” da seguinte maneira: “pela fé no filho de Deus”.

Vivemos das promessas da Palavra de Deus; não mais pelas mentiras do mundo, do diabo e do pecado que habita em nós, - mas pelas promessas de Deus, no poder do Espírito:

Gl 3.5 | Aquele que lhes dá o seu Espírito e opera milagres entre vocês realiza essas coisas pela prática da Lei ou pela fé com a qual receberam a palavra.

A vida cristã é vivida pelo poder do Espírito, quando nos agarramos às promessas e preceitos da Palavra de Deus. A vida cristã é vivida pela fé na promessa de tudo o que Deus promete ser para nós em Cristo Jesus.

3. O propósito da vida cristã

Paulo descreve a vida cristã como sendo: estar crucificado com Cristo para deixar Cristo viver em nós. A dinâmica dessa vida se dá em nosso corpo, lutando para nos conformarmos à imagem de Cristo, vivendo pela fé e no poder do filho de Deus.

Mas, qual é a razão de ser desta vida? Qual é o propósito de existirmos? O apóstolo termina esse versículo onde tudo começa na história da salvação [O Filho de Deus] me amou e se entregou por mim (Gl 2.20).

Além de informar o que motivou a Deus no plano de salvação (o amor de Deus), Paulo quer, com essa frase, incitar no cristão ao louvor. E nós louvamos a Deus quando caminhamos em obediência a sua palavra...

Mas, se alguém obedece à sua palavra, nele verdadeiramente o amor de Deus está aperfeiçoado. Desta forma sabemos que estamos nele: 1 João 2:5

Obedecendo louvamos a Deus por seu grande amor na salvação de seus filhos — [O Filho de Deus] me amou e se entregou por mim (Gl 2.20).

Portanto, ao declarar que Cristo nos amou e a si mesmo se entregou por nós, Paulo quer informar a nossa mente e inflamar o nosso coração. Ao nos informar sobre o maravilhoso plano da salvação de Deus, Paulo nos incita a adorar a Deus.

Ficamos mais maravilhados ainda quando refletimos sobre o que está envolvido nisso tudo. A identidade de quem ama: O “Filho de Deus”. A forma da manifestação deste amor: “Se entregou por mim”. E o perfil de quem é amado: Paulo, o principal dos pecadores, perseguidor da Igreja.

Em resumo: a vida cristã faz de nós adoradores de Deus, conhecedores da sua maravilhosa GRAÇA:

PERGUNTAS PARA DISCUSSÃO
1. Quais desafios esta mensagem trouxe ao seu coração?
2. Compartilhe com o grupo sobre a sua conversão e como Gl 2: 20 tem se aplicado na sua caminhada espiritual.
3. “Fui crucificado com Cristo”, significa: Morrer para a lei, para o pecado e para nós mesmos. Diante destas afirmações que áreas da sua vida ainda precisam morrer?
4. “Cristo vive em mim” Como ouvimos Cristo em nós produz grandes transformações. O que mudou e tem mudado em sua vida a partir de Cristo?
5. “A vida começa quando morremos com Cristo, e Cristo passa a viver em nós pelo seu Espírito” Concorda? De que forma esta afirmação impacta sua maneira de viver?
6. Vimos que Deus espera de nós atitudes de louvor por tão grande manifestação de amor (a salvação). Leia com o grupo o texto de I João 2: 5 e conversem sobre esta verdade: Louvamos a Deus quando andamos em obediência a sua palavra.

Data publicação: 10/09/2018