AUTORIDADE ESPIRITUAL ( PARTE I )
 

 

INTRODUÇÃO E DESENVOLVIMENTO

Deus age a partir do seu trono, e o seu trono está estabelecido sobre a sua autoridade. Todas as coisas são criadas pela autoridade de Deus e todas as leis físicas do universo são mantidas através de sua autoridade. Por isso a Bíblia diz que Jesus Cristo está acima de tudo, sustentando todas as coisas, conforme Hb.1.1 a 4.

1 Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho, 2 A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo. 3 O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas; 4 Feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles. Hb. 1:1-4

Que significa que todas as coisas são mantidas pela palavra do poder de sua autoridade. Deus é autoridade em todas as coisas; toda a autoridade da terra foi instituída por Deus. A autoridade é uma coisa tremenda e muito superior a qualquer poder no universo — nada a sobrepuja. Portanto nós que desejamos servir a Deus devemos conhecer a autoridade de Deus. A rebelião contra a autoridade de Deus, começou no céu. O arcanjo transformou-se em Satanás quando tentou usurpar a autoridade de Deus, tentou competir com Deus, e assim se tornou um adversário de Deus. Foi a rebeldia que provocou a queda de Satanás.

Tanto Isaías 14:12-15 como Ezequiel 28:13-17 falam da ascensão e queda de Satanás.

Como caíste desde o céu, ó Lúcifer, filho da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações! E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte. Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo. E contudo levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo. Isaías 14:12-15

Estiveste no Éden, jardim de Deus; de toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardônia, topázio, diamante, turquesa, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados.

Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniquidade em ti. Na multiplicação do teu comércio encheram o teu interior de violência, e pecaste; por isso te lancei, profanado, do monte de Deus, e te fiz perecer, ó querubim cobridor, do meio das pedras afogueadas. Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei, diante dos reis te pus, para que olhem para ti. Ezequiel 28:13-17

A primeira passagem, a de Isaías enfatiza como Satanás violou a autoridade divina enquanto a segunda em Ezequiel , enfatiza sua transgressão contra a santidade de Deus. Parece que ofender a autoridade de Deus é uma rebeldia bem mais séria do que ofender a santidade de Deus. Considerando que é uma questão de conduta, o pecado contra a santidade de Deus foi mais facilmente perdoado do que a rebeldia contra a AUTORIDADE DE DEUS , pois esta última intenção, foi uma questão de princípio.

A intenção de Satanás de estabelecer o seu trono acima do trono de Deus foi o que violou a autoridade de Deus. Satanás usou o princípio da auto exaltação. Foi a rebeldia contra a autoridade de Deus , que o próprio Deus julgou e condenou de forma imediata. O texto diz “por terra te lancei”.

Quando servimos a Deus não devemos desobedecer às autoridades, porque desobedecer as autoridades é um princípio satânico. Como podemos pregar a Cristo e ao mesmo tempo viver de acordo com o princípio de Satanás?

Seria possível em nossa obra permanecermos com Cristo e na sua doutrina e, ao mesmo tempo, permanecermos com Satanás compartilhando de seus princípios de rebelião e desobediência ?

Whatchamn Nee no seu livro “autoridade espiritual” diz que “Satanás não tem medo quando pregamos a palavra de Cristo, mas como tem medo quando nos submetemos à autoridade de Cristo! “

Nós que servimos a Deus jamais deveríamos servi-lo de acordo com o princípio de Satanás. Sempre que o princípio de Cristo está operando, o de Satanás se desvanece.

Satanás continua sendo um usurpador; ele será derrotado no fim dos tempos segundo o livro do Apocalipse. Se quisermos verdadeiramente servir a Deus temos de nos purificar completamente dos princípios maus de Satanás, que por vezes transitam e querem tomar o nosso coração.

Na oração que nosso Senhor ensinou à sua igreja, a expressão "e não nos deixes cair em tentação" destaca a obra de Satanás, enquanto a expressão "mas livra-nos do mal" refere-se diretamente ao próprio Satanás. Imediatamente após estas palavras o Senhor faz uma declaração muitíssimo significante: "pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém" (Mt. 6:13).

Todo reino, autoridade e glória pertencem a Deus e somente a ele. O que nos liberta totalmente de Satanás é a percepção desta preciosíssima verdade — que o reino é de Deus. Considerando que todo o universo está sob o domínio de Deus, temos de nos sujeitar à sua autoridade. Que ninguém usurpe a glória de Deus.

PERGUNTAS PARA O PG

• Perder a autoridade espiritual é perder a vitalidade e amor ao evangelismo. Como restaurar a autoridade espiritual ?
• Já teve que enfrentar problemas sem autoridade espiritual ? Como se saiu ? Sendo restaurado em sua identidade, o cristão vence por Cristo, qualquer batalha. Está pronto para servir a Deus e ao próximo ?
• Nossa vitória reside no fato que Jesus Cristo venceu a morte. Toda Autoridade foi dada a Ele, pois está ressurreto. Tem sua vida submissa a autoridade de Jesus Cristo, o Filho de Deus ?
• O que está disposto a fazer para Cristo, uma vez que Ele te deu autoridade espiritual ?

Data publicação: 04/02/2019