“AMPLIANDO O LUGAR DA TENDA” AUTORIDADE ESPIRITUAL ( III )
 

 

INTRODUÇÃO Estamos há alguns domingos, falando sobre a AUTORIDADE ESPIRITUAL. E Deus em Cristo, decidiu compartilhar conosco ( com a igreja ) a sua autoridade. Não seremos cristãos completos, se não estivermos primeiramente SUBMISSOS e também REVESTIDOS de sua autoridade. Quando nos submetemos e nos revestimos de sua autoridade, somos ousados. Saímos de nossa zona de conforto, iremos nos preocupar com o que o Senhor define como prioridade em nossa vida. A AUTORIDADE ESPIRITUAL quando ASSUMIDA E VIVIDA, coloca o cristão em movimento. Acaba aquela sensação de PARADEIRA. De estagnação. Um mundo novo se abre diante dos olhos do cristão revestido da AUTORIDADE ESPIRITUAL. Ele não olha mais para os problemas – É DOTADO DE
ESTRUTURA ESPIRITUAL – ele não olha mais para as dificuldades e barreiras de uma forma passiva. Consegue olhar para os problemas e dificuldades da forma como Deus olha. Por isso a autoridade espiritual não é AGRESSIVIDADE – Nem é Legalismo frio e vazio. Ela é cheia de amor e da compaixão do Senhor. A autoridade de Jesus Cristo, quando compartilhada e vivida, ela se torna uma nova e grandiosa motivação, pois o que controla o coração não são mais as angústias do dia a dia, mas sim uma sensação de grandeza que o próprio Deus coloca no nosso coração. QUANDO DEUS DÁ AUTORIDADE ESPIRITUAL Quando o Senhor Jesus compartilhou autoridade aos seus discípulos, ele também comandou algo. E o comissionamento dos 70 foi extraordinário, pois os discípulos perceberam com aquela experiencia coletiva, o que eles poderiam vivenciar como igreja.

E depois disto designou o Senhor ainda outros setenta, e mandou-os adiante da sua face, de dois em dois, a todas as cidades e lugares aonde ele havia de ir. E dizia-lhes: Grande é, em verdade, a seara, mas os obreiros são poucos; rogai, pois, ao Senhor da seara que envie obreiros para a sua seara. Ide; eis que vos mando como cordeiros ao meio de lobos. Não leveis bolsa, nem alforje, nem alparcas; e a ninguém saudeis pelo caminho. E, em qualquer casa onde entrardes, dizei primeiro: Paz seja nesta casa. E, se ali houver algum filho de paz, repousará sobre ele a vossa paz; e, se não, voltará para vós. E ficai na mesma casa, comendo e bebendo do que eles tiverem, pois digno é o obreiro de seu salário. Não andeis de casa em casa. E, em qualquer cidade em que entrardes, e vos receberem, comei do que vos for oferecido. E curai os enfermos que nela houver, e dizei-lhes: É chegado a vós o reino de Deus. Mas em qualquer cidade, em que entrardes e vos não receberem, saindo por suas ruas, dizei: Até o pó, que da vossa cidade se nos pegou, sacudimos sobre vós. Sabei, contudo, isto, que já o reino de Deus é chegado a vós. E digo-vos que mais tolerância haverá naquele dia para Sodoma do que para aquela cidade. Ai de ti, Corazim, ai de ti, Betsaida! Porque, se em Tiro e em Sidom se fizessem as maravilhas que em vós foram feitas, já há muito, assentadas em saco e cinza, se teriam arrependido. Portanto, para Tiro e Sidom haverá menos rigor, no juízo, do que para vós. E tu, Cafarnaum, que te levantaste até ao céu, até ao inferno serás abatida. Quem vos ouve a vós, a mim me ouve; e quem vos rejeita a vós, a mim me rejeita; e quem a mim me rejeita, rejeita aquele que me enviou. E voltaram os setenta com alegria, dizendo: Senhor, pelo teu nome, até os demônios se nos sujeitam. E disse-lhes: Eu via Satanás, como raio, cair do céu. Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum. Mas, não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus. Naquela mesma hora se alegrou Jesus no Espírito Santo, e disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que escondeste estas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste às criancinhas; assim é, ó Pai, porque assim te aprouve. Tudo por meu Pai foi entregue; e ninguém conhece quem é o Filho senão o Pai, nem quem é o Pai senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar. E, voltando-se para os discípulos, disse-lhes em particular: Bem-aventurados os olhos que vêem o que vós vedes. Pois vos digo que muitos profetas e reis desejaram ver o que vós vedes, e não o viram; e ouvir o que ouvis, e não o ouviram. Lc. 10.1 a 24

Whatcham Nee em seu livro : AUTORIDADE ESPIRITUAL afirma: “A maior das exigências que Deus faz ao homem não é a de carregar a cruz, servir, fazer ofertas, ou negar-se a si mesmo. A maior das exigências é que obedeça.” AUTORIDADE ESPIRITUAL REFLETE-SE EM OBEDIÊNCIA Deus ordenou que Saul atacasse os amalequitas e os destruísse totalmente (1 Sm. 15). Mas, após a vitória, Saul poupou Agague, o rei dos amalequitas, junto com o que havia de melhor entre os bois e as ovelhas, os cordeiros e animais mais gordos e todas as coisas valiosas.

Saul não quis destruí-los; argumentou que os poupara para sacrificá-los a Deus. Mas Samuel lhe disse: "Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender melhor do que a gordura de carneiros" (versículo 22). Só a obediência honra a Deus de maneira absoluta pois só ela coloca a vontade de Deus no centro. Para que a autoridade se expresse é preciso que haja submissão. Se é preciso que haja submissão, o ego precisa ficar excluído; mas de acordo com o ego, a submissão torna-se impossível. Isto só se torna possível quando alguém vive no Espírito. De acordo com Watcham Nee: “andar em Espírito é a mais alta expressão da vontade de Deus.” MOISÉS E A AUTORIDADE Moisés viu a autoridade de Deus através no milagre da sarça ardente. Moisés estava apascentando o rebanho de seu sogro, quando o levou para o lado ocidental do deserto, chegando ao Monte Horebe. Monte Horebe é identificado na Bíblia como “o monte de Deus”, o mesmo que também aparece em outros textos como Sinai.

A Bíblia diz que em dado momento o Anjo do Senhor apareceu a Moisés numa chama de fogo no meio de uma sarça. Quando Moisés olhou para sarça, ele percebeu que ela ardia, mas não se consumia. Aquele fato curioso chamou a sua atenção, e ele foi em direção à sarça para averiguar por que ela não se queimava.
DEUS SE REVELA A MOISÉS NA SARÇA ARDENTE

Quando Moisés se aproximou para poder contemplar mais de perto a sarça ardente, Deus, do meio da sarça, o chamou pelo nome e lhe ordenou que tirasse as sandálias dos pés porque o lugar em que ele estava era santo Êxodo 3:5.
Então Ele se revelou a Moisés como sendo o Deus de seus antepassados, o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó. Ao ouvir tais palavras, Moisés compreendeu que se tratava de uma auto revelação do próprio Deus, e escondeu o rosto, pois temeu olhar para Deus.
W. W. Wiersbe diz que “Deus pode tomar um arbusto insignificante, fazê-lo arder e transformá-lo num milagre; e era exatamente isso o que desejava fazer com Moisés”, ou seja, Moisés era um frágil arbusto, mas Deus era o fogo que lhe daria poder.

M. Henry também observa que “o fogo não estava em um cedro alto e majestoso, mas em um arbusto com espinhos”, no sentido de mostrar que Deus escolhe os fracos e despreza as coisas altivas do mundo, assim como Moisés, que naquele momento era apenas um simples idoso fracassado, um pastor de ovelhas no deserto. A AUTO REVELAÇÃO DE DEUS DEVERIA NOS SATISFAZER Deus em Cristo se revelou ao homem. O que mais Jesus deveria fazer para provar que Ele é Deus pra você ?

MOISÉS QUESTIONA A DECISÃO DE DEUS. POR DUAS VEZES RESISTE A DEUS

A PRIMEIRA :

Então respondeu Moisés, e disse: Mas eis que não me crerão, nem ouvirão a minha voz, porque dirão: O SENHOR não te apareceu. Êxodo 4:1

O que está por trás da atitude de Moisés ? Medo da rejeição. Receio de algo novo que teria que realizar. Confrontar um império malicioso. Opressor. Quebrar anos e anos de um jugo opressor e medonho.

Moisés agora, assumiria uma posição de ATAQUE – Aquele que foi protegido pelo sistema egípcio, seria o defensor do povo oprimido.
Moisés vai gradualmente assumindo uma identidade firme de HEBREU

Primeiramente – Criado no Palácio.

Ao sair do Palácio – Percebe a opressão que os egícios provocavam no seu povo, mas a sua resposta foi VIOLENTA. Deus não queria que Moisés se tornasse alguém AMARGURADO – MAS OBEDIENTE.
Deus define os termos – Será com a PALAVRA – Pelo poder da Palavra de Deus é que vencemos.
A SEGUNDA : Então disse Moisés ao Senhor: Ah, meu Senhor! eu não sou homem eloqüente, nem de ontem nem de anteontem, nem ainda desde que tens falado ao teu servo; porque sou pesado de boca e pesado de língua. Êxodo 4:10

CONCLUSÃO

1.1. Autoridade Espiritual – Inclui ( amar os inimigos )
1.2 . Autoridade Espiritual significa ( Lavar os pés do próximo )
1.3. Autoridade Espiritual significa ( FALAR – TESTEMUNHAR )
1.4. Autoridade Espiritual significa ( OBEDECER )

E disse-lhe o Senhor: Quem fez a boca do homem? ou quem fez o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o Senhor? Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar. Êx 4:11,12 CONCLUSÃO : Deus quer da sua igreja :

OBEDIÊNCIA – Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém. Mateus 28:19,20 Quando o Cristão reconhece a autoridade de Deus e se vê comissionado, acaba aquela sensação de PARADEIRA. De estagnação. Um mundo novo se abre diante dos olhos do cristão revestido da AUTORIDADE ESPIRITUAL. Ele não olha mais para os problemas – É DOTADO DE ESTRUTURA ESPIRITUAL – ele não olha mais para as dificuldades e barreiras de uma forma passiva. Mas consegue olhar para os problemas e dificuldades da forma como Deus olha. PERGUNTAS DE REFLEXÃO PARA OS PGMS • Em que a atitude de Moisés te chama a atenção ? • Como é possível vencer a desobediência ? O “jeitinho brasileiro” de resolver as coisas ajuda ou atrapalha quando a questão é OBEDIÊNCIA ? • Sem obediência, tudo fica mais difícil, a vida espiritual vazia e sem o dinamismo do Espírito Santo. Está disposto a obedecer ao chamado de Deus ? • Deus em Cristo espera de nós uma correspondência. Quer fazer discípulos ? Ore e pense em alguém em que poderá investir num discipulado.


Data publicação: 25/02/2019