QUANDO CRISTO INTERVÉM
 

 

Os EVANGELHOS narram com muita VIVACIDADE a presença de JESUS CRISTO nos momentos mais difíceis na vida das pessoas. JESUS CRISTO NÃO FOI OMISSO E NÃO É OMISSO. Com Cristo , aprendemos a sermos ÚTEIS a Deus e úteis ao próximo. Por isso que dizemos aqui muitas vezes que JESUS É PRESENTE entre os seus discípulos, entre os crentes, pois Ele conhece a medida certa, ele tem a dose certa do remédio que precisamos. É diante da presença de Jesus Cristo, que podemos expor as nossas queixas, as nossas necessidades. Mas, em nossa caminhada cristã passamos por diversos momentos difíceis. Em meio as dificuldades, o cristão pode sempre contar com a ajuda de Jesus. Em nossas crises somos tentados a olhar para nós mesmos e logo nos frustramos com a nossa impotência. Em nossas crises lidamos com nossos limites. Nas crises, logo percebemos que nossas PERCEPÇÕES são LIMITADAS.

No contexto desta passagem de Lucas encontramos o nosso Senhor Jesus Cristo ajudando diversas pessoas MAS HÁ ALGUNS DETALHES IMPORTANTES AQUI ( quero destacar pelo menos 3 detalhes ) 1 - Logo após sair de Nazaré, de onde foi expulso pelos seus conterrâneos no cap anterior 4.16-30, o Senhor continuou seu ministério, agora na cidade de Cafarnaum, onde se hospedou na casa de Pedro. 2 - Pedro a esta altura já era um seguidor de Cristo, MAS PRECISAVA perceber mais a respeito da HUMANIDADE de JESUS e da DIVINDADE de Jesus, e foi em sua própria casa que Pedro percebeu de forma extraordinária, quem era Jesus e foi naquela cidade que o Senhor dá continuidade ao seu ministério de pregação. 3 – Diferentemente dos Nazarenos, o povo daquela cidade de CAFARNAUM, maravilhavam-se da sua doutrina, pois ele ensinava com autoridade 4.32. E a sua pregação era também acompanhada de sinais, esses sinais não eram essenciais da sua missão, mas chamava a atenção para a pregação que era PROFÉTICA – SALVADORA e DIVINA.

Aceitação e rejeição de Cafarnaum A identificação de Jesus com essa cidade fica evidente quando o evangelista Mateus diz que Cafarnaum era a cidade de Cristo (Mateus 9:1). Na verdade o estabelecimento de Jesus em Cafarnaum era o cumprimento das Escrituras, Isaías 9:1,2
Mas para a terra que estava aflita não continuará a escuridão. Deus, nos primeiros tempos, tornou desprezível a terra de Zebulom e a terra de Naftali, mas, nos últimos tempos, tornará glorioso o caminho do mar, além do Jordão, Galileia dos gentios. O povo que andava em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região da sombra da morte resplandeceu-lhes a luz. Is. 9. 1 e 2 Em Cafarnaum Jesus realizou muitos de seus milagres. Ali o Mestre curou o servo do centurião, a sogra de Pedro, o paralítico que foi levado por quatro homens, o filho de um nobre (à distância), libertou um endemoninhado etc. (Mateus 8:5-17; 9:1-8; Marcos 1:24-31; 2:1-18; Lucas 4:23-41; 7:1-10; João 4:46-54). Jesus também ensinou na sinagoga de Cafarnaum, e naquela cidade ele Jesus fez muitas pregações. Foi lá que em que Ele afirmou ser o Pão da Vida (João 6:24-65).

Apesar de os habitantes de Cafarnaum terem presenciado grandes milagres, e terem escutado diretamente dos lábios do Filho de Deus as boas novas da salvação, a maioria deles permaneceu impenitente. Eles não deram crédito à pregação da graça de Deus. Por isto Cafarnaum foi condenada por Jesus devido a sua falta de fé, e escutou dele a predição acerca de sua total ruína — E você, Cafarnaum, pensa que será elevada até o céu? Será jogada no inferno! Porque, se em Sodoma se tivessem operado os milagres que foram feitos em você, ela teria permanecido até o dia de hoje. Mas eu digo a vocês que, no Dia do Juízo, haverá menos rigor para a terra de Sodoma do que para você. Mateus 11:23,24 Com o passar do tempo a importante cidade entrou em declínio, tornando-se desabitada depois do século 5 d.C.

LEIA AQUI O TEXTO DE LUCAS 5. 1 a 11

Cristo nos ajuda por meio da palavra. 1 – NÃO devemos esperar que as dificuldades sejam removidas para colocarmos nossas mãos à obra e levarmos a semente da palavra de Deus. 2 - ELE TEM UM OLHAR INDIVIDUALIZADO PRA VOCÊ. 3 – DEUS QUER QUE VOCÊ CONSIGA ENXERGAR COM OS OLHOS DA FÉ 3.1 - O caminho da obediência pode ser difícil – MAS EXTREMAMENTE RECOMPENSADOR.

Perguntas

O QUE DEUS FALOU AO SEU CORAÇÃO COM ESTA PALAVRA ?

VOCÊ RECONHECE AS INTERVENÇÕES DE JESUS EM SUA VIDA – SE TORNOU SEU SEGUIDOR ?

JESUS CRISTO TEM UM OLHAR ESPECIAL PARA OS SEUS. CONSEGUE PERECEBER O CUIDADO DE JESUS CRISTO POR VOCÊ ?

JÁ TEM CERTEZA DE SUA SALVAÇÃO PESSOAL ?

CONSEGUE ENXERGAR COM OS OLHOS DA FÉ ?

Data publicação: 08/09/2020