SERMÃO DO MONTE 2
 

 

O QUE É SER SAL DA TERRA E LUZ DO MUNDO ?

Isso significa que os cristãos ( os que nasceram de novo em Cristo ) , são agentes que promovem o reino de Deus neste mundo, e aguardam a AÇÃO DO ESPÍRITO SANTO para que esta obra se consolide atribuindo glórias a Deus, resultando em conversões, em mudanças de hábitos, em transformação de caráter e transformações de vidas.

O QUE É SER SAL DA TERRA ?

O sal possui algumas características. Mas certamente ao dizer “vós sois o sal da terra” Jesus explora suas duas principais características. São elas: SABOR E AÇÃO ANTISSÉPTICA.

Uma das funções mais importantes do sal nos dias de Jesus era justamente o poder de preservar os alimentos.
Parece que a ação dos cidadãos do Reino de Deus no mundo é nula ou quase invisível. Mas somente Deus é quem sabe o quão mais TERRÍVEL e DEPRAVADO seria este mundo ímpio sem a presença, sem o exemplo e sem as orações dos santos Filhos de Deus, que são sal da terra.

Há inclusive uma série de ensinos CONFUSOS E DESCONEXOS do EVANGELHO que transitam nA ATUALIDADE, SOBRE COMO É QUE VAI SE ESTABELECER O REINO DE DEUS SOBRE A TERRA, ensinando onde é que podemos servir melhor e mais estrategicamente, e o que devemos fazer para que isso aconteça.

1 - Há uma tendência muito forte hoje de achar que as coisas só irão mudar definitivamente se conseguirmos aprovar as leis e votar projetos que favoreçam o que as Escrituras ensinam. O CAMINHO PARA ISSO SERÁ A POLÍTICA.

2 - Há os que defendam uma espécie de RETORNO ao mundo político estabelecido por Deus no Antigo Testamento, através do seu povo, ONDE alguém ungido seria o LÍDER ou profeta representante de Deus na terra ( A NIVEL DE GOVERNO CIVIL – OU MILITAR ) para que através dos seus DITAMES as coisas aconteçam. Então a solução para os problemas do mundo está nas URNAS e NO LIDER DO GOVERNO, NAS MANOBRAS POLÍTICAS PARA CONTRARIAR OS INIMIGOS DE DEUS.

Percebe onde é que ESTAMOS CHEGANDO IRMÃOS ?

O QUE É SER LUZ DO MUNDO ?

A figura de linguagem LUZ aparece na Bíblia muitas vezes em diferentes contextos. E a luz tem IMPORTÂNCIA SIMBÓLICA MUITO GRANDE na BÍBLIA . Por exemplo: quando o povo de Israel peregrinava pelo deserto, havia uma coluna de fogo que iluminava e guiava os israelitas (Êxodo 13:21). Em outra osasião durante a Festa dos Tabernáculos, os judeus se lembravam da coluna de fogo que os guiou pelo deserto até Canaã. Quando o serviço religioso foi oficializado e regulamentado em Israel, dentro do Santo Lugar no Tabernáculo havia um candeeiro de ouro puro com sete lâmpadas de permaneciam acessas continuamente (Levítico 24:1-9).
Todos esses símbolos apontavam para Cristo. A luz das lâmpadas do candeeiro de ouro, bem como a luz da coluna de fogo, prefiguravam a luz do mundo que é Jesus. Jesus é a verdadeira luz que ilumina as nações, conforme foi anunciado pelos profetas (cf. Lucas 2:32). Então a declaração de JESUS CRISTO “Eu sou a luz do mundo” está completamente fundamentada nas Escrituras. O próprio apóstolo João escreve que Deus é luz 1 João 1:5. Por isso a frase “Eu sou a luz do mundo” é tão significativa. Isso significa que os cristãos não são luz em si mesmos. Na verdade eles são luz no Senhor (Efésios 5:8).

Porque no passado vocês eram trevas, mas agora são luz no Senhor. Vivam como filhos da luz Efésios 5:8
Os cristãos não são a fonte da luz, mas são transmissores da luz. Quando Cristo declarou ser a luz do mundo,
Ele mesmo explicou em João 8:12 “Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida” João 8:12.
Perceba que Ele diz que seus seguidores recebem a luz. Então como JESUS CRISTO é a verdadeira luz do mundo, os cristãos são também a luz do mundo por causa de sua conexão com Ele. Enquanto Cristo é a luz do mundo original, os crentes são a luz do mundo num sentido derivado. Então ao dizer aos seus seguidores “vós sois a luz do mundo”, Jesus ensina que os cristãos são o instrumento que Deus usa para propagar a luz da salvação em Cristo diante do mundo que está em trevas. A luz não pode ser escondida Jesus não apenas diz aos crentes “vós sois a luz do mundo”. Ele também diz que a luz que eles receberam deve brilhar diante dos homens. Isso é inevitável na vida do verdadeiro cristão, da mesma forma com que é inevitável que uma cidade construída sobre uma colina seja visível a todos. Além disso, Jesus também diz que não faz sentido alguém acender uma lâmpada e deixá-la escondida (Mateus 5:14,15).
Portanto, assim como a função de uma lâmpada acessa numa casa é a de iluminar todo o ambiente, a função do cristão como luz do mundo é brilhar essa luz diante dos homens para que eles vejam suas boas obras.

Mas neste ponto há uma verdade fundamental que deve ser compreendida. As boas obras daqueles que são luz do mundo e que devem ser vistas pelos homens, jamais podem significar honra e glória para si mesmos.

Pr. Cioli Frickes

Dirigente PGM: conduzir o momento destas perguntas buscando estimular o compartilhamento voluntário de todos:

1. O que Deus falou ao seu coração através da mensagem ?

2. O que pode ser feito para que sua vida reflita AÇÕES PRÁTICAS DO REINO DE DEUS ?

3. O que você assume hoje diante de Deus como compromisso para IRRADIAR A LUZ DE JESUS CRISTO ?

4. As trevas estão DENSAS. As trevas estão MEDONHAS. Estão até mesmo querendo ACABAR com o potencial de TEMPERO e de LUZ dos crentes. O que você pode fazer para que isso aconteça

Evangelismo:
O texto de I Tm 2. 3 e 4 afirma : “Pois isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.” É DA VONTADE DE DEUS QUE TODOS OS HOMENS SEJAM SALVOS. Então é da vontade de Deus que ANUNCIEMOS o evangelho. Outro exemplo : É DA VONTADE DE DEUS QUE VIVAMOS EM PAZ. Então Jesus Cristo deseja que sejamos RECONCILIADORES. Então cumprir a vontade de Deus é investir no que a sua PALAVRA assegura para nós. Só através de Jesus Cristo podemos conhecer a vontade de Deus.

Data publicação: 22/09/2020