QUEM TEM OUVIDOS PARA OUVIR, OUÇA - MATEUS 13.9
 

 

No capítulo 13 de Mateus, Jesus fala por parábolas a respeito do reino dos céus, O Semeador, O Joio e do Trigo, O Grão de Mostarda, O Fermento, O Tesouro Escondido, A Pérola de Grande Valor e A Rede.

Destaca-se aqui a parábola do JOIO e do TRIGO.

Na Parábola do Joio e do Trigo Jesus comparou o Reino dos céus a lavoura de um homem, que semeou boa semente de trigo em seu campo.
Mas durante a noite, quando todos dormiam, veio um adversário e semeou joio no meio do trigo. Passando o tempo, o trigo cresceu e frutificou, mas junto dele também apareceu o joio.

Ao constatarem que havia joio entre o trigo, os servos do dono do campo lhe questionam sobre o porquê da presença de joio na plantação se na verdade apenas o trigo havia sido semeado por ele. O agricultor respondeu aos seus servos que um inimigo havia feito aquilo.
Imediatamente seus servos se disponibilizaram a arrancar o joio do meio da plantação de trigo. Mas o dono do campo impediu que eles fizessem isto, com um sonoro, não.

Segundo ele, ao arrancar o joio, seus servos poderiam também acabar arrancando o trigo.

Então ele ordenou que deixassem crescer o joio e do trigo juntos até o dia da ceifa.

Neste dia, porém, os ceifeiros teriam ordens para colher primeiro o joio e separá-lo para queimar, enquanto o trigo seria guardado em seu celeiro.

Que história maravilhosa que nos deixa cheios de expectativas...

Quando lemos esta parábola precisamos entender como filhos de Deus, inseridos em seu reino é necessário conhecer as verdades do reino dos céus.

Nós ainda estamos vivendo nesta terra, neste mundo que “Jaz do maligno”, somos como forasteiros em terra estranha...

Por isso é importante reconhecermos as implicações do reino dos céus em nossas vidas. E aprendermos com Jesus como é a vida no reino.
E a primeira coisa que o Senhor Jesus nos diz, como cidadãos do reino é que:

1. Estamos inseridos em um contexto de batalha espiritual;

O Senhor é o dono do campo, ele é o soberano é o criador e sustentador de todas as coisas, e na sua criação semeia a boa semente...

Mas há uma batalha espiritual, satanás com toda sua guerrilha se levanta para atacar o reino de Cristo, e como não pode fazer nada contra Deus, ele ataca a criação de Deus, e seu povo...

Mas, enquanto todos estavam dormindo, veio o inimigo dele, semeou o joio no meio do trigo e foi embora. Mateus 13:25
Uma outra verdade que precisamos considerar é que:

2. Existem dois tipos de pessoas:

Mas, enquanto todos estavam dormindo, veio o inimigo dele, semeou o joio no meio do trigo e foi embora. Mateus 13:25

A ideia não é que o trigo são os bonzinhos e o joio são as pessoas más... Não!

A bíblia diz que todos pecaram e carecem da glória de Deus. (Rm 3: 23)

Todo homem nasceu pecador... E talvez você esteja se perguntando:

Então como pode haver duas sementes? Uma boa e uma ruim, se ninguém tem mais mérito do que o outro...

A boa semente é aquela que foi lavada e remida no sangue de Cristo...

A semente ruim é aquela que rejeita a Cristo, o evangelho, que acredita que todos os caminhos levam a Deus;

A boa semente é aquela que o Senhor planta!

Não existe uma posição intermediária, ou você é de Deus ou não.

Uma terceira verdade que vemos nesta parábola é que:

3. O Senhor é paciente – vv 28 e 29 Ele, porém, lhes respondeu: “Um inimigo fez isso.” Mas os servos lhe perguntaram: “O senhor quer que a gente vá e arranque o joio?” O dono da casa respondeu: “Não! Porque, ao separar o joio, vocês poderão arrancar também com ele o trigo.
Mateus 13:28,29

O trigo e joio são muito parecidos por isso lemos no verso 29 “Não! Porque, ao separar o joio, vocês poderão arrancar também com ele o trigo.
” O argumento usado por Jesus aqui é que o trigo poderia ser confundido com o joio. Mas talvez você ao olhar para sua vida perceba que é um joio...

Ele morreu na cruz para nos reconciliar com o Pai. – Louvado seja Deus porque Ele é paciente... Pelos anjos teria acabado: “O senhor quer que a gente vá e arranque o joio? Foi a pergunta que fizeram...

Então não perca tempo, não sabemos do dia de amanhã

E por último aprendemos através desta parábola que:

4. Haverá um juízo final Deixem que cresçam juntos até a colheita. E, no tempo da colheita, direi aos ceifeiros: ‘Ajuntem primeiro o joio e amarrem-no em feixes para ser queimado; mas recolham o trigo no meu celeiro. ’” Mateus 13:30

O Senhor é paciente, mas haverá um dia que todos nós vamos ter que prestar contas a Deus.

Haverá uma colheita e está colheita é a consumação dos séculos.

Pois, assim como o joio é colhido e jogado no fogo, assim será no fim dos tempos. O Filho do Homem mandará os seus anjos, que ajuntarão do seu Reino todos os que servem de pedra de tropeço e os que praticam o mal e os lançarão na fornalha acesa; ali haverá choro e ranger de dentes. Então os justos resplandecerão como o sol, no Reino de seu Pai. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça. Mateus 13:40-43

A um destino pré-definido para o joio e o trigo. Para os que creem e os que não creem...

Haverá uma grande colheita... que nos levara a um destino final...

Não há purgatório, não existe reencarnação... ou viveremos eternamente com Cristo ou morreremos eternamente.

Saiba que seu destino eterno se define a partir da sua escolha de se render a Cristo ou rejeitá-lo

Lembrando que estar em Cristo, se render a Ele é muito mais que uma religião, é Ele vivendo em você. É gálatas 2: 20

Só assim teremos a vida eterna. Eu quero isso e você? Perguntas 1 - O QUE DEUS FALOU AO SEU CORAÇÃO COM ESTA PALAVRA ? 2 – CONTE NA SUA EXPERIÊNCIA O QUE É DEIXAR DE SER JOIO E VIRAR TRIGO 3 – COMO É POSSÍVEL VIVER SENDO TRIGO – MESMO DIANTE DE TANTAS AMEAÇAS 4 – O QUE É QUE VOCÊ GOSTARIA DE ENFATIZAR DIANTE DOS 4 PONTOS TRATADOS NESTA MENSAGEM.

Data publicação: 22/10/2020