FUGIR NÃO É UMA BOA IDEIA
 

 

INTRODUÇÃO

Veja que aqui neste texto ele usa desta misericórdia providenciando o seu mensageiro para levar uma mensagem de conserto para os moradores da cidade de Nínive. Porém Jonas devido a alguns caprichos pessoais (colocando suas vontades acima das de Deus), resolve desobedecer a ordem de Deus, causando um grande transtorno para si mesmo e para as pessoas que estavam ao seu lado. E nesta narrativa que lemos não fica duvida que: Fugir da direção, das responsabilidades dadas por Deus não é uma boa ideia, na verdade, é uma péssima ideia. Porque quando agimos assim a queda se torna eminente; Os verbos revelam uma queda contínua a partir da atitude de fugir do que Deus o havia pedido: [1] desceu para Jope (1.3); [2] desceu para o navio (1.3); [3] desceu ao porão do navio (1.5); [4] desceu para o ventre do grande peixe (1.10); e [5] desceu para o profundo abismo dos mares (2.3). Em meio esta narrativa de Jonas, quero ressaltar que: Quando é Deus quem está falando, Ele é claro e muitas vezes detalhista. veja o que diz o verso 1: "Veio a Palavra do Senhor a Jonas, filho de Amitai, dizendo..." (Neste caso Ele deu o endereço, (Nínive) a mensagem (pregue contra ela) e disse o porquê (porque a sua maldade subiu até a minha presença). - Digo isso, porque muitos se escondem ou tentam justificar sua desobediência dizendo que não entendem qual a vontade de Deus para sua vida.

DESENVOLVIMENTO

I. QUEM FOGE DE DEUS, EXPOE OS OUTROS A CONSEQUENCIA DOS SEUS PECADOS

“Mas o Senhor lançou sobre o mar um forte vento, e levantou-se uma tempestade tão violenta, que parecia que o navio estava a ponto de se despedaçar.” Jonas 1:4

Você percebe que todas as vezes que andamos em desobediência a Deus levamos outros a trilhar um caminho de sofrimento junto conosco? E a gente vê isso acontecendo, são conselhos errados, convites para lugares errados, escolhas erradas que por vezes convencemos outros a fazerem conosco... Quem foge de Deus, da sua vontade, da sua orientação das responsabilidades que Ele nos dá, não cai sozinho, invariavelmente levamos outros com a gente para lugares distantes de Deus. Quando Deus disser Nínive, não vá para Tarsis para não ser causa de perturbação para outros. Fugindo das responsabilidades dadas por Deus ficamos vulneráveis a ações que expõem outras pessoas.

II. QUEM FOGE DE DEUS, PASSA A NÃO SE IMPORTAR CONSIGO E COM O QUE ESTÁ AO SEU REDOR (V 5)

“Então os marinheiros ficaram com medo e clamavam cada um ao seu deus. Lançaram no mar a carga que estava no navio, para que ele ficasse mais leve. Jonas, porém, havia descido ao porão do navio; ali havia se deitado, e dormia profundamente.” Jonas 1:5 O fundo do porão e o sono pesado nos tornam insensíveis, indiferentes (V 5) “Isto, portanto, digo e no Senhor testifico: não vivam mais como os gentios, que vivem na vaidade dos seus próprios pensamentos, tendo o seu entendimento obscurecido, separados da vida que Deus concede, por causa da ignorância em que vivem, pela dureza do seu coração. Tendo-se tornado insensíveis, eles se entregaram à libertinagem para, de forma desenfreada, cometer todo tipo de impureza. Mas não foi assim que vocês aprenderam de Cristo,” Ef 4:17-20 Quais foram as responsabilidades que Jonas deixou para trás? Olhando para esse texto, podemos identificar algumas que foram negligenciadas: [1] ele não levou uma palavra de conforto aos corações atormentados; [2] ele não intercedeu pela situação de todos eles (aliás, parece até que Jonas preferia morrer!); [3] ele não confessou o seu pecado. Quem foge de Deus deixa para trás obrigações. Nossa geração é muito bem representada por Jonas: se estamos em paz no nosso porão, para que nos preocupar com as crises deste mundão? Somos a geração do individualismo e do conforto pessoal. Quando fugimos das responsabilidades dadas por Deus nos tornamos indiferentes, insensíveis ao momento que os outros estão vivendo.

III. QUEM FOGE DE DEUS, TEM SUA IDENTIDADE DISTORCIDA, SUA REPUTAÇÃO MANCHADA

“Então lhe disseram: — Agora nos diga: Quem é o culpado por este mal que nos aconteceu? Qual é a sua ocupação? De onde você vem? Qual a sua terra? E de que povo você é? Jonas respondeu: — Eu sou hebreu e temo o Senhor, o Deus do céu, que fez o mar e a terra. Então os homens ficaram com muito medo e lhe perguntaram: — O que é isso que você fez? Pois aqueles homens sabiam que Jonas estava
fugindo da presença do Senhor, porque ele lhes havia contado.” Jonas 1:8-10 Um filho de Deus que fugiu de Deus; que deixou para trás o desejo de ser encontrado como alguém aprovado diante do Senhor; ... Que deixou para trás suas obrigações enquanto cidadão do Reino; e que deixou para trás sua comunhão com Deus; que fugiu de tudo isso ...Não colherá outra coisa senão uma identidade distorcida, humilhada, uma má reputação. nossa posição de filhos não pode ser banalizada por circunstâncias que podem ser evitadas “Assim, vocês não são mais estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos e membros da família de Deus,” Efésios 2:19 Uma vida sem responsabilidades, sem comprometimento com Deu e sua vontade nos faz esquecer de fato de quem nós somos em Cristo. “Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamar as virtudes daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.” 1 Pedro 2:9 Não tem jeito, quem foge de Deus deixa para trás sua identidade de propriedade exclusiva de Deus. Colhe humilhação. E o que nós vemos nos versos 11 a 16 são atitudes tomadas por aqueles tripulantes do navio, (pagãos), que naquele momento demonstraram temor a Deus, coisa que Jonas parece ter perdido ao fugir, desobedecendo a Deus... “Então lhe perguntaram: — O que devemos fazer com você, para que o mar se acalme? Disseram isto porque o mar ia se tornando cada vez mais tempestuoso. Jonas respondeu: — Peguem-me e me lancem no mar; então o mar ficará calmo. Porque eu sei que, por minha causa, esta grande tempestade caiu sobre vocês. Em vez disso, os homens remavam, esforçando-se por alcançar a terra, mas não podiam, porque o mar ia se tornando cada vez mais tempestuoso contra eles. Então clamaram ao Senhor e disseram: — Ah! Senhor! Rogamos-te que não nos deixes perecer por causa da vida deste homem, e não faças cair sobre nós este sangue inocente. Porque tu, Senhor, fizeste o que foi do teu agrado. Em seguida, os marinheiros pegaram Jonas e o lançaram no mar; e a fúria do mar se acalmou. Então esses homens temeram muito o Senhor; ofereceram sacrifícios ao Senhor e fizeram votos.” Jonas 1:11-16

CONCLUSÃO

Mas esta história narrada no primeiro capítulo de Jonas, marcada por uma atitude de desobediência, que o levou a fugir de Deus, houve uma grande, poderosa intervenção de Deus... Comecei este sermão citando que o nosso Deus é Deus de misericórdia... Mas o nosso Deus é também o Deus de toda GRAÇA - somos SALVOS POR ELA. Graça esta que alcançou a vida de Jonas em meio a tempestade, que ele mesmo criou escolhendo fazer a sua vontade e não a de Deus. Jonas foi alcançado, capturado por Deus; Graças a Deus que mesmo que se corra dele, alguns desses fujões são alvos da graça de Deus. Pode ser o seu caso. “O Senhor ordenou que um grande peixe engolisse Jonas. E Jonas esteve três dias e três noites no ventre do peixe.” Jonas 1:17 Jonas foi capturado pela graça de Deus. Bastou que ele confessasse o seu pecado e agisse como alguém arrependido para a graça providencial de Deus capturá-lo de uma forma inimaginável Não fuja de Deus. Fuja do que te afasta de Deus e Corra para Ele. Admita e confesse o seu pecado: você talvez tenha escolhido viver de forma independente, ...Andando conforme os desejos do seu coração, fugindo do chamado de Deus para uma vida de santidade, fugindo do próprio Deus... Arrependa-se. ...Confesse o seu pecado e deixe a graça de Deus capturar você. A alternativa para quem fugiu de Deus é ser capturado pela graça de Deus. Arrependa-se e creia. Então seja salvo.

PERGUNTAS PARA REFLEXÃO:

1. Quais desafios esta palavra trouxe aos seu coração?

2. Você pode dizer que se identifica com Jonas? Compartilhe com o grupo.

3. Você percebe que todas as vezes que andamos em desobediência a Deus levamos outros a trilhar um caminho de sofrimento junto conosco? Como você lida com esta realidade?

4. O fundo do porão e o sono pesado nos tornam insensíveis, indiferentes (V 5). Você á alguém que está adormecido no porão da vida, ou está atento à vontade de Deus para sua vida e sensível a realidade dos outros?

5. Uma vida sem responsabilidades, sem comprometimento com Deus e sua vontade nos faz esquecer de fato de quem nós somos em Cristo. Como esta afirmação impacta sua vida?






Data publicação: 02/08/2021