UMA IGREJA CHAMADA CRISTÃ – Atos 11: 19 a 30
 

 

UMA IGREJA CHAMADA CRISTÃ – Atos 11: 19 a 30 INTRODUÇÃO

Hoje em dia há um grande número de igrejas; com diversas estratégias de crescimento e liturgias variadas, mas a questão que precisa ser respondida é: O que faz uma igreja ser chamada Cristã? Com base neste texto vamos buscar responder a este questionamento.

DESENVOLVIMENTO

1) SUA ORIGEM (v19,20) A Pregação da palavra aos judeus e gregos
19 “E os que foram dispersos pela perseguição que sucedeu por causa de Estêvão caminharam até à Fenícia, Chipre e Antioquia, não anunciando a ninguém a palavra senão somente aos judeus.” 20 “E havia entre eles alguns varões de Chipre e de Cirene, os quais, entrando em Antioquia, falaram aos gregos, anunciando o Senhor Jesus.”

2) SEU CRESCIMENTO (21-24) O senhor aprovou e deu crescimento espontâneo
21 E a mão do Senhor era com eles; e grande número creu e se converteu ao Senhor.
22 E chegou a fama destas coisas aos ouvidos da igreja que estava em Jerusalém; e enviaram Barnabé até Antioquia 23 o qual, quando chegou e viu a graça de Deus, se alegrou e exortou a todos a que, com firmeza de coração, permanecessem no Senhor. 24 Porque era homem de bem e cheio do Espírito Santo e de fé. E muita gente se uniu ao Senhor.

3) SEU AMADURECIMENTO (25-26) A educação cristã os fez aprofundar suas raízes, dando firmeza
25 E partiu Barnabé para Tarso, a buscar Saulo; e, achando-o, o conduziu para Antioquia. 26 E sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja e ensinaram muita gente. Em Antioquia, foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos.

4) SUA COOPERAÇÃO (27-30) A recepção sem acepção da igreja e a cooperação generosa leva além
27 Naqueles dias, desceram profetas de Jerusalém para Antioquia. 28 E, levantando-se um deles, por nome Ágabo, dava a entender, pelo Espírito, que haveria uma grande fome em todo o mundo, e isso aconteceu no tempo de Cláudio César. 29 E os discípulos determinaram mandar, cada um conforme o que pudesse, socorro aos irmãos que habitavam na Judéia. 30 O que eles com efeito fizeram, enviando-o aos anciãos por mão de Barnabé e de Saulo.

CONCLUSÃO - SUA MULTIPLICAÇÃO (Atos 13:1-4)
Com sua origem, seu crescimento, seu amadurecimento e sua cooperação. A igreja foi impulsionada por Deus a multiplicação na missão.
1 Na igreja que estava em Antioquia havia alguns profetas e doutores, a saber: Barnabé, e Simeão, chamado Níger, e Lúcio, cireneu, e Manaém, que fora criado com Herodes, o tetrarca, e Saulo. 2 E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado. 3 Então, jejuando, e orando, e pondo sobre eles as mãos, os despediram. 4 E assim estes, enviados pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre.

PERGUNTAS PARA REFLEXÃO:

1 Quais os desafios Deus trouxe a sua vida através desta mensagem?
2 Qual tem sido a sua contribuição para que nossa igreja seja chamada cristã?
3 Você pode dizer que tem caminhado rumo ao amadurecimento cristão? Pode dizer que suas raízes estão firmes?
4 Compartilhe com o grupo, a sua caminhada de fé, no que toca ao comprometimento com a multiplicação na missão?
5 Há um convite para que anunciemos a boa mensagem de vida. Você entende este convite como sendo pessoal? Compartilhe.



Data publicação: 01/12/2021