DEPENDÊNCIA DE DEUS: DESAFIOS E BENEFÍCIOS. – Gn 12: 1 a 4
 

 

INTRODUÇÃO

A primeira coisa que precisamos saber quando abordamos este tema, é que Entregar-se a Cristo é pré-requisito para dependência de Deus. Dependência (bíblica) se relaciona a
confiança depositada em Deus, a uma vida entregue, rendida...que reconhece que não há vida fora do Senhor, Que tem noção da sua limitação, mas convicção do poder e autoridade de Deus e então se submete a ele. É deixar de viver a sua própria vontade para viver a boa, agradável e perfeita vontade do Pai. É colocar Deus na direção da vida, é poder declarar como Paulo: “vivo não mais eu, mas Cristo vive em mim.” Depender de Deus é entender que precisamos de ajuda- (mulher do fluxo de sangue). É perseverar na caminhada- mesmo não conseguindo avançar ela não desistiu. Depender de Deus é aprender a esperar o tempo de Deus- (lembra do paralitico no tanque de Bethesda – 38 anos de espera. Já uma vida de independência de Deus é desconsiderar a palavra de Cristo quando ele diz: “sem mim nada podeis fazer.” Jo 15: 5 É viver pelas próprias forças e recursos... O que gera frustrações, perdas, dores... e o pior; nos impede de alcançarmos a vida que Cristo tem para os que a ele se rendem... Vida essa abundante e eterna. Independência é morte. Portanto escolha se render, a confiar, a colocar sua vida nas mãos de Deus sabendo que é Dele todo poder e autoridade nos céus e na terra. Mas para viver na dependência de Deus precisamos vencer alguns obstáculos e desafios: Será necessário: Lutamos contra nós mesmos... (orgulho, emoções, experiencias); Contra o que nos é comumente ensinado (cultura); Contra uma afirmação histórica - exclamação de D. Pedro I ao proclamar a independência do Brasil, em 7 de setembro de 1822: "É tempo! Independência ou Morte! Contra a multidão que nos cerca. (amigos, família...); Contra o tradicionalismo religioso... Benefícios: Caminhar na dependência de Deus muda a forma como encaramos nossas, lutas, perdas e desilusões... Passamos a viver a realidade do mundo espiritual/ sobrenatural (alimenta nossa fé e gera convicção de que não há impossíveis para o Senhor. ...Que Ele está no controle de todas as coisas, Que ele não falha, e o que ele diz se cumpre... Genesis 12: 1 a 4 fala de um homem que viveu na dependência de Deus. Uma dependência provada. Deus manda Abrão sair do meio da sua parentela e da cidade onde vivia para se tornar um peregrino que, naquele momento imediato, não sabia nem para onde ia. O Senhor convida Abrão a viver na dependência dele. E a fazer isso de forma integra, não só de palavras, mas em verdade, de forma real, palpável...

DESENVOLVIMENTO
Quando caminhamos na dependência de Deus:
1º - Descobrimos que o controle sobre tudo e todos sempre esteve nas mãos de Deus. “Pois nele foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele tudo subsiste.” Colossenses 1:16,17 uma afirmação que produz convicção que não há melhor lugar para estar do que em Cristo. Pois Ele é quem criou e sustenta todas as coisas... Ele é o Deus do impossível – “para mim não há nada demasiadamente difícil diz o Senhor.” Na dependência de Deus estamos seguros: “Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente diz ao Senhor: "Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio." Pois ele livrará você do laço do passarinheiro e da peste perniciosa. Ele o cobrirá com as suas penas, e, sob as suas asas, você estará seguro; a sua verdade é proteção e escudo.” Salmos 91:1-4 - Não livre de lutas, e de dores, mas seguros.

2º - Não lhe falta provisão.
“Portanto, não se preocupem, dizendo: "Que comeremos?", "Que beberemos?" ou "Com que nos vestiremos?" Porque os gentios é que procuram todas estas coisas. O Pai de vocês, que está no céu, sabe que vocês precisam de todas elas. Mas busquem em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas lhes serão acrescentadas. — Portanto, não se preocupem com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal.” Mateus 6:31-34
Quem vive na dependência do Pai sabe que Deus não ignora suas necessidades. ...Sabe que ele conhece todas as suas necessidades. Que Ele não olha à distância, nem de modo indiferente. Quem anda na dependência de Deus, sabe que Ele se importa. Que ele agirá para suprir a sua necessidade quando for o melhor momento. E compreende, que no exercício desta dependência somos supridos e aprendemos que o Reino de Deus e sua justiça devem ser prioridade... John Piper, em um devocional sobre este texto diz o seguinte: “Se você se entregar à causa de Deus no mundo, ao invés de se preocupar com suas necessidades materiais particulares, ele garantirá que você tenha tudo o que necessita para cumprir a sua vontade e lhe dar glória.” Quem vive na dependência de Deus, vive o sobrenatural, vive debaixo das promessas do Pai. Amem!!

Quando caminhamos na dependência de Deus:
3º - Contamos com a direção e o conselho do Pai.
“O coração do ser humano pode fazer planos, mas a resposta certa vem dos lábios do Senhor.” Provérbios 16:1
É natural que façamos planos, mas na dependência de Deus sabemos que devemos sujeitar cada um deles ao Senhor. Porque dele vem a resposta certa. Porque sua vontade pra nossas vidas; é boa, perfeita e agradável...
“Chame por mim e eu responderei; eu lhe anunciarei coisas grandes e ocultas, que você não conhece.” Jeremias 33:3

Quando caminhamos na dependência de Deus:
4º - Não somos dominados pelo medo.
“não tema, porque eu estou com você; não fique com medo, porque eu sou o seu Deus. Eu lhe dou forças; sim, eu o ajudo; sim, eu o seguro com a mão direita da minha justiça." "Eis que serão envergonhados e humilhados todos os que se enfurecem contra você; os que lutam contra você serão reduzidos a nada e perecerão. Você procurará os que lutam contra você, porém não os achará; serão reduzidos a nada e a coisa de nenhum valor os que fazem guerra contra você. Porque eu, o Senhor, seu Deus, o tomo pela mão direita e lhe digo: ‘Não tenha medo, pois eu o ajudarei." Isaías 41:10-13
Não temas significa “não tenha medo”, “não fique atemorizado”. Então quando Isaías profetiza: “Não temas, porque eu sou contigo”, ele relembra todas essas promessas acerca da garantia do cumprimento da aliança de Deus com Abraão (Isaías 41:8,9). Com muita frequência o povo de Deus tem escutado da parte do Senhor que não devem ter medo.
Quando Deus fez uma aliança com Abraão, o patriarca escutou: “Depois destes acontecimentos, a palavra do Senhor veio a Abrão, numa visão, dizendo: — Não tenha medo, Abrão, eu sou o seu escudo, e lhe darei uma grande recompensa.” Gênesis 15:1
Mais tarde, Deus também falou a Isaque: - (Gn 26: 24) “Na mesma noite, o Senhor lhe apareceu e disse: — Eu sou o Deus de seu pai Abraão. Não tenha medo, porque eu estou com você. Eu o abençoarei e multiplicarei a sua descendência por amor de Abraão, meu servo.” Gênesis 26:24
Jacó, o neto de Abraão e filho de Isaque, também foi aconselhado por Deus a não temer (Gênesis 46:3). Na sequência da história de Israel, repetidas vezes o povo da aliança ouviu de Deus: “Não temas” Inclusive, quando Josué foi comissionado por Deus para liderar a tomada da Terra Prometida, o Senhor lhe disse: “[..] Não temas, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo por onde quer que andares” (Josué 1:9)

Quem caminha na dependência de Deus
5º - Não se desespera diante das circunstâncias.
“Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” Romanos 8:28
Muita gente, entretanto, acredita que “todas as coisas cooperam para o bem” é na perspectiva daquilo que me satisfaz, daquilo que o meu coração deseja, daquilo que eu planejo, mas não é bem assim. O pano de fundo deste versículo, é que o apóstolo Paulo está tratando de viver com ajuda e poder do Senhor, no meio da dor e sofrimento. Quando Paulo menciona o “bem”, ele sabe que isto é um “pré-requisito” para o Senhor continuar a trabalhar nele e nos cristãos que, verdadeiramente, amam, (vivem na dependência do Senhor para serem mais parecidos com Cristo.) Quando Paulo diz “bem”, não significa apenas o nosso conforto, riqueza, saúde, bem-estar. E sim. a conformidade a Jesus Cristo! “Todas as coisas trabalham juntas” é justamente para lembrar e levar cada cristão à imagem de Jesus. Tudo o que acontece na vida dos cristãos tem o objetivo de torná-los mais parecidos com o Cristo. Este é “bem”.

PERGUNTAS PARA REFLEXÃO:

1 Quais os desafios você precisa vencer para uma vida em total submissão a Deus?
2 Pra além dos desafios, o que mais Deus falou ao seu coração nesta palavra?
3 Você é alguém que vive no exercício da dependência de Deus?
4 Na sua caminhada quais tem sido os benefícios de estar na dependência do Pai?


Data publicação: 31/01/2022