PARA SEGUIR É NECESSÁRIO OUVIR E OBEDECER
 

 

INTRODUÇÃO

Seguir é uma decisão, que se toma ao conhecer, admirar, concordar, com o outro. E quando falamos de seguir a Jesus, falamos de uma atitude de confiança plenamente colocada na pessoa de Cristo, a ponto de estar convicto que Ele é a verdade, E que suas palavras serão sempre fonte de vida, direção, repreensão, resposta, motivação, consolo, inspiração, cura, restauração... E o maior privilégio de seguir a Cristo é que na caminhada, ou seja, enquanto estivermos por aqui, suas palavras serão sempre na intenção de nos fazer mais parecidos com Ele. Portanto não podemos seguir a Cristo sem estarmos atentos a suas palavras, porque elas estarão sempre cheias de propósito e significado... O que podemos aprender com a experiência de Pedro sobre a condução de Deus, na vida de quem escolhe segui-lo, restaurando, e revelando seu propósito mediante a liberação das palavras de Jesus na caminhada? Pedro foi tratado, restaurado e moldado a partir das palavras de Jesus; e de alguém cheio de si mesmo, que se colocava em uma posição superior aos outros, que não perseverou diante de um pedido de Jesus, que não teve um bom controle emocional diante da prisão de Jesus, que em um momento difícil ficou seguindo Jesus de longe e ainda o negou; Ele Pedro recebeu de Jesus as mais duras e doces palavras que o fizeram mais parecidos com seu mestre.

DESENVOLVIMENTO

I As palavras de Jesus, quando caminhamos com Ele... Demonstram o seu olhar cheio de graça e compaixão “Mas Pedro insistiu: — Homem, não sei do que você está falando. E logo, enquanto Pedro ainda falava, o galo cantou. Então, o Senhor voltou-se e fixou os olhos em Pedro. E Pedro se lembrou da palavra do Senhor, como lhe tinha dito: "Hoje, antes que o galo cante, você me negará três vezes." - Lucas 22:60,61 - Diante da negação de Pedro, Jesus não o condenou, mas olhou profundamente em seus olhos com um olhar de graça e compaixão, um olhar que busca por restauração. A Bíblia diz: “[Jesus] não esmagará a cana quebrada, nem apagará o pavio que fumega; com fidelidade, promulgará o direito.” - Isaías 42:3.

II- As palavras de Jesus, quando caminhamos com Ele... Nos conduzem ao verdadeiro ARREPENDIMENTO - “E Pedro, saindo dali, chorou amargamente.” - Lucas 22:62. O arrependimento de Pedro passa pelo canto do galo. O canto do galo foi uma garantia a Pedro de que ele poderia ser perdoado, pois naquele instante ele se lembrou da palavra do Senhor, e essa lembrança lhe deu esperança. Ele lembrou que Cristo o conhecia plenamente... (Sl 139) e mesmo assim o amou. O arrependimento de Pedro foi demonstrado pelo choro amargo. Seu choro foi de um profundo arrependimento. Davi, arrependido do seu pecado e totalmente quebrantado, fez a seguinte declaração: “Quando meu orgulho é despedaçado é que adoro a Deus de verdade. O coração quebrantado, disposto a amar, não escapa, nem por um minuto, da percepção de Deus.” (Salmo 51.17) – A MENSAGEM

III- As palavras de Jesus, quando caminhamos com Ele... Revelam sua BUSCA intensa por nós. - “Mas vão e digam aos discípulos dele e a Pedro que ele vai adiante de vocês para a Galileia; lá vocês o verão, como ele disse.” - Marcos 16:7 As palavras do homem vestido de branco naquele sepulcro após a ressurreição de Jesus, revelam que o próprio Jesus não havia desistido de Pedro. Pedro havia desistido de ser apóstolo, mas Jesus não desistiu de Pedro. Jesus não abriu mão de Pedro.




IV- As palavras de Jesus, quando caminhamos com Ele... Visam a nossa completa RESTAURAÇÃO nos tornando mais parecidos com ele. “Depois de terem comido, Jesus perguntou a Simão Pedro: — Simão, filho de João, você me ama mais do que estes outros me amam? Ele respondeu: — Sim, o Senhor sabe que eu o amo. Jesus lhe disse: — Apascente os meus cordeiros. Jesus perguntou pela segunda vez: — Simão, filho de João, você me ama? Ele respondeu: — Sim, o Senhor sabe que eu o amo. Jesus lhe disse: — Pastoreie as minhas ovelhas. Pela terceira vez Jesus lhe perguntou: — Simão, filho de João, você me ama? Pedro ficou triste por Jesus ter perguntado pela terceira vez: "Você me ama?" E respondeu: — O Senhor sabe todas as coisas; sabe que eu o amo. Jesus lhe disse: — Apascente as minhas ovelhas.” - João 21:15-17. O que parecia ser o fim da linha para Pedro tornou-se no começo de uma linda história de cura e restauração. As palavras de Jesus ao coração de Pedro em sua caminhada visavam a sua completa restauração.
PERGUNTAS PARA REFLEXÃO:
1 Quais os desafios Deus trouxe a sua vida através desta mensagem?
2 Assim como Pedro, todos nós temos áreas em nossas vidas quer precisam ser restauradas; você pode compartilhar como de que forma Deus tem restaurado estas áreas em sua vida?
3 É claro pra você a condução de Deus em sua vida através da sua palavra?
4 Como a verdade de Deus que perdoa, salva e restaura, nos fazendo mais parecidos com ele impacta a sua vida? Hora de testemunhar..


Data publicação: 24/07/2022