HOME   -   NOTÍCIAS   -    BOLETINS E JORNAIS   -   FOTOS    -   ÁUDIO SERMÕES   -    ESTUDOS PGS   -    DOAÇÕES E CONTATO

INSTITUCIONAL     -     O QUE CREMOS     -     PASTORES     -     MINISTÉRIOS     -     ESCOLA BÍBLICA     -     SOUNDBYTES     -     COMO CHEGAR

  NOTICIAS E AGENDA   |   Fique ligado na programação da nossa igreja  
   
 

 Soundbytes 13 - O Que Realmente a Bíblia diz sobre a música ? (4)
 


 

Soundbytes 13

O Que Realmente a Bíblia diz sobre a música ? (4)

Música no Período dos Reis de Judá e no Pós-Exílio

Através da história de Israel, a nação continuou cantando, tocando instrumentos, dançando – enfim, expressando a sua fé e os seus sentimentos a Deus, e uns aos outros de forma musical.

Vários reis de Judá, após a divisão da nação com a morte de Salomão, reafirmaram a posição da música na vida de Israel. O rei Jeosafá, por exemplo, designou certos homens para cantarem ao Senhor durante a batalha contra Amon e Moab (2 Crônicas 20:20) e após terem vencido voltaram ao templo e celebraram com instrumentos. O rei Ezequias colocou os Levitas que eram músicos para tocar os instrumentos durante os holocaustos de acordo com as instruções de Davi e seus profetas. A assembleia que se reunia se curvava enquanto os eles cantavam e tocavam enchendo todos de alegria (2 Crônicas 29). Mais adiante o rei Josias também estabeleceu esta ordem de culto na vida de Israel (2 Crônicas 35), sendo principalmente encarregados certos Levitas que eram bem entendidos em instrumentos.

Música e a celebração do culto judaico ficaram assim inseparáveis. Pessoas eram qualificadas para exercer a função musical, e elas se dedicavam (em um sentido geral) de forma completa a este serviço. Cada vez que o povo se desviava dos caminhos de Deus, ele perdia muitos elementos da sua identidade religiosa. Se levantava então um rei que buscava a vontade de Deus, e este, sem hesitação, buscava voltar ao sistema de culto dos seus antepassados, especialmente a ordem que Davi, o Rei, havia deixado.

Após o exílio, a situação não poderia ser diferente. Esdras, um Levita movido por Deus para trazer o povo aos ensinos que haviam deixado, reestabelece o mesmo tipo de presença musical para o templo que estava sendo reconstruido (Esdras cap. 2, 3 e 7). Neemias continuou na mesma linha anos depois, designando os servos do Senhor no templo. O requerimento que ele fez foi que eles se comprometessem a seguir a Lei de Deus dada por Moisés, e de não negligenciarem a casa de Deus. (Neemias 7:44, 66, 67, 73 e 10:28 a 39). Na dedicação do templo houve instrumentos, muitos cânticos, dois corais que se moveram pela área (Neemias 12:8, 27-47). O serviço no templo seguiu de forma contínua, de maneira que os Levitas eram sustentados pelo povo para este serviço de louvor, de cuidado da casa de Deus, de embelezamento (e assim de expressar a glória do Senhor) e de ensino.

O que significa tudo isso para nós hoje? Além de observar a atenção dada aos detalhes do culto do Senhor no Antigo Testamento (pré- e pós-exílio), me chama a atenção a importância que era dada à necessidade de ter em liderança pessoas realmente qualificadas para a música, e paralelamente a necessidade de que estas mesmas pessoas fossem comprometidas com a Palavra de Deus (a qual proclamavam de forma musical) para cumpri-la, assim como com a casa de Deus. “Ora, pois”, diria alguém, não estamos mais no Antigo Testamento! Aliás, eu mesmo trago este fato à memoria de muitas pessoas. Porém, o Antigo Testamento é a base de principios (conteúdos), não necessariamente de formatos (execução práticas dos conteúdos), que tinha mesmo a igreja primitiva, e que ela chamava de “Escrituras”. Assim, ele continua tendo sua validade para nos ensinar por meio de exemplos, os princípios que nos devem guiar devocionalmente. Com isto em mente, creio que seria correto fazer as mesmas indagações aos músicos de nossas igrejas: “Você está capacitado para a música? Deus te deu esta habilidade? Você a leva suficientemente a sério para desenvolvê-la?” E também perguntar: “Você está comprometido com a Palavra de Deus? Você entende que ela é o manual de vida que Deus deixou para nós?” E não deixar de considerar: “Você reconhece que a igreja é o corpo de Cristo? Está comprometido com o cuidado mútuo entre os membros, e participa ativamente no cumprimento da missão da sua igreja?” São questões de direção divina e de compromisso humano com o Seu Redentor. Como você responderia?

Elcio Portugal
Ministro de Música – Igreja Batista do Bom Retiro, Ipatinga, MG
Vice-presidente da Associação dos Músicos Batistas de Minas Gerais
30 de janeiro de 2016


19/02/2016