HOME   -   NOTÍCIAS   -    BOLETINS E JORNAIS   -   FOTOS    -   ÁUDIO SERMÕES   -    ESTUDOS PGS   -    DOAÇÕES E CONTATO

INSTITUCIONAL     -     O QUE CREMOS     -     PASTORES     -     MINISTÉRIOS     -     ESCOLA BÍBLICA     -     SOUNDBYTES     -     COMO CHEGAR

  NOTICIAS E AGENDA   |   Fique ligado na programação da nossa igreja  
   
 

 IBBR - MEC - EBD FORUM EDUCAÇÃO Aula 2 APOLOGÉTICA MORAL COSMOVISÃO CRISTÃ MUDANÇAS ÉTICAS SOCIEDADE Pastor Cioli 22-01-2017
 


 

1. INTRODUÇÃO

A ativação de Deus e da teologia bíblica no pensamento humano, e no comportamento é considerado há muito tempo um grande retrocesso. O mundo está desencantado, em busca do cientificismo, do tecnicismo e das liberdades individuais prioritariamente, por outro lado há muitos crentes que também não se importam com as concessões pecaminosas, e com o avanço das tendências contemporâneas para a vida e para o comportamento, tornando-se seculares e liberais. Para o mundo a religião deixou de ser a portadora privilegiada da significação da vida. Outros significados mais privilegiados ocupam o lugar de Deus na vida e comportamento do homem do século
XXI. Para a 1“igreja emergente”, é consideravelmente comprometedor para a 2“ética bíblica” o nível de apostasia entre os que se dizem cristãos (que tem renegado os valores e princípios éticos e morais da Bíblia, dentre outros), deixando a mensagem transformadora do evangelho de Cristo de lado, não obstante ignorando a formação da moral bíblica para os que dizem professar o seu nome.

Citando o 3PDER, “a sociedade contemporânea tem transformado a pessoa humana numa peça do jogo da vida, ou seja, valoriza o recurso humano em vez de ser considerado um humano com recursos”. “A visão histórica da vida tem sido substituída, por um lado, em visão contábil, onde só vale quem pode ser útil para a produção; por outro lado, em visão existencial, onde só vale aquilo que pode trazer mais sensação para a vivência, ainda que nada tenha a ver com o assentamento de fortes e elevados ideais que fortalecem a construção de um futuro sólido e saudável.” As pessoas buscam o sucesso pessoal, num projeto de vida boa, em vez de buscar o sentido da vida em elevados ideais. A alteridade deu lugar ao individualismo egoísta de modo a coisificar os relacionamentos em busca da satisfação pessoal. Os laços humanos têm se liquefeito numa fragilidade crescente. A busca pela satisfação/gratificação imediata e o sucesso

1 GRANCONATO, m. IGREJAS EMERGENTES. “Igreja emergentes” : elas apresentam basicamente quatro marcas: hermenêutica relativista, discurso conciliador, ênfase excessiva na liberdade humana e afrouxamento ético/moral. O “movimento igreja emergente” procura responder a seguinte pergunta : “como a igreja pode se tornar relevante e atraente para a sociedade atual pós-moderna?” Uma vez que as respostas a essa questão variam muito, o conceito de igreja emergente tem abrangido diferentes modelos eclesiásticos que vão desde o total abandono de qualquer padrão tradicional ou formal de culto até a adoção de práticas e símbolos intensamente místicos e rigidamente litúrgicos.

2 “ética bíblica” é a reflexão a respeito da conduta e das ações humanas, com base na perspectiva do criador apresentada na Bíblia
3 PDER – Plano de Educação Religiosa da CBB

aqui e agora têm substituído a construção de sólidas bases para o futuro da humanidade.”
Ocorreu uma transpersonalização em que as coisas tomaram tomando o lugar da pessoa, de modo que o TER passou a tomar o lugar e a dar sentido para o SER. Entrou em cena a 4ontologia da posse e da propriedade.
O homem contemporâneo , sem Jesus Cristo, se sente lançado no vazio à sua própria sorte, já que Deus não é a sua opção para a busca pela significação de vida, por outro lado os valores mundanos apresentados pela “igreja emergente” são flácidos e apetitosos a alguns que um dia disseram ter sido alcançados pela graça de Jesus Cristo.
Desta forma, algumas perguntas devem respondidas: A pergunta central é : “Como construir uma cosmovisão cristã, sem sair deste mundo, afim de viver como sal da terra e luz ? Este pergunta desdobra-se em duas : Como o membro da IBBR deve posicionar- se frente aos cenários e as tendências deste mundo mal, de forma a não tornar-se um legalista religioso e por outro lado guarda-lo da influência destruidora deste século ? Como o membro da IBBR deve se posicionar diante da apostasia das religiões de massa, e da sedutora teologia da “igreja emergente” que retira a base para a formação da ética bíblica ?
2. A COSMOVISÃO CRISTÃ

Com tamanha desequilibração, entre mundo/igreja emergente, desenvolve-se uma 5cosmovisão cada dia mais distante da “ética bíblica”, abrindo a porta para que crentes aceitem sem reservas o casamento gay, bissexualismo, aborto, dentre outros como fatos sociais normais. Para o crente em Cristo o desenvolvimento da cosmovisão cristã vai colocar o entendimento do universo como criação de Deus, e todas as esferas de conhecimento como procedentes do Deus único e verdadeiro, Senhor do universo: Jesus Cristo, ao qual indiscutivelmente é fonte de toda sabedoria e conhecimento : “ Nele estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento Cl 2.3.“
A construção de uma cosmovisão cristã, faz com que a fé deixe de ser uma “questão religiosa” para o domingo, e assume a Cristo como ponto central da vida, atribuindo-lhe o senhorio e o ponto central das atenções, onde o que mais importa é assegurar o

4 Ontologia significa “estudo do ser” e consiste em uma parte da filosofia que estuda a natureza do ser, a
existência e a realidade.
5 O termo cosmovisão, quer dizer o modo pelo qual uma pessoa vê ou interpreta uma realidade. A palavra alemã é Weltanschau-ung, que significa um “mundo e uma visão de vida”, ou “um paradigma”. É a estrutura por meio da qual a pessoa entende os dados da vida. Uma cosmovisão influencia muito a maneira em que a pessoa vê Deus, origens, mal, natureza humana, valores e destino. Francis Schaeffer disse que a comosvisão:”é o filtro através do qual uma pessoa enxerga o mundo.

desenvolvimento de santidade e piedade em conformidade com os ensinamentos da Bíblia, tendo-a como infalível e inerrante, entendendo que em Jesus Cristo e através dele, encontramos o ponto de partida e de chegada, de início e de final.
Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Gênesis 1:27
…tu dominas sobre tudo, na tua mão há força e poder; contigo está o engrandecer e a tudo dar força.”(1Cr 29.12)-
“…em ti está o manancial da vida; na tua luz, vemos a luz.”(Sl 36.9).

Disse-me ainda: "Está feito. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. A quem tiver sede, darei de beber gratuitamente da fonte da água da vida. Apocalipse 21:6
Para a humanidade, a cosmovisão cristã irá oferecer as respostas mais contundentes para as suas maiores indagações. Quem somos? De onde viemos? Para onde vamos? Qual o propósito da vida? Por que o mal existe?
2.1. A DEFORMAÇÃO ESTÁ EM CURSO

A apologética moral, tem sua inspiração nos grandes defensores da fé da igreja primitiva. Como Boice afirma em “alicerce da autoridade Bíblica” p. 29: “os pais apostólicos e os apologistas que abrangem o século II claramente ensinavam a doutrina da própria Bíblia acerca da Bíblia, ou seja : a inerrância. Assim o pai apostólico Clemente de Roma, que é tão explícito quanto qualquer outro destes pais, escreve acerca das Escrituras que são “ditos do Espírito Santo”. Duvidar da autoridade Bíblica , da inerrância é abrir a guarda para a destruição da construção de uma cosmovisão cristã saudável, por outro lado aceitar as propostas da igreja emergente é abrir o leque de possibilidades
, como afirma GRANCONATO em seu artigo “igrejas emergentes”: “igrejas emergentes que se desenvolvem estão mais voltadas para a diversão e o entretenimento numa intensidade jamais vista em qualquer outra fase da história humana.” E ainda acrescenta
: “Assim, o ambiente criado pelas igrejas emergentes místicas é apenas um arremedo da liturgia medieval, uma reprodução teatral grosseira do culto escolástico, a montagem de um cenário repleto de componentes artificiais que não traduzem nem o ensino bíblico, nem a teologia evangélica, nem o momento histórico em que vivemos” Apresenta seu parecer : “ Ao que parece, trata-se de apenas mais uma estratégia de marketing religioso destinada a causar impacto em jovens fascinados pela temática fúnebre ou atraídos por qualquer coisa que tenha coloração mística.”

2.2. O PERIGO DO USO SELETIVO DA BÍBLIA

O uso seletivo da Bíblia como regra de fé, é resultado de uma cosmovisão cristã em fraca e incorre em grande perigo. John Stott em seu livro “Conselho de John Stott para Líderes Cristãos, afirma : “Os líderes cristãos precisam conhecer as Escrituras como um todo, pois grande parte das interpretações equivocadas da Bíblia deve-se ao conhecimento parcial ou a um uso seletivo da Bíblia.”
Quanto a isso Jesus Cristo já havia advertido os líderes religiosos de sua época.

Jesus respondeu: "Vocês estão enganados porque não conhecem as Escrituras nem o poder de Deus! Mateus 22: 29

3. ALICERCE DA NOSSA FÉ

A Bíblia como revelação inspirada da vontade divina, cumprida e completada na vida e nos ensinamentos de Jesus Cristo é a nossa regra autorizada de fé e prática. “Princípios batistas”
Nós batistas não descremos da autoridade das Escrituras para a formação da “ética bíblica”. Ainda afirma a declaração doutrinária da CBB. A Bíblia é a Palavra de Deus em linguagem humana. É o registro da revelação que Deus fez de si mesmo aos homens. Seu conteúdo é a verdade, sem mescla de erro, e por isso é um perfeito tesouro de instrução divina. 6Revela o destino final do mundo e os critérios pelo qual Deus julgará todos os homens. A Bíblia é a autoridade única em matéria de religião, fiel padrão pelo qual devem ser aferidas as doutrinas e a conduta dos homens.
Que importa se alguns deles foram infiéis? A sua infidelidade anulará a fidelidade de Deus? De maneira nenhuma! Seja Deus verdadeiro, e todo homem mentiroso. Como está escrito: "De modo que são justas as tuas palavras e prevaleces quando julgas". Romanos 3: 3 e 4
3.1. O PERIGO DA RELIGIOSIDADE

Nosso testemunho no mundo deve surgir a partir de uma experiência genuína do coração e de uma mente inteligente para que o bom perfume de Cristo seja exalado. Por outro lado o grande desafio para o discípulo de Jesus, não é deixar de ser religioso ou desprezar a religiosidade, mas, como o Mestre, vencer a religiosidade vazia e ritualística para viver uma religiosidade sadia e conectada com o Espírito Santo. Quando Martin Luther King, Jr. enfrentou os racistas no meio do século passado, muitos deles das


6 Sl 19.7-9; 119.105; Pv 30.5; Jo 10.35; 17.17; Rm 3.4; 15.4; 2Tm 3.15-17

igrejas cristãs, ele não se levantou dizendo que precisávamos de menos religião. Ao contrário, ele disse que precisávamos de mais religião, mas da religião de acordo com o verdadeiro ensinamento do Evangelho de Jesus, e não das regras moldadas por homens.
A religiosidade vazia que devemos combater é a religiosidade que preza o exterior ao invés do coração. É aquela que valoriza mais as tradições históricas do que a prática da Palavra de Deus. Esta vivência religiosa foi abertamente combatida por Jesus em Marcos 7:1-23, quando ele e seus discípulos foram criticados por comerem sem lavar as mãos. Para aqueles, Jesus foi bem direto, chamando-os de hipócritas.

4. VIVENDO COMO DEUS DESEJA

A visão de mundo é o ponto de partida para tudo que se relaciona à ética. Como já foi falado na aula anteriormente , a ética Bíblica se inicia então com a ILUMINAÇÃO DAS ESCRITURAS a este ser humano, moralmente capaz. Sl 119:105 “ Tua Palavra é lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho” . Por isso para os cristãos, ética bíblia é tão importante.

Deus então nos chama para sermos os portadores desta mensagem libertadora e transformadora. Somos então chamados conhecer toda a bíblica , a ética bíblica , a tratar o texto bíblico com reverência, e também ter uma mente inquiridora que medita, reflete, constrói o pensamento, que se move em direção a uma cosmovisão cristã, crendo que toda escritura é divinamente inspirada, conforme II Tm 3: 16 Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, 17 para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.
4.1. DE MANEIRA PRÁTICA

A Bíblia continua sendo relevante para a ética no século XXI, pois seus padrões são imutáveis. Por isso, eles continuam sendo a norma. A palavra latina norma, significa “esquadro de carpinteiro”, que é uma ferramenta para determinar um canto simétrico. Hoje podemos utilizá-la para avaliar se uma decisão é correta ou errada. Justa ou não. De acordo com Kaiser Jr. , a Bíblia funciona de 4 formas: 1. como um guia : indica a rota que devemos tomar; 2. como sentinela : nos adverte contra decisões ou caminhos errados a serem evitados; 3. Como bússula : nos ajudam a obter orientação; 4. Como princípio : reúnem as ideias abstratas que se resumem em vários exemplos nela mesma. O salmista clamou a Deus : “Dá-me entendimento, para que eu guarde a tua Lei e a obedeça de todo o coração. ( Sl 119:34 )

Assim como o salmista orou, também podemos orar. Não conseguiremos formar um padrão ético tão elevado sem a ajuda de Deus, sem Jesus Cristo nada poderemos fazer. Os falsos e antigos padrões da velha natureza serão mortificados de forma espiritual, e assim abre-se espaço para os novos e sadios padrões de uma mente governada por Jesus Cristo, cheia do fruto pacífico do Espírito Santo de Deus.

CONCLUSÃO:

Devemos honestamente saber usar as Escrituras como texto para o desenvolvimento de vida espiritual, vida com Deus, e com isso desenvolveremos uma cosmovisão cristã. A Bíblia não pode servir como pretexto para o liberalismo ou para a aceitação dos comportametos distantes de sua ética. Outro tema que precisa ser ampliado, mas ainda encontra-se atrelado a esta discussão é : como o secularismo assola a igreja, tornando- a ineficaz? MOHLER, A. afirma: “A secularização, como representante de uma mudança ideológica e cultural, não foi possível até tempos muito recentes. A secularização repousa sobre os ombros de uma série de outras mudanças ideológicas que a precederam. Sem o Renascimento, o Iluminismo, a Revolução Industrial, e mesmo sem certos avanços tecnológicos, a secularização nunca teria sido possível. Uma vez que essas tendências intelectuais e sociais foram traçadas, a teoria da secularização começou a emergir como uma disciplina acadêmica. A maioria dos contribuintes a esta teoria argumentou que a secularização era a serva da modernidade. Como esses teóricos explicaram, a era moderna inevitavelmente produziria uma sociedade secular porque a modernidade tornou Deus irrelevante. O modernismo forneceu respostas alternativas às questões mais fundamentais da vida, tornando o teísmo não mais necessário.” Entretando essa é uma questão a ser desenvolvida em outro momento.
Mediante isso, a igreja de Cristo precisa conhecer os problemas que afligem a sociedade , a própria igreja , conhecer a Bíblia e a ética que a bíblia ensina, e posicionar- se firmemente arcando com todos os custos de suas convicções diante dos desdobramentos terríveis da revolução moral , sexual e social para a família, e sociedade. Lembrando sempre de I Pedro 3:15 e 16: "antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós. Fazendo-o, todavia, com mansidão e temor..."
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

NACIF, L. Vencendo a Religiosidade. Disponível em < https://www.oitavaigreja.org.br/vencendo-a-religiosidade/ .. Acesso em 21jan17.

GRANCONATO, M. Igrejas Emergentes. Disponível em < http://igrejaredencao.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=421:igreja s-emergentes-parte-1&catid=25:artigos&Itemid=123#.WIM4NdQrfIU >. Acesso em 21jan17.
SOUZA, L. Modernidade Tardia. Disponível em < http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/8227 .. Acesso em 21jan17.
STOTT, J. Desafios da Liderança Cristã. Conselhos de John Stott para líderes Cristãos. Ed. Ultimato.
MOHLER. A. Secularism, Preaching, and the Challenges of Modernity . Disponível em
< http://www.albertmohler.com/2017/01/12/secularism-preaching-challenges-modernity/
>. Acesso em 21jan17

MENDES, R. Cosmovisão Cristã. Disponível em < http://bereianos.blogspot.com.br/2012/11/o-que-e-cosmovisao-crista.html >. Acesso em 21jan17.
PRINCÍPIOS BATISTAS. Disponível em < http://www.batistas.com/institucional/principios-batistas>. Acesso em 21jan17.
KAISER JR. W. O Cristão e as questões Éticas da Atualidade. Editora Vida Nova.2016. BOICE, J.M. O Alicerce da Autoridade Bíblica. Ed. Vida Nova. São Paulo. 1978


20/01/2017