HOME   -   NOTÍCIAS   -    BOLETINS E JORNAIS   -   FOTOS    -   ÁUDIO SERMÕES   -    ESTUDOS PGS   -    DOAÇÕES E CONTATO

INSTITUCIONAL     -     O QUE CREMOS     -     PASTORES     -     MINISTÉRIOS     -     ESCOLA BÍBLICA     -     SOUNDBYTES     -     COMO CHEGAR

  NOTICIAS E AGENDA   |   Fique ligado na programação da nossa igreja  
   
 

 IBBR - MEC - EBD FORUM EDUCAÇÃO A PATERNIDADE NO SÉCULO XXI À LUZ DA BÍBLIA
 


 

A paternidade no Século XXI à luz da bíblia

A bíblia apresenta instruções e conhecimento espiritual suficientes para o exercício da paternidade. Estar atento às escrituras é de fundamental importância.
Ela fornece ensinamentos importantes, podemos aprender através de erros cometidos por vários personagens, e ao mesmo tempo, os bons exemplos servem de referência para a nossa prática.

“Em vão vigia a sentinela se o Senhor não guardar a casa” dizia o salmista (SL 127). Antes de tudo, é preciso ter a consciência que a família é uma instituição que pertence ao Senhor. Ele nos convida a trabalhar nesse projeto, mas se ele não é reconhecido como o principal mentor, em vão é o esforço de construir uma família sadia. Quando o controle da execução dessa obra chamada família é entregue a Deus, mesmo que a tempestade se abata sobre o lar, ao final ela resistirá e dará os frutos para os quais Deus a chamou.

1) Alguns Erros comuns cometidos pelos pais

Negligência, passividade - I Sam: 2:22 - A indisciplina e o pecado vão entrando dentro da casa e o pai não repreende da maneira adequada (exemplo de Eli), enquanto a bíblia é clara quanto a criar os filhos com disciplina e com respeito (I Tim 3:4).

Educar os filhos para ser amado por eles. O pai não precisa que preocupar se os seus filhos o amam. É provável que eles só venham a conhecer o conceito bíblico de amor em uma fase bem mais madura. Assim sendo, é dever do pai amar os filhos e leva-los, através de exemplo e palavras, a amar a Deus educando-os na Palavra. Prov: 22,6.

O pecado da imoralidade sexual - Davi cometeu um duplo pecado, por causa dos desejos desonestos que nutriu por Bate Seba e acabou pagando um elevadíssimo preço: o incesto de Amon e Tamar – I Sam 11;4

Educar os filhos em função da opinião dos outros. Quem faz isso não tem visão de longo prazo e de uma missão a ser cumprida. Jacó falhou como pai?

2) Ações necessárias

Amar a esposa, honrá-la e protege-la. Sacrificar-se por ela- O amor pela esposa é uma marca muito forte na formação de Israel (Raquel) e no advento de Cristo (Maria). É o primeiro exemplo que o filho observa no pai.

Desenvolver comunhão com Deus – José foi orientado várias vezes por sonhos e sempre obedeceu a Deus. ( Lucas 1)

Ser fiel cumpridor da lei – Apresentou Jesus no templo e ao oitavo dia o circuncidou. Participava com a família das festas de Israel. (Lucas 2:21)

Pai presente nas grandes decisões – Criou-o na disciplina e na submissão e ensinou-lhe uma profissão. (Marcos 6:3)

3) Ação mais importante

Confiar os filhos a Deus, pois ele completará e se fará presente. Da mesma forma que esteve presente, enviando o Espírito Santo na forma de Pomba no batismo de Jesus, Deus fará o mesmo com aqueles que o amam e o buscam.

Devemos crer que Deus completará as nossas imperfeições fazendo-se sempre presente, das mais variadas formas, nos momentos em que nossos recursos humanos faltarem.

29/01/2017