HOME   -   NOTÍCIAS   -    BOLETINS E JORNAIS   -   FOTOS    -   ÁUDIO SERMÕES   -    ESTUDOS PGS   -    DOAÇÕES E CONTATO

INSTITUCIONAL     -     O QUE CREMOS     -     PASTORES     -     MINISTÉRIOS     -     ESCOLA BÍBLICA     -     SOUNDBYTES     -     COMO CHEGAR

  NOTICIAS E AGENDA   |   Fique ligado na programação da nossa igreja  
   
 

 O SENHOR REINA
 


 

INTRODUÇÃO

O texto inicia com um duplo clamor: levanta, levanta. Trata-se de um duplo clamor ao Senhor — desperta, desperta — também é emitido em Isaías 51.9,17. A cidade santa (Is 48.2) contrapõe-se à Babilônia, lugar incircunciso e imundo. Ordena-se que Jerusalém (1.8; 40.1,9) desperte porque ela está livre para sempre de seus opressores desprezíveis. Sião. Os exilados são identificados de acordo com a cidade de origem (Is 40.1,9). A fortaleza de Sião é como vestes formosas que adornam uma rainha-mãe (Is 61.10). As hordas babilônicas não só serão expulsas da terra (Is 49.17), como também nunca mais entrarão em Sião (Naum 1.15; Apocalipse 21.27; 22.14,15). Fato curioso é : A visão é dos pés daquele que foge do campo de batalha pelos montes, no versículo 7, em direção à cidade ansiosa por notícias (2 Sm 18.26). As gloriosas boas-novas desse mensageiro falam de salvação, no sentido de libertação vitoriosa (Is 49.8). E o anúncio do bem. A ideia também aparece no Novo Testamento como espalhar as boas novas do evangelho. A declaração: O teu Deus reina! é amparada pela história: o Senhor controla todos os poderes da terra.

DESENVOLVIMENTO

Qual é a mensagem? V. 7. Anuncia boas novas, faz ouvir a paz, anuncia coisas boas, faz ouvir a salvação. Esta é uma profecia. A profecia seria cumprida várias vezes (desdobramento da história). Foi cumprida na nação de Israel principalmente com a volta do cativeiro na Babilônia. Se tornou emblemática de um cumprimento escatológico. O que estava acontecendo? Isaías estava profetizando o retorno do povo de Deus do cativeiro. O povo ainda não havia sido sequer sido levado à Babilônia! Isso ainda iria acontecer. O vale não havia sido alcançado ainda. Quando isso acontecesse, Deus queria que eles soubessem que eles não haviam chegado ao seu fim. Havia esperança!! Era nesta esperança que eles continuariam atravessando os dias, meses, anos, e décadas difíceis, longe da sua terra, em muitos casos servindo como escravos, deslocados da sua realidade e do Templo e da Presença de Deus como eles a conheciam. Deus antecipa toda esta situação, e prepara um chamado de redenção que promete restauração, paz, salvação.
São 4 Tipos de atores ou personagens mencionados neste texto de Isaías:

- Os mensageiros – aqueles que anunciam v. 7
- As sentinelas de Sião v. 8
- As ruínas (e o povo que ali se encontra) de Jerusalém v. 9
- As nações de todos os confins da terra v. 10

Eles todos dizem, em resumo: O TEU DEUS REINA!

Quem são estes mensageiros?

- (F.B. Meyer) Antes da mensagem chegar aos atalaias (SENTINELAS), aparecendo no horizonte – nos montes – chegam estes mensageiros às montanhas que envolvem a cidade santa (Jerusalém) anunciando PAZ e SALVAÇÃO. Entre eles possivelmente estão os sacerdotes, trazendo com cuidado os vasos sagrados (v. 11) que Nabucodonosor havia retirado do Templo e que Ciro restauraria. (Esdras 1)

- Mas os “sacerdotes” não eram os únicos que viriam. O povo em geral estaria voltando à sua terra e estariam trazendo a notícia que o SENHOR REINA!

- Em Esdras 2 – vemos o número de 42.360 pessoas que vieram inicialmente de volta a Jerusalém e a Judá, às suas cidades, mais servos e servas 7337, e 200 cantores e cantoras.

1. OS MENSAGEIROS - O comentarista da Bíblia Matthew Henry nos ajuda a entender que estes mensageiros cujos pés são lindos não são os que carregavam correspondência no mundo antigo, enviados pelo governo para dispersar uma proclamação, mas eram os JUDEUS mesmos, que tendo sabido de primeira mão, recebendo a notificação, foram eles mesmos, ou enviavam emissários a todas as partes para espalhar as notícias, e até para Jerusalém mesmo, para dizer aos poucos que haviam restado ali que os seus irmãos iriam retornar para eles em breve. Não é publicado simplesmente como uma notícia de interesse, mas como PROVA que o DEUS de Sião reina.

2. OS SENTINELAS - MH – Os sentinelas de Sião se regozijarão porque eles recebem esta iluminação de surpresa. (Isa 52:8) Estas sentinelas observando as muradas de Jerusalém liderarão em coro neste triunfo. Eles foram postos sobre os muros de Jerusalém para mencionar o Seu nome e continuar em oração a Ele, até que Ele tornasse Sião em louvor novamente na terra. Estas sentinelas ficam nos seus postos observando e esperando a resposta às suas orações, e quando as boas novas chegam elas as recebem primeiro e se regozijam com a intensidade que haviam orado. Elas levantarão as suas vozes, e como em sinfonia, convidarão outros para que unam aos seus louvores.

3. O POVO DE SIÃO – MH – os lugares desertos de Sião se regozijarão por estarão confortados de repente. Is 52:9 “Rompei em júbilo, exultai a uma (voz), ó ruinas de Jerusalém; porque o Senhor consolou o seu povo, remiu a Jerusalém,” . . . isso é, todas as partes de Jerusalém, porque tudo estava em ruinas, e até as partes que estavam mais desoladas estarão compartilhando da alegria, e estas partes, não tendo tido expectativa, romperão em júbilo, como aqueles que sonham (Sl 126:1-2). Que eles cantem juntos!

REFLITA

O povo deve viver, como Jesus (e o Pai) diz: de toda Palavra (toda promessa) que procede da boca de Deus. Nós o povo de Deus nos alimentamos muitas vezes da palavra dos nossos sentidos, dos nossos sentimentos, das notícias do mundo, das atitudes humanas. Nenhum de nós escapa ser tentado, mas não precisamos cair nelas. É o chamado mentiroso do inimigo que nos chama a duvidar da Palavra de Deus.

COMO É POSSÍVEL VIVER UMA VIDA CHEIA DE SIGNIFICADO E AO MESMO TEMPO LIVRE DA INFLUÊNCIA NEGATIVA DAS MÁS NOTÍCIAS DESTE MUNDO ?

CONCLUSÃO

- A visão e a profecia de Isaías, assim como uma variedade de passagens bíblicas indicam não somente que o cumprimento da mensagem é simplesmente a salvação de um homem.

PAULO cita esta passagem em Isaías neste contexto: Rom 10:13 Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.Rom 10:14 Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue?Rom 10:15 E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas!

- Estes “pregadores” não são somente aqueles que são intitulados “pastores” ou “presbíteros” ou “diáconos”. São os mensageiros que foram libertados do cativeiro.

- Paulo não está dizendo que precisamos de mais comandantes, de mais oficiantes, de mais profissionais do ministério.

Como pode ainda hoje desperta-se para ANUNCIAR A CRISTO ENTRE OS SEUS AMIGOS, VIZINHOS E COLEGAS DE TRABALHO, PERDIDOS E CHEIOS DE PESSIMISMO ?

10/07/2017