HOME   -   NOTÍCIAS   -    BOLETINS E JORNAIS   -   FOTOS    -   ÁUDIO SERMÕES   -    ESTUDOS PGS   -    DOAÇÕES E CONTATO

INSTITUCIONAL     -     O QUE CREMOS     -     PASTORES     -     MINISTÉRIOS     -     ESCOLA BÍBLICA     -     SOUNDBYTES     -     COMO CHEGAR

  NOTICIAS E AGENDA   |   Fique ligado na programação da nossa igreja  
   
 

 A SUFICIÊNCIA DE DEUS PARA TODAS AS NECESSIDADES DE SEUS FILHOS
 


 

INTRODUÇÃO

Com certeza este texto é uma das porções mais conhecidas das Sagradas Escrituras. E isto, porque ele é um cântico cativante, estritamente pessoal que nos conecta intimamente com Deus. Este salmo é um cântico suave de repouso e por isso desejável a alma peregrina, que inevitavelmente, sofre privações, necessidades, canseiras e perplexidades, pois o salmo também nos revela a existência de caminhos angustiantes e sombrios. E para demostrar como Deus provê e cuida dos seus filhos em tais situações, o salmista utiliza-se aqui três figuras importantes na sua época. O primeiro é o de Pastor de ovelhas, o segundo de um Guia e por último temos a pessoa do Hospedeiro.

DESENVOLVIMENTO

O Senhor é meu Pastor, de nada tenho falta.

O salmista ao dizer que o Senhor é o seu Pastor está afirmando que Deus está conduzindo a sua vida, cuidando dos detalhes. Mesmo que algo pareça faltar, na verdade, ele tem tudo o que precisa. Uma melhor tradução para o primeiro versículo deste salmo seria “o Senhor é meu Pastor, nada me falta”. Isso não significa que temos tudo o que queremos, mas que temos tudo o que precisamos, pois estamos sob o cuidado do bom Pastor e podemos ter a certeza que chegaremos aos pastos verdejantes, onde poderemos repousar.
O Senhor é meu Guia, não me perderei.

Quando o salmista diz que Deus é o seu Guia está nos revelando que é o próprio Deus que direciona a sua caminhada, que aponta os perigos e dá segurança a sua vida. Podemos entender aqui por “veredas da justiça”, o caminho reto, justo, puro, uma vida de santidade. Este é o caminho que o Senhor quer nos conduzir, quer caminhar conosco, pois Deus não anda por outro caminho senão o da santidade. Quando estamos andando no caminho reto, inevitavelmente teremos dificuldades e passaremos por perplexidades, pois é um caminho estreito e são poucos os que se dispõem a caminhar nele. Nas situações mais perplexas não há porque temer nenhum mau, pois o meu Guia está comigo, Ele viaja comigo.

O Senhor é meu Rei, chegarei ao seu palácio um dia.

Vemos o Senhor providenciando-nos uma hospedagem. Não há nada mais animador do que ser bem recebido em uma casa, principalmente se estivermos exaustos ou em apuros. Imagine agora ser recebido nas estalagens do próprio Deus.
“Diante de mim preparas a mesa, à frente dos meus opressores; unges minha cabeça com o óleo e o meu cálice transborda”.
É preciso estar ciente da hospitalidade de Deus em todo o caminho, a qual sempre que necessário, torna a jornada alegre e esperançosa. Certamente, assim como o salmista, depois de experimentarmos a maravilhosa estadia dos aposentos do Senhor nossa alma não se satisfará até habitar nela para sempre.

CONCLUSÂO

Para ter esta confiança é necessário, primeiramente, entrar em um relacionamento pessoal com Deus através de Jesus Cristo e então desfrutar de todo este amor e bondade que o Senhor tem por aqueles que o amam. Sim, bondade e misericórdia te seguirão todos os dias da sua vida e sua morada será a casa do Senhor por dias sem fim.

DISCUTA COM O SEU GRUPO DE PG

1. Quais foram os impactos que essa mensagem trouxe a sua vida durante a semana?

2. Compartilhe com o grupo experiências pessoais das quais você percebeu Deus atuando em sua vida como pastor, guia ou hospedeiro.

3. No Salmo é mencionado que passaremos por dificuldades e tribulações. Também, é mencionado que o Senhor é o pastor e de nada tenho falta. Como você compreende esse versículo?

4. Para pertencermos ao aprisco de Deus é preciso receber a Jesus Cristo como Senhor e Salvador em sua vida. Você já tomou essa decisão? Se já tomou essa decisão saiba que Deus já tem cuidado da sua vida. Caso, você ainda não tenha decido, convido-o a experimentar, gratuitamente, os maravilhosos cuidados de Deus.

24/07/2017