HOME   -   NOTÍCIAS   -    BOLETINS E JORNAIS   -   FOTOS    -   ÁUDIO SERMÕES   -    ESTUDOS PGS   -    DOAÇÕES E CONTATO

INSTITUCIONAL     -     O QUE CREMOS     -     PASTORES     -     MINISTÉRIOS     -     ESCOLA BÍBLICA     -     SOUNDBYTES     -     COMO CHEGAR

  NOTICIAS E AGENDA   |   Fique ligado na programação da nossa igreja  
   
 

 DECISÕES NO EXÍLIO
 


 

INTRODUÇÃO

O capítulo 29, nos traz a história dos exilados de Israel na Babilônia. O capitulo é uma carta escrita pelo profeta Jeremias aos cativos da babilônia. Jeremias, foi um profeta levantado por Deus, em meio a um cenário de caos. Após a morte do Rei Salomão, Israel se dividiu em dois reinos rivais: reino do Norte (Israel) e reino do Sul (Judá). Jeremias era de Anatote, uma cidade que ficava a cerca de 6,5 Km de Jerusalém, capital do reino do Sul. Ele viveu e profetizou durante os reinados dos últimos cinco reis de Judá, um tempo caótico em termos político, moral e espiritual. Naquela época, a Babilônia, Egito e Assíria batalharam pela supremacia mundial, Judá não sabia a qual dessas nações se aliaria. Jeremias profetizou por 40 anos, confrontou o povo por causa do pecado, profetizou o exilio por 70 anos na Babilônia e o retorno dos remanescentes de Judá. Jeremias não foi levado cativo. Ele foi levantado por Deus para dizer a verdade ao povo. Para dizer sobre a necessidade de mudança de atitude. E daí Jeremias, obedecendo a Deus escreve uma carta ao povo, lembrando das promessas, e os levando ao arrependimento.

DESENVOLVIMENTO

Leia Hebreus 12:6-10, Deus fala sobre a necessidade da disciplina. Deus disciplinou o povo por amor. Ele queria o melhor para aquele povo. Apesar disso, eles ignoravam a disciplina de Deus e viviam em pecado. Por esta razão foram levados ao exílio. O exilio representa uma situação adversa, mas podemos tirar muitos ensinamentos dessa situação para nosso vida.

O primeiro deles: no exílio somos chamados para viver:

Chamados para viver ( leia Jeremias 29: 4-7): o que Deus está falando aquele povo, é vocês precisam viver. A vida não pode parar. Apesar do medo, das incertezas e do desconforto que vocês estão passando vocês precisam continuar a vida.

O segundo deles: no exílio somos chamados a orar :

Orar por aquele povo perverso. O desafio do exílio é viver e fazer com que através da sua vida, da sua oração, do seu testemunho, as pessoas sejam impactadas.
O terceiro desafio: Desconfie dos falsos profetas.

Deus dize a Israel, eu tenho plano pra você Israel, confie no plano que eu tenho pra vocês. O que Deus diz a nós: Olha, não deixe que pessoas com mentiras desvie você do projeto de Deus na sua vida. Não fique preocupado com picuinhas. Não foque suas energias nisso, olhe para os planos que eu tenho pra sua vida.

CONCLUSÃO

O Exílio nos força a tomar decisões. No exílio não devemos concentrar nossa atenção no que está ao redor, caso ocorra sentirei pena da nossa pobre situação, ou concentraremos nossas energias e a nossa fé no próposito de Deus. O que Deus planejou perfeito foi arruinado pelo pecado, mas pode ser resgatado pela sua maravilhosa cruz. No exílio, decida se quer viver concentrado naquela situação difícil, ou se quer se voltar pra Deus e dizer: Deus não era o que eu queria, mas eu sei que o Senhor pode transformar a pior situação em benção na minha vida. Eu quero um novo começo. O resultado da decisão do povo de buscar a Deus foi incrível. Os estudiosos dizem que foi o surgimento dos períodos mais criativos do povo hebreu.

ATITUDE NOVA DIANTE DA VERDADE DE DEUS 1 – Está no exílio ? Somos ou não como peregrinos exilados neste mundo mal ? Quais decisões seguras você pode e deve tomar ? 2 – Quais são os desafios que enfrenta neste exato momento de sua vida ? Qual caminho tomará : do lamento ou da confiança ?

Compartilhe como as 3 decisões acima podem abrir novas oportunidades e esperança para você ? 3 – Compartilhe com o seu grupo, como pode reagir diante do grandioso desafio que tem diante de si hoje ? Como a oração e a fé em Jesus Cristo poderá te fazer um “exilado feliz” ?

08/08/2017