HOME   -   NOTÍCIAS   -    BOLETINS E JORNAIS   -   FOTOS    -   ÁUDIO SERMÕES   -    ESTUDOS PGS   -    DOAÇÕES E CONTATO

INSTITUCIONAL     -     O QUE CREMOS     -     PASTORES     -     MINISTÉRIOS     -     ESCOLA BÍBLICA     -     SOUNDBYTES     -     COMO CHEGAR

  NOTICIAS E AGENDA   |   Fique ligado na programação da nossa igreja  
   
 

 SINAIS QUE TESTIFICAM UM SERVO DE JESUS
 


 

INTRODUÇÃO

A partir da Igreja de Efeso, outras igrejas nasceram na Ásia Menor — em Colossos, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardis, Filadélfia e Laodiceia. Veja a sequência dos eventos. Paulo fala aos judeus na sinagoga por três meses persuadindo-os acerca do Reino de Deus. Depois que eles o rejeitaram totalmente, Paulo reuniu os que tinham crido e começou uma nova escola para estudar as Escrituras em um local cedido por um filósofo chamado Tirano. Durante os dois anos que Paulo dirigiu essa escola, todos os que habitavam na Ásia ouviram o evangelho. Isso mostra que Paulo e seus alunos fizeram mais do que estudar; eles também evangelizaram. 19.11 — E Deus, pelas mãos de Paulo, fazia maravilhas extraordinárias. Deus confirmou a autoridade apostólica de Paulo ao realizar maravilhas por meio dele. O autor do livro de Hebreus nos ajuda a entender por que os milagres eram realizados por meio dos apóstolos (Hb 2.3,4). Os milagres confirmavam que os apóstolos eram representantes de Deus e que o evangelho pregado por eles vinha do céu.

DESENVOLVIMENTO

Essa passagem do livro de Lucas fala da vida cristã que começa na cidade de Éfeso. Era uma cidade importante de então, um verdadeiro centro religioso, político e comercial, com uma população mixta. Paulo, como conta Atos 19, aproveita desse ambiente multi-cultural para fundar a igreja cristã na cidade. “Bastava, por exemplo, que sobre os enfermos se aplicassem lenços e aventais que houvessem tocado seu corpo: afastavam-se deles as doenças e os espíritos maus saíam.” Para entender bem a passagem não basta ler os versículos 11-12, mas 11-20. E o título que poderíamos dar a essa perícope é "os exorcistas judeus". De fato, Lucas, mais do que falar dos milagres de Paulo, quer desmascarar os pilantras que pensam pudessem agir como o apóstolo. Essa é, sem dúvida, uma mensagem muito atual. Haviam alguns que, como Paulo, invocavam o nome do Senhor Jesus sobre pessoas doentes, esperando de curá-las. Invés o resultado era negativo: eram conquistados pelos espíritos maus que tentavam expulsar!

TRÊS PONTOS IMPORTANTES PARA NOSSA REFLEXÃO

1 - Deus cura – Deus é o mesmo o ontem, hoje e eternamente. Deus curou, cura e continuará curando pessoas e usando pessoas de acordo com a sua vontade!

2 – Em nome de Jesus - Era comum o uso de palavras mágicas em encantamentos no mundo antigo. Os judeus que praticavam magia gozavam de grande prestígio porque diziam saber a verdadeira pronúncia do nome sagrado de Deus, e por isso conseguiam liberar todo o poder dele. Esses magos pegaram o nome de Jesus para usá-lo como um encantamento. Os sete supostos exorcistas descobriram que não bastava conhecer o nome de Jesus; eles precisavam conhecer a Pessoa de Jesus.

3 – Deus e sua Palavra - A Palavra do Senhor [...] prevalecia sobre as religiões pagãs nessa capital política e religiosa da província da Ásia (o atual oeste da Turquia).

DISCUTA COM O SEU PG SOBRE ESTES PONTOS: (ATOS 19: 1 a 20)

1 – Leia o texto de Atos 19: de 1 a 20 e compartilhe com seu grupo seu entendimento

2 – Leia em Atos Capítulo 19 os versículos de 11 a 17 e faça um comentário sobre o texto comparando aos tempos de hoje... Existem pessoas que “curam” em nome de Jesus, mas não servem a Jesus?

3 – Faça uma avaliação pessoal e compartilhe com seu grupo o que esse texto/mensagem ministrou ao seu coração
(Sinais que testificam um servo de Jesus)

CONCLUSÃO

Os milagres são frutos da fé e não de palavras mágicas! Quando acontecem, são obras de Deus, que age por meio de pessoas de fé, com profundas experiências religiosas. São sinais divinos e não obras mágicas! Um charlatão não pode ser instrumento de milagres, um homem de fé sim.

O QUE APRENDEMOS?

As maiores evidências de um servo de Jesus são Serviço e Obediência!

ATITUDES DIANTE DA VERDADE DE DEUS

Servos de Jesus servem a Jesus!

04/12/2017