HOME   -   NOTÍCIAS   -    BOLETINS E JORNAIS   -   FOTOS    -   ÁUDIO SERMÕES   -    ESTUDOS PGS   -    DOAÇÕES E CONTATO

INSTITUCIONAL     -     O QUE CREMOS     -     PASTORES     -     MINISTÉRIOS     -     ESCOLA BÍBLICA     -     SOUNDBYTES     -     COMO CHEGAR

  NOTICIAS E AGENDA   |   Fique ligado na programação da nossa igreja  
   
 

 REVELAÇÃO BÍBLICA
 


 

INTRODUÇÃO

37 - Replicou Pedro: Senhor, por que não posso seguir-te agora? Por ti darei a própria vida.

38 Respondeu Jesus: Darás a vida por mim? Em verdade, em verdade te digo que jamais cantará o galo cantes que me negues três vezes. (João 13:37,38) Jesus anunciou a sua morte e Pedro afirma que irá segui-lo e dar-lhe a própria vida, se necessário; mas recebe de Jesus a advertência e por fim, nega-o três vezes.

Assim como Judas, foi Pedro. Ambos, ao seu modo, negaram ao Senhor e o traíram, mas Judas não se arrependeu, ficando preso ao remorso e Pedro, sim, não ficou com remorsos, mas logo, se arrependeu. DESENVOLVIMENTO Em seus últimos dias, Jesus concentrou-se em ministrar a seus discípulos para prepará-los para a sua partida; eles os serviu, os confortou e orou por eles. Desde o primeiro versículo, deste capítulo, até o último, do capítulo 17, estaremos vendo com maior profundidade o ministério de Jesus aos seus discípulos.

Esses capítulos registram o ministério de Jesus aos seus discípulos no cenáculo: onde ocorreu a ceia. Os outros Evangelhos registram que a ceia do Senhor foi instituída nesse ponto da narrativa, porém João não traz essa informação, talvez porque considerasse que esse tema já havia sido suficientemente abordado nos Evangelhos sinóticos. Esses sinóticos indicam explicitamente que essa ceia era a refeição de Páscoa (Mt 26.17-30; Mc 14.12-26; Lc 22.7-23). João, por outro lado, inclui uma série de declarações que sugerem que essa refeição aconteceu na véspera da Páscoa, e que a morte de Jesus ocorreu no exato momento em que as pessoas matavam os cordeiros pascais para prepararem a refeição (13.1,29;18.28; 19.14, 31, 42. TRÊS PONTOS IMPORTANTES PARA NOSSA REFLEXÃO

1 - Deus conhece o Futuro – Deus é o mesmo o ontem, hoje e eternamente.

2 – A Bíblia é a Palavra de Deus – Essa foi uma declaração poderosa que o apóstolo Paulo fez sobre o extraordinário valor da Bíblia.( 2 Timóteo 3:16,17) “Toda a Escritura é inspirada por Deus e proveitosa para ensinar, para repreender, para endireitar as coisas, para disciplinar em justiça, a fim de que o homem de Deus seja plenamente competente, completamente equipado para toda boa obra.”

3 – A Bíblia Revela – Tudo o que precisamos saber sobre o passado, o presente e o futuro encontramos na Bíblia.

DISCUTA COM O SEU PG SOBRE ESTES PONTOS: (JOÃO 13:31 a 38)

1 – Leia o texto de João 13: de 31 a 38 e compartilhe com seu grupo seu entendimento

2 – Mesmo caminhando tão próximo de Jesus, Pedro ainda não conhecia os caminhos e projetos de Deus. Será que nesse aspecto somos um pouco parecidos com Pedro? Comente:

3 – Faça uma avaliação pessoal e compartilhe com seu grupo o que esse texto/mensagem ministrou ao seu coração

(REVELAÇÃO BÍBLICA)

CONCLUSÃO Só Deus conhece o futuro. Em Isaías 46:9 e10, Deus diz: “Eu sou Deus e não há outro semelhante a mim. Eu anúncio o que há de acontecer, e desde a antiguidade as coisas que ainda não sucederam. O meu conselho permanecerá de pé e farei toda a minha vontade.” O nosso destino depende de nosso relacionamento com Deus e sua Palavra! Depende das nossas escolhas em conhecer e obedecer a Palavra de Deus. Isto influência a nossa vida e determina o nosso futuro O QUE APRENDEMOS?

A Bíblia revela o destino dos homens!

ATITUDES DIANTE DA VERDADE DE DEUS

Vou seguir o que a Palavra diz!

09/01/2018