HOME   -   NOTÍCIAS   -    BOLETINS E JORNAIS   -   FOTOS    -   ÁUDIO SERMÕES   -    ESTUDOS PGS   -    DOAÇÕES E CONTATO

INSTITUCIONAL     -     O QUE CREMOS     -     PASTORES     -     MINISTÉRIOS     -     ESCOLA BÍBLICA     -     SOUNDBYTES     -     COMO CHEGAR

  NOTICIAS E AGENDA   |   Fique ligado na programação da nossa igreja  
   
 

 APOCALIPSE - AS COISAS COMO ELAS DEVEM SER
 


 

INTRODUÇÃO Ao anjo da igreja em Éfeso escreva: Estas são as palavras daquele que tem as sete estrelas em sua mão direita e anda entre os sete candelabros de ouro. Conheço as suas obras, o seu trabalho árduo e a sua perseverança. Sei que você não pode tolerar homens maus, que pôs à prova os que dizem ser apóstolos mas não são, e descobriu que eles eram impostores. Você tem perseverado e suportado sofrimentos por causa do meu nome, e não tem desfalecido. Contra você, porém, tenho isto: você abandonou o seu primeiro amor. Lembre-se de onde caiu! Arrependa-se e pratique as obras que praticava no princípio. Se não se arrepender, virei a você e tirarei o seu candelabro do seu lugar.Mas há uma coisa a seu favor: você odeia as práticas dos nicolaítas, como eu também as odeio. Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao vencedor darei o direito de comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus.

Apocalipse 2:1-7

“Aquele que tem ouvidos ouça” , significa dizer que há uma capacidade auditiva maior do que a natural; A expressão “Aquele que tem ouvidos ouça”, significa quem quem ouve, consegue CAPTAR na maior parte das vezes com MUITA CLAREZA o que Deus diz. João também com esta afirmativa, faz questão de dizer que quem fala é o ESPÍRITO SANTO. João com isso desfaz qualquer tentativa de impedir que seus ouvintes REJEITEM a mensagem. A natureza da comunicação do Apocalipse ( antes de ser analítica e cheia de números, códigos e símbolos ) é ESPIRITUAL , mas na percepção de quem ouve precisa ser ESPIRITUAL. Quem fala a igreja é o ESPÍRITO SANTO de Deus. Quem ouve é o que tem OUVIDO ESPIRITUAL.

DESENVOLVIMENTO

O próprio apóstolo João escolheu Éfeso como centro de seu trabalho na Ásia, e Maria, mãe de Jesus, como passara a morar com João após a crucificação, possivelmente viveu Éfeso os últimos dias de sua vida. Olhando a fundação daquela igreja em Éfeso , Paulo visitou essa cidade (At 18:19-21) durante sua viagem de Corinto a Jerusalém, em sua segunda viagem missionária, por volta do ano 52. Priscila e Áquila encontramos isso no livro de Atos, e também Apolo participaram da evangelização. Paulo passou lá cerca de 3 anos, e teve um trabalho muito próspero, tanto na cidade de Éfeso, quanto nas regiões vizinhas, com muitos sinais, maravilhas e conversões, a ponto de os artesãos da cidade tentarem matar Paulo por causa do prejuízo que tinham com os que se convertiam. A partir do ano 66, a cidade torna-se morada do aposto João, até seu exílio em Patmos, voltando à cidade em seus últimos anos de vida. Ao receber essa carta de Jesus, a igreja tinha por volta de 40 anos de existência. Na época desta carta do Apocalipse a Éfeso havia uma segunda geração de crentes, não tão fervorosos quanto seus pais. Haviam perdido a espontaneidade, o ardor do primeiro amor, mais ou menos como o que aconteceu com a geração posterior a Josué, no velho testamento (JZ 2:7-11). O povo prestou culto ao Senhor durante toda a vida de Josué e dos líderes que continuaram vivos depois de Josué e que tinham visto todos os grandes feitos que o Senhor realizara em favor de Israel. Josué, filho de Num, servo do Senhor, morreu com a idade de cento e dez anos. Foi sepultado na terra de sua herança, em Timnate-Heres, nos montes de Efraim, ao norte do monte Gaás. Depois que toda aquela geração foi reunida a seus antepassados, surgiu uma nova geração que não conhecia o Senhor e o que ele havia feito por Israel. Então os israelitas fizeram o que o Senhor reprova e prestaram culto aos baalins. Abandonaram o Senhor, o Deus dos seus antepassados, que os havia tirado do Egito, e seguiram e adoraram vários deuses dos povos ao seu redor, provocando a ira do Senhor. Abandonaram o Senhor e prestaram culto a Baal e aos postes sagrados. Jz. 2:7-13 A igreja havia abandonado seu primeiro amor. Eles permaneciam fiéis aos princípios da Palavra, faziam parte da igreja, mas não faziam isso de todo o coração.

DISCUTA COM O SEU PG SOBRE ESTES PONTOS:

• COMO É POSSIVEL REVERTER O PROBLEMA DO DESAMOR EM SUA VIDA ? JÁ ENFRENTOU FRIEZA ESPIRITUAL ?

• O JULGAMENTO DAS IGREJAS NÃO É NOSSO – É DO SENHOR. COMO É POSSÍVEL PERTENCER A UM CORPO “QUE DEVE SER VIVO” E NÃO DEMONSTRAR AMOR ?

• UMA GERAÇÃO FRIA E SEM AMOR NÃO IRÁ ALCANÇAR UMA GERAÇÃO PERDIDA. COMO VOCÊ PODE REVERTER ASPECTOS DE FRIEZA EM SUA VIDA ?

CONCLUSÃO

É no meio do CAOS que a igreja nasce e reflete a sua luz e é no meio do CAOS que ela precisa manter a sua missão. Nenhuma conquista passada da igreja , POR MAIOR OU MELHOR QUE SEJA, pode ser justificada diante da maior de todas elas que é PERMANECER FIEL NA VIDEIRA hoje ainda. Perdemos o primeiro amor, para falsos amores – A profissão pode nos distrair – A vida acadêmica pode nos distrair – Os hobbies podem nos distrair. Quando perdemos a visão do EVANGELISMO- PERDEMOS A VISÃO DO TESTEMUNHO PESSOAL. PERDEMOS A VISÃO DO CÉU E DAS COISAS ETERNAS. A igreja de Cristo hoje é desafiada a refletir sobre sua queda, mudar sua mente e voltar às primeiras obras.

O QUE APRENDEMOS COM APOCALIPSE ?

Que o Amor é um dom supremo, inefável, insubstituível. Amar é doar-se a Deus, ao próximo e à missão.

ATITUDES DIANTE DA VERDADE DE DEUS

Assuma diante de Deus uma postura de ser CHEIO do Amor Ágape , e do Espírito Santo de Deus.

Deus é amor !

23/01/2018