HOME   -   NOTÍCIAS   -    BOLETINS E JORNAIS   -   FOTOS    -   ÁUDIO SERMÕES   -    ESTUDOS PGS   -    DOAÇÕES E CONTATO

INSTITUCIONAL     -     O QUE CREMOS     -     PASTORES     -     MINISTÉRIOS     -     ESCOLA BÍBLICA     -     SOUNDBYTES     -     COMO CHEGAR

  NOTICIAS E AGENDA   |   Fique ligado na programação da nossa igreja  
   
 

 NA CRUZ...
 


 

“Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o Reino do filho do seu amor, no qual temos a redenção, a remissão de pecados.” (Colossenses 1.13-14)

INTRODUÇÃO

Cristo na cruz é a maior expressão do amor de Deus por nós.

O mesmo Apóstolo Paulo escrevendo aos romanos declara que “Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores”.

Por nos amar, Jesus deixou a sua glória, o seu trono, esvaziou-se, tornou-se homem, servo. Foi perseguido, preso, humilhado, açoitado, cuspido, envergonhado e pregado numa cruz. Sendo Deus se fez homem; sendo Senhor, se fez servo, sendo santo, se fez pecado; sendo bendito se fez maldição; sendo autor da vida, deu a sua própria vida por nós.

DESENVOLVIMENTO
E porque Ele nos amou e se entregou por nós na cruz:

1. SOMOS LIVRES
Paulo diz: “Ele nos libertou do império das trevas…”
Paulo está afirmando que Deus nos libertou do poder, da autoridade e do domínio que Satanás tinha sobre a nossa vida.
Essa expressão libertou confirma que a obra de libertação foi absolutamente consumada por aquilo que Jesus fez na cruz. Por causa do que Cristo fez na cruz não corremos mais o perigo de passar a vida e a eternidade separados de Deus. Antes da obra de Cristo na cruz, por causa do pecado estávamos no império das trevas, na casa do valente, presos e acorrentados, cegos e oprimidos. Deus por meio de Cristo abriu nossos olhos, tirou as correntes que nos prendiam, abriu os portões que nos trancavam nesse reino de escravidão e nos fez sair para viver a liberdade de uma nova vida Nele.

Por isso, o mesmo Paulo afirmou o seguinte: “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” (2ª Coríntios 5.17)

A obra da cruz é uma obra de libertação. Ele nos libertou do império das trevas para vivermos em novidade de vida.
E porque Ele se entregou por nós na cruz:

2. FOMOS TRANSPORTADOS

Paulo diz: “… e nos transportou para o reino do Filho do seu amor…”

Deus não apenas nos tirou da região da morte, como também nos transportou para dentro do reino da luz, o reino do Filho do seu amor. Deus nos tirou do império das trevas para o reino da luz. Deus mudou nossa posição.

Fomos transportados do poder de Satanás para o Senhorio de Cristo; do império das trevas para o reino da luz; da escravidão para liberdade; da condenação para a remissão dos pecados.

Antes estávamos no império das trevas, sob o domínio cruel e opressor de Satanás. Antes andávamos no cativeiro do diabo, acorrentados pelo pecado. Agora, estamos livres, libertos e salvos pela obra da cruz. Fomos não apenas libertados do império das trevas, mas também transportados para o reino da luz.

E porque Ele se entregou por nós na cruz:

3. FOMOS REDIMIDOS

Paulo diz: “No qual temos a redenção…”
Para que pudéssemos ser resgatados do pecado alguém deveria pagar por ele.
E por nos amar Deus fez isso! Por intermédio de Cristo, Deus pagou um altíssimo preço pela nossa redenção. Deus nos comprou não com prata e ouro, mas com o sangue precioso do seu Filho amado. Deus nos comprou de volta e agora somos dele. Somos propriedade particular. Também somos Dele por direito de redenção, pois Ele nos comprou com o sangue precioso de seu Filho amado.
E porque Ele se entregou por nós na cruz:

4. FOMOS PERDOADOS

Paulo diz: “No qual temos a redenção, a remissão de pecados.”

A obra da cruz removeu a barreira entre o Deus santo e o homem pecador.

Na cruz por intermédio de Cristo, Deus nos perdoou de todos os nossos pecados.

Nossa dívida foi paga, nossa culpa cancelada e nossa justificação, declarada.

Foi por isso que Paulo afirmou: “Tendo cancelado o escrito de dívida que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era
prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz.” (Colossenses 2.14)

Nossa dívida como escravo foi cancelada. Nossos débitos não podem mais nos escravizar. Satanás não encontra mais nada nos nossos arquivos para nos acusar. Paulo confirma essa verdade quando diz: “Quem fará alguma acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica… Quem os condenará? Foi Cristo Jesus que morreu; e mais, que ressuscitou e está à direita de Deus, e também intercede por nós.” (Romanos 8.33-34)
A obra da cruz é também uma obra de perdão. Ele perdoou os nossos pecados.

PERGUNTAS PARA DISCUSSÃO

1. Que desafios esta palavra trouxe ao seu coração?

2. Através do sacrifício da cruz somos livres! Como esta verdade tem impactado a sua vida?

3. Através do sacrifício da cruz fomos transportados das trevas para a luz! Você pode compartilhar com o grupo sobre como esta verdade se aplica na sua vida? Antes debaixo do jugo de satanás e agora uma nova vida no reino de Deus.

4. Através do sacrifício da cruz fomos redimidos e perdoados. Fomos comprados com o precioso sangue de Jesus; e “Tendo cancelado o escrito de dívida que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz.” (Colossenses 2.14). De que forma esta verdade tem impactado a sua caminhada espiritual?

Aproveite este momento para apresentar aos nossos amigos a obra da salvação!

31/07/2018