HOME   -   NOTÍCIAS   -    BOLETINS E JORNAIS   -   FOTOS    -   ÁUDIO SERMÕES   -    ESTUDOS PGS   -    DOAÇÕES E CONTATO

INSTITUCIONAL     -     O QUE CREMOS     -     PASTORES     -     MINISTÉRIOS     -     ESCOLA BÍBLICA     -     SOUNDBYTES     -     COMO CHEGAR

  NOTICIAS E AGENDA   |   Fique ligado na programação da nossa igreja  
   
 

 IDENTIDADE CRISTÃ (PARTE I)
 


 

ATITUDE DE CULTO

Gn 4. 1 a 5

Adão teve relações com Eva, sua mulher, e ela engravidou e deu à luz Caim. Disse ela: "Com o auxílio do Senhor tive um filho homem". Voltou a dar à luz, desta vez a Abel, irmão dele. Abel tornou-se pastor de ovelhas, e Caim, agricultor. Passado algum tempo, Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor. Abel, por sua vez, trouxe as partes gordas das primeiras crias do seu rebanho. O Senhor aceitou com agrado Abel e sua oferta, mas não aceitou Caim e sua oferta. Por isso Caim se enfureceu e o seu rosto se transtornou.
INTRODUÇÃO

Definição bíblica de cristão: “o verdadeiro cristão é aquele que, através do arrependimento e da fé em Jesus Cristo, aceita-o como seu Salvador e Senhor pessoal. O cristão verdadeiro, além do compromisso com Jesus Cristo, tem um estilo de vida contrastante com o estilo de vida do homem natural, que não experimentou a redenção em Cristo. Tem como atitude a fé que demonstra, depende de Deus e de sua Palavra, envolve a pessoa de Deus no seu cotidiano, nos planos e opções de vida. Por permanecer em Cristo, pela fé , desenvolve uma vida cristocêntrica, é sustentado pela fé, e por causa dela confia no futuro. Demonstra seu amor progressivamente por palavras e obras. Ama a Deus e ao próximo. Se compromete com o discipulado, e está incorporado na Comunidade de Cristo (igreja local). Está engajado num serviço responsável, no mundo em favor de Cristo e da expansão do seu evangelho.”

O Cristão tem uma convicção sobre quem ele é pois ele foi formado de acordo com o poder regenerador da RESSURREIÇÃO de Cristo. Não podemos ficar confusos com relação a nossa identidade e nosso papel no mundo.

UMA GRANDE AMEAÇA QUE PRECISA SER COMBATIDA CHAMA-SE

O NOMINALISMO : Há um problema sério em nossas igrejas irmãos que também depõe contra a formação de um identidade, chamado NOMINALISMO. Há centenas de milhões de cristãos nominais no mundo. Um cristão nominal é aquele que se acomodou. Ele está de certa forma dentro da tradição protestante, mas não tem um relacionamento autentico com o seu criador. Este relacionamento com Deus, envolve uma convivência transformadora. Uma boa pergunta a se fazer é : Estou melhor hoje, dia 02 de setembro do que estive em 31 de dezembro, quando fiz uma série de promessas para o ano de 2018 ?

Outra pergunta aferidora: meu coração deseja testemunhar fielmente de Cristo a outras pessoas? Amo de coração as pessoas ao meu redor ? DESENVOLVIMENTO
Como é identificado um crente nominal ?

1 – Frequenta a igreja, é devoto mas não tem um relacionamento pessoal com Jesus Cristo.

2 – Frequenta a igreja regularmente, mas apenas por motivos culturais ou sociais.

3 – Frequenta a igreja nos dias festivos, como páscoa, natal, casamento, funeral.

4 – Nunca vai a igreja, mas de vez em quando frequenta por causa da família.

5 – Nunca frequenta a igreja, mas ainda se considera um crente. ( É A CATEGORIA QUE CRESCE BASTANTE HOJE ) – Evangélico não praticante.
Causas do Nominalismo :

1 - O coração do homem. Ele começa no coração. É uma rebeldia contra o criador. 2 - Há também o fator filosófico certamente também causa impacto, pois as filosofias que estão no nundo relativizam tudo, tiram a punição , descartam a verdade ( então a cosmovisão do crente nominal é quase igual a daquela pessoas que não é cristá ). A convicção e a certeza das pessoas não passa de um fiozinho de palha. 3 - Há o materialismo, há também, que faz com que o indivíduo viva para comprar um carro, uma casa. Há o colapso observado nas cidades, nessa tendência de anonimato, de mudanças de comportamentos , de mundo virtual. As pessoas no meio social, não tem mais aquelas preocupações que haviam nos relacionamentos interpessoais como lealdade. 4 - Uma tendência a intelectualidade, que mina a vida do indivíduo trazendo orgulho. E até mesmo irmãos dentro das igrejas. 5 - Uma teologia mais light, liberal, sem um combate claro a formação de uma identidade cristã que agrade a Deus, forma o cristão nominal.
No livro de genesis temos o primeiro nascimento ( CAIM ) . Será que Adão não ensinou a seus filhos e a maneira correta de adorar a Deus? Falhou ? Adão não aparece em nenhuma menção . É triste vermos que somente um dos sacrifícios pode ser aceito por

Deus. Deus mostrou sua aceitação da oferta de Abel o texto de Hebreus 11:4 diz a razão. Relembrando várias passagens do Velho Testamento, é muito provável que esta oferta tenha sido de forma sobrenatural consumida pelo fogo. Vejamos como estas ofertas eram diferentes:

A. A oferta de Caim foi rejeitada porque ele mesmo não era justo diante de Deus.
Com base nisso irmãos, a Bíblia toda ensina que nada do que nós oferecemos a Deus é aceito se não estivermos corretos diante Dele Hebreus 11:6; Isaías 1:10-15.

B. A oferta de Caim era uma oferta de “Ação de Graças”, apresentando orgulho, e justiça própria.
Abel ao trazer um cordeiro, estava confessando sua necessidade de uma “oferta pelo pecado”. A sua oferta apontava para Cristo como sendo o Cordeiro de Deus que morreu pelos pecadores.

Isto demonstrou sua fé no Salvador que viria.

A diferença de culto, de ofertas entre Caim e Abel pode ser vista em todas as épocas da história. Os Publicanos e Fariseus nos dão um retrato disto no Novo Testamento Lucas 18:9-14. O “caminho de Caim” Judas 11 é o caminho da salvação através das obras e da religião.

O NOSSO PROBLEMA

O nosso problema é querer fazer as coisas certas, mas de qualquer forma. Chegamos para a igreja, achando que é possível estar aqui e cumprir uma rotina, mas sem entender os princípios do que é o culto. O fato de Deus não atentar para a oferta de Caim, não é porque os frutos estavam estragados, mas porque o que Caim tinha no coração, não fazia bem PRA ELE MESMO. Tanto que Deus lhe dá um conselho: “Se procederes bem, não é certo que serás aceito?”.
Se quisermos ter a nossa adoração recebida pelo o Senhor precisamos andar em santidade , assim como fez Abel e alcançou testemunho de que era justo. Hebreus 11:4 Pela fé Abel ofereceu a Deus um sacrifício superior ao de Caim. Pela fé ele foi reconhecido como justo, quando Deus aprovou as suas ofertas. Embora esteja morto, por meio da fé ainda fala. Hebreus 11:4

CONCLUSÃO :

Nossa identidade é demosntrada com aquilo que oferecemos a Deus. Nossa identidade não pode ficar ofuscada pelo pecado, pelo nominalismo, pelas formas pagãs que invadem a vida, e deturpam o culto a Deus.

Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças. Deuteronômio 6:5

PERGUNTAS PARA DISCUSSÃO

• Já percebeu que sua vida cristá pode entrar num comodismo e num formalismo religioso ?

• Como é que enfrenta este tendente força ?

• O que é que pode fazer para que seu culto seja agradável a Deus como um cheiro suave ?

• Sem julgamentos, o que você pode fazer para auxiliar alguém a sair do nominalismo religioso ?

04/09/2018