HOME   -   NOTÍCIAS   -    BOLETINS E JORNAIS   -   FOTOS    -   ÁUDIO SERMÕES   -    ESTUDOS PGS   -    DOAÇÕES E CONTATO

INSTITUCIONAL     -     O QUE CREMOS     -     PASTORES     -     MINISTÉRIOS     -     ESCOLA BÍBLICA     -     SOUNDBYTES     -     COMO CHEGAR

  NOTICIAS E AGENDA   |   Fique ligado na programação da nossa igreja  
   
 

 UM SÓ SENHOR, UMA SÓ FÉ, UM SÓ BATISMO
 


 

O Deus que concede perseverança e animo dê a vocês um espírito de unidade, segundo Jesus Cristo, para que com um só coração e uma só voz vocês glorifiquem ao Deus Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Rm.15.5

INTRODUÇÃO

A primeira parte do capítulo 15 de Romanos continua com as instruções dos capítulos anteriores, mostrando a aplicação prática nas relações entre irmãos. Se entendemos que vivemos numa comunidade de cristãos responsáveis, temos que lidar UNS COM OS OUTROS em AMOR. Se entendemos quer vivemos numa comunidade de cristãos responsáveis, temos que saber PROTEGER UNS AOS OUTROS ATRAVÉS DO AMOR. Se entendemos que vivemos numa comunidade de cristãos responsáveis, temos que construir acesso ao coração dos nossos IRMÃOS. E como isso acontece irmãos ? Fortes e Fracos juntos.

DESENVOLVIMENTO

Os fortes ( biblicamente falando não são os que se destacam socialmente – politicamente – economicamente ) – mas os que conseguiram superar as suas fraquezas ( pecados ) , os fortes são os que estão em combate contra o pecado. Os fortes ( não são necessariamente os mais antigos na igreja, os mais conhecedores da bíblia, os que vencem as competições de versículos, mas sim os MAIS ATIVOS E mais PREPARADOS ESPIRITUALMENTE ) . Os fortes podem até ser os mais antigos de conversão, mas se são fortes, é por que souberam aproveitar o tempo e conseguiram se estabilizar espiritualmente na vida cristã. Os que já venceram as crises iniciais da vida cristã ( independente do tempo de casa) , e estão se desenvolvendo de acordo com os seus dons espirituais e talentos naturais, estão preocupados com os FRUTOS, com o COMBATE ao pecado, Com a INTEGRAÇÃO das pessoas, com o CRESCIMENTO das pessoas, e com a EVANGELIZAÇÃO DE SEUS AMIGOS. Os fortes são aqueles que não se deixaram vencer pelas armadilhas de satanás, SEJAM ELES NOVATOS OU ANTIGOS NA FÉ. Paulo com isso afirma, que o verdadeiro amor fraternal é o que sustenta e garante a estabilidade do cristão no serviço do Senhor .

Paulo afirma que o verdadeiro amor fraternal, é aquele que MANTÉM o cristão em CURSO na sua seara .
Paulo se inclui na categoria de forte. Usa a primeira pessoa do plural “NÓS”.

Vejamos como a nossa identidade cristã é demonstrada de uns para com os outros. Rm 15. 1 a 6 ( leia o texto com seu PG )
1- Devemos edificar o próximo 1-6 ( E NÃO DESTRUÍ-LO)

Os fortes devem suportar os fracos (versículo 1). Devem mostrar compaixão, compreensão, paciência e tolerância para com os irmãos que não entendem a vida cristã ainda. Devem ser exemplos. Eles estão dando passos. Estão começando na caminhada da fé, estão resvalando, caindo e em algumas situações FRACASSADOS. Temos que ajuda-los e não CONDENDENÁ-LOS.

Quando se trata de edificação, devemos agir para agradar e ajudar o nosso próximo, colocando os interesses dele acima dos nossos (versículo 2). Jesus deu o perfeito exemplo quando colocou os interesses dos homens pecadores acima de seus próprios (versículo 3). Depois de citar a profecia de Salmo 69:9 no versículo 3, Paulo acrescenta um comentário sobre o valor do Antigo Testamento. As Escrituras servem para nos ensinar e nos dar consolação e esperança ( versículo 4).

Quando conseguimos ser assim irmãos – Nossa igreja passa a experimentar o que é UM SÓ SENHOR. Um só Senhor, significa que NÃO NOS ASSENHORAMOS dos ideais da IGREJA. Que deixamos o GOVERNO DE JESUS CRISTO atuar.

Ou seja – A IGREJA NÃO SE SUBDIVIDE ENTRE FORTES E FRACOS – Mas sim entre FORTES E FRACOS JUNTOS num mesmo exército. Por isso queridos é que JESUS CRISTO mesmo é o exemplo disto. Sendo Deus, não usurpou ser Deus, mas esvaziou-se a si mesmo.

Enquanto estivermos inflados com as nossas posições, não daremos lugar ao outro e nos tornamos mais isolados. Enquanto estivermos inflados das nossas realizações, não serviremos para o próximo, e servir ao próximo – da forma certa - dá extrema alegria. Enquanto estivermos inflados com as nossas posições extremadas, não conseguiremos olhar para o fraco e ajuda-lo, iremos JULGÁ-LO.

APLICAÇÃO

NOSSA IDENTIDADE CRISTÃ É DEMONSTRADA NO CUIDADO MÚTUO.

Todos queremos ser fortes, todos queremos vencer, mas usamos via de regra os métodos errados as forças humanas, para alcançar esta posição que só pode ser alcançada de maneira Espiritual. A força para ser um verdadeiro vencedor, vem de nossa dependência de Deus. Jovens, eu lhes escrevi, porque vocês são fortes, e em vocês a Palavra de Deus permanece e vocês venceram o Maligno. 1 João 2:13

A PALAVRA JOVENS – Não está de acordo com a faixa etária cronológica, mas de acordo com a INICIAÇÃO na fé. PAIS ( maduros na fé ) E JOVENS ( novatos na fé ).

Quem são os fracos então ?

Os fracos estão LUTANDO SUAS ANGÚSTIAS , MAS SEM DEUS, SEM CONSOLAÇÃO , E SEM APOIO . Os fracos estão querendo vencer, mas sem RESPEITAR AS REGRAS ( PALAVRA DE DEUS ). Os fracos são os que estão querendo se AUTOAFIRMAR, ao invés de deixar DEUS os defender. Devemos encontrar um meio de ajudá-los e servi-los !

Quando conseguirmos fazer isto, seremos uma igreja madura e responsável

Perceberemos que poderemos desfrutar do que a Bíblia dia. Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo. Ef.4.5

“O Deus que concede perseverança e animo dê a vocês um espírito de unidade, segundo Jesus Cristo, para que com um só coração e uma só voz vocês glorifiquem ao Deus Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Rm.15.5”

PERGUNTAS PARA O PG

• Quais dificuldades enfrenta para ajudar e ser ajudado na vida cristã? Sente falta de amor ao ajudar alguém ? Lembre-se DESAMOR está para LEGALISMO religioso.
• O que gostaria que acontecesse para poder experimentar Ef.4.5 ?
• Considera-se em fase de crescimento ou declínio espiritual ?
• Considere “ADOTAR” alguém em oração. Depois de um tempo de oração,. comunique isto a pessoa. Seja gentil e discreto, afirmando que está disposto a apoiar este irmão (ã). O amor quebra barreiras e nos aproxima uns dos outros.
• Considera que pequenos gestos espirituais, podem fazer grande diferença ?

01/10/2018