HOME   -   NOTÍCIAS   -    BOLETINS E JORNAIS   -   FOTOS    -   ÁUDIO SERMÕES   -    ESTUDOS PGS   -    DOAÇÕES E CONTATO

INSTITUCIONAL     -     O QUE CREMOS     -     PASTORES     -     MINISTÉRIOS     -     ESCOLA BÍBLICA     -     SOUNDBYTES     -     COMO CHEGAR

  NOTICIAS E AGENDA   |   Fique ligado na programação da nossa igreja  
   
 

 CRISTO: A ROCHA ETERNA
 


 

1 Porque não quero, irmãos, que vocês ignorem o fato de que todos os nossos antepassados estiveram sob a nuvem e todos passaram pelo mar. 2 Em Moisés, todos eles foram batizados na nuvem e no mar. 3 Todos comeram do mesmo alimento espiritual. 4 e beberam da mesma bebida espiritual; pois bebiam da rocha espiritual que os acompanhava, e essa rocha era Cristo.

INTRODUÇÃO

Bênçãos divinas e privilégios não garantem que alguém “ganhe a corrida”. Ao mesmo tempo, comparando o povo de Deus com o povo de Israel, ninguém pode dizer que eles falharam em terminar a corrida porque eles não foram adequadamente providos. Deus deu tanto ao povo de Israel no passado , como ao povo de Deus, todos os recursos necessários para vencer a corrida. Paulo então enfatiza que aqueles que não conseguiram entrar na terra prometida foram aqueles que falharam em se apropriar das provisões de Deus. DEUS ESTÁ DANDO INÚMERAS PROVISÕES – Nossas insistentes distrações impedem-nos de andar, de seguir ... Mais do que isso, aqueles que não conseguiram entrar na terra prometida eram aqueles que não tinham autodisciplina e que caíam devido à sua independência. Nos versículos 6-10, Paulo identificará os pecados específicos que assolaram os antigos israelitas, resultando em sua incapacidade de agradar a Deus e de possuir a terra de Canaã ( LEIA COM O SEU PG ) . Cada um desses fracassos aponta para um pecado que é proeminente na igreja de Corinto dos dias de Paulo, bem como em nossa igreja hoje.

DESENVOLVIMENTO

DESTAQUE 1 - Nós fomos retirados do reino das trevas e habitamos o território da luz, tendo sido conduzidos pela nuvem de Deus, sobrevivido a todo tipo de tempestade e batizados pelo Espírito Santo na nossa conversão. Portanto, o único manjar que nos deve dar prazer é o manjar de Deus. A fonte do nosso alimento é Cristo. Não podemos colocar nenhum desejo acima da glória de Deus. Se o fizermos, estaremos sendo idólatras, ao trocar nosso prazer em Deus pela satisfação desses desejos. Qualquer coisa que façamos e que nos afasta dele é idolatria. Assim, atitude de idolatria é qualquer ação que toma o lugar do nosso amor por Cristo.
DESTAQUE 2 - Deus nos tornou livres e temos o dever de manter a nossa liberdade. Essa liberdade não é uma autorização para uma vida imoral, como a sociedade em que vivemos. A preservação dessa liberdade quer dizer que devemos olhar para a vida de modo responsavelmente crítico. Ninguém pode pensar e ninguém pode decidir por nós mesmos. O cristão vai durante a sua vida, conquistanto a consciência de cuidar de si mesmo, e a responsabilidade de se desenvolver de acordo com a santa e eterna palavra de Deus. Por isso , em todas as nossas ações devemos considerar as consequências. Quando abrimos concessões aos padrões do nosso tempo, por mais “lógicos” que pareçam, ESCANCARAMOS uma grande porta para um retorno ao que não nos pertence mais.

APLICAÇÃO

Há uma lenda judaica que diz que os HEBREUS carregaram por todo tempo de sua peregrinação o pedaço de pedra que Moisés feriu no deserto. A lenda afirma, que todas as vezes que povo tinha sede, o povo vinha e buscava água desta pedra. UMA LENDA ! O texto que lemos em I Cor 10. 3 e 4 afirma:

3 Todos comeram do mesmo alimento espiritual 4 e beberam da mesma bebida espiritual; pois bebiam da rocha espiritual que os acompanhava, e essa rocha era Cristo.

Deus não quer que os que bebem do cálice, que representa a morte e o sangue de Jesus derramados em nosso favor, que nos deu de beber da graça de Deus, venham a misturar o seu líquido com a lama que unta os padrões deste mundo. E mais a Bíblia diz que Jesus é uma ROCHA INABALÁVEL – Você pode colocar nele a sua confiança. Confiem para sempre no Senhor, pois o Senhor, somente o Senhor, é a Rocha eterna. Is 26.4. Confiança em Jesus Cristo , não quer dizer fuga da vida. Significa SALVAÇÃO ETERNA.
PERGUNTAS PARA O PG

• Quais devem ser as atitudes desenvolvidas antes do MEMORIAL DA CEIA DO SENHOR ? Como é que você se prepara para a ceia ?

• De acordo com o que foi pregado e estudado aqui no PG: O que é idolatria ? Já enfrentou o dilema de se ver idolatrando algo ou alguém ? Como conseguiu identificar e ficar livre disso ?

• De que forma que lida com a sua liberdade cristã ? O que Deus tem te feito lembrar quanto ao mau uso do tempo, das redes sociais, etc... Tem conseguido fazer bom uso de sua liberdade ?

• De que forma Deus tem moldado a sua vida, através da sua Palavra ? Está aberto as mudanças que o Senhor quer realizar ?



06/10/2018