HOME   -   NOTÍCIAS   -    BOLETINS E JORNAIS   -   FOTOS    -   ÁUDIO SERMÕES   -    ESTUDOS PGS   -    DOAÇÕES E CONTATO

INSTITUCIONAL     -     O QUE CREMOS     -     PASTORES     -     MINISTÉRIOS     -     ESCOLA BÍBLICA     -     SOUNDBYTES     -     COMO CHEGAR

  NOTICIAS E AGENDA   |   Fique ligado na programação da nossa igreja  
   
 

 AMPLIANDO O LUGAR DA TENDA I E II ?
 


 

INTRODUÇÃO

Mais do que comportamentos educados, ou regras de etiqueta, Jesus quis que seus ouvintes internalizassem os valores do Reino de Deus. Mais do que querer que seus discípulos impressionassem no cenário público, Jesus quis que seus ouvintes soubessem que há um Deus que os via nas pequenas ações do dia a dia. Sendo vistos ou não pelos outros. A vida daqueles que diziam conhecer a Deus - no ambiente religioso na época - deveria refletir mais do que um ENCICLOPEDISMO RELIGIOSO, - mais do que REGRAS DE CONDUTA SOCIAIS – MAIS DO QUE ORAÇÕES REPETIDAS E RITOS RELIGIOSOS. Deveria refletir valores do REINO DE DEUS. O PRIMEIRO A SER CONSIDERADO É : HUMILDADE. DESENVOLVIMENTO

O QUE É O REINO DE DEUS ? Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo. Romanos 14:17

No texto acima há um contraste entre aquilo que você pode adquirir e desfrutar (comida e bebida), com aquilo que é uma dádiva de Deus – Justiça – para viver uma vida interior plena. – PAZ e ALEGRIA – que são condições essenciais para a vida humana. Quando aqui cito o termo “valores do Reino”, conforme a bíblia nos ensina, posso afirmar que é uma condição que está refletida no caráter interior, e que tem como evidência algo que dirige e governa também a conduta exterior. Em Mateus 5.27 a 32 a lei condenava o adultério; Jesus condenou o apetite pecaminoso. Em Mateus 5.21 a 26 a lei condenava o assassinato; Jesus condenava a ira como pecado. A legislação tem a ver com a conduta que pode ser controlada – É LIMITADA. A ira pertence, não à esfera da conduta externa, mas à da atitude e do caráter . O que isto quer dizer: “posso obedecer legalmente a um padrão externo ( lado da aparência), e ainda assim internamente estar cheio de ira, vingança e apetites pecaminosos (essência).”

A HUMILDADE É VIERTUDE ESSECIAL À VIDA CRISTÃ.

APLICAÇÃO 1 – É preciso estar disposto a abandonar o orgulho baseado em sua justiça própria, para que Deus possa realizar uma obra de poder na sua vida.

Quando uma pessoa demonstra abnegação, ela TOMOU LIVREMENTE uma decisão de ABRIR mão de algum comportamento ou alguma coisa que a impedia do encontro de algo maior do que Ela mesma. Desta forma a abnegação remete a uma forma de sacrifício, como o ato de ignorar os seus próprios interesses. Exemplos disso vemos muito no comportamento de algumas mulheres quando tem o seu primeiro filho : “ A mãe que abre mão da sua carreira – SACRIFICANDO A CARREIRA PROFISSIONAL – para criar o seu filho.” Ela viu que haveria um benefício maior – pode fazer isto – para oferecer ao filho 100 % de si mesma. A abnegação tem no NT. um sentido positivo, e vemos como Jesus requereu isso dos seus discípulos .... A abnegação ascética está intimamente relacionada com o ascetismo, que é uma atitude de negação, renúncia ou abstenção dos prazeres e de coisas materiais, com o objetivo de alcançar um alvo maior que é a perfeição moral ou a perfeição espiritual. E TODOS OS CRISTÃOS TEM UMA VOCAÇÃO PARA O ASCETISMO, pois o chamado de Jesus é um chamado para uma vida de RECUSAS às ofertas e propostas sedutoras do mundo. OS EVANGELHOS ENSINAM ISTO O TEMPO TODO. Abrir mão das VANTAGENS - Abrir mão dos PRIVILÉGIOS - Abrir mão de se DAR BEM na vida.
Jesus neste texto que lemos ensina ainda sobre aquele grande convite que “um certo homem” fez, para aquele grande banquete. Esta parábola é bem semelhante a parábola do REI que CELEBROU AS BODAS do seu filho em Mt. 22 Estes convidados são uma referência DIRETA ao povo de Israel, que de acordo com o Antigo Testamento foram instruídos para que se preparassem para a chegada do Messias. Algumas referencias a profecias cumpridas sobre JESUS.

1 - JESUS – DESCENDÊNCIA DE ABRAÃO.

Gênesis 18:18 12:3 – Visto que Abraão certamente virá a ser uma grande e poderosa nação e nele serão benditas todas as nações da terra?
Cumprimento
Atos 3:25 Mateus 1:1 Lucas 3:34 – Vós sois os filhos dos profetas e da aliança que Deus fez com vossos pais, dizendo a Abraão: Na tua descendência serão benditas todas as nações da terra.

2 - O MESSIAS DESCENDERIA DA TRIBO DE JUDÁ
Profecias
Gênesis 49:10 – O cetro não arredará de Judá, nem o bastão de autoridade de entre seus pés, até que venha Siló e a ele obedecerão os povos.
Cumprimento
Lucas 3:33 Mateus 1: 2-3 – Filho de Animadabe, filho de Admim, filho de Arni, filho de Esrom, filho de Farés, filho de Judá.

3 - SERIA HERDEIRO DO TRONO DE DAVI
Profecia feita em 700 anos ... em 625 à 586 anos e outra em quase 1000 anos antes de Cristo.
Isaías 9:7 11:1-5 2Samuel 7:13 Jeremias 23:5 Salmo 132:11– Do aumento do seu governo e paz não haverá fim. Reinará sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, para o estabelecer e o fortificar em retidão e justiça, desde agora para sempre. O zelo do Senhor dos Exércitos fará isto.
Cumprimento
Mateus 1:1 1:6 – Livro da genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, livro de Abraão.

4 - UM MENSAGEIRO ANUNCIARIA A VINDA DO MESSIAS
Profecia feita em 800 anos de Cristo.
Isaías 40:3 – Preparai o caminho do Senhor; endireitai no ermo vereda a nosso Deus.
Cumprimento
Mateus 3:1 – Naqueles dias, apareceu João Batista pregando no deserto da judéia e dizia: Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus.

5 - O LUGAR DE NASCIMENTO DO MESSIAS
Profecia feita em 738 a 698 antes de Cristo.
Miquéias 5:2 – Mas tu, Belém Efrata, posto que pequena entre milhares de Judá, de ti me sairá aquele que há de reinar em Israel e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.
Cumprimento
Mateus 2:1 Lucas 2:4-7 – Tendo Jesus nascido em Belém da Judéia, no tempo do reis Herodes, vieram uns magos do Oriente a Jerusalém.
Jesus exemplificou a ABNEGAÇÃO e a dedicação PACIFISTA, a dedicação em CRESCIMENTO DISCIPULAR, em SANTIDADE em ABNEGAÇÃO ASCÉTICA , quando chamou os seus discípulos nos versículos 26 e 27.

A RESISTÊNCIA A JESUS HOJE :
Para os nossos dias, o Reino de Deus entre nós que somos alcançados pela graça, é motivo de festa, júbilo e regozijo. Porém, muitos se privam desse banquete porque preferem estar ocupados com outras coisas que julgam ser mais importantes.

APLICAÇÃO Humildade e Abnegação são VALORES FUNDAMENTAIS para a vida cristã. Não haverá cristianismo sem humildade. Não haverá cristianismo sem Abnegação. As tendas não sem ampliam enquanto não houver evidências claras dos valores do Reino de Deus no coração do crente.

PERGUNTAS PARA O PG
• Como é possível ampliar tendas sem os valores fundamentais do Reino de Deus ?
• Como tem conseguido vencer as situações de obstruções a humildade e abnegação ?
• O discípulo de Jesus é mais do que um aluno de EBD. É alguém que escolheu todos os dias viver os valores do Reino de Deus. Aprende na fonte que é Cristo. Como está a sua relação pessoal com Deus ? Está num relacionamento vivo e dinâmico ? O que te impede ?
• O discípulo é interessado em ver as TENDAS se AMPLIAREM. Se esforça e faz o trabalho em ALTA PERFORMANCE para a GLÓRIA DE DEUS. Está neste nível de ação ?
• De que forma este tema tem desafiado você a vencer suas dificuldades ?
• Há diferença entre CONVERTIDO e DISCÍPULO ?

03/12/2018