HOME   -   NOTÍCIAS   -    BOLETINS E JORNAIS   -   FOTOS    -   ÁUDIO SERMÕES   -    ESTUDOS PGS   -    DOAÇÕES E CONTATO

INSTITUCIONAL     -     O QUE CREMOS     -     PASTORES     -     MINISTÉRIOS     -     ESCOLA BÍBLICA     -     SOUNDBYTES     -     COMO CHEGAR

  NOTICIAS E AGENDA   |   Fique ligado na programação da nossa igreja  
   
 

 ENTRAI PELA PORTA ESTREITA
 


 

INTRODUÇÃO :

Quando Jesus no sermão do monte, aborda esta questão das portas, e desses dois caminhos que levam a porta ESTREITA ou LARGA, é importante entender que “Portas” era um assunto que os judeus conheciam muito e estavam bem familiarizados. A CIDADE DE JERUSALÉM ERA CERCADA POR PORTAS

Naquele dia se entoará este cântico na terra de Judá: Temos uma cidade forte, a que Deus pôs a salvação por muros e antemuros. Abri as portas, para que entre nelas a nação justa, que observa a verdade. Isaías 26:1,2 Continuamente reconstruída sobre as suas próprias ruínas, Jerusalém permanece hoje como a cidade eterna do mundo, e comparada à nova Jerusalém, que marcará a consumação dos séculos! Conforme o texto de Apocalipse 21. 10 a 15 E levou-me em espírito a um grande e alto monte, e mostrou-me a grande cidade, a santa Jerusalém, que de Deus descia do céu. E tinha a glória de Deus; e a sua luz era semelhante a uma pedra preciosíssima, como a pedra de jaspe, como o cristal resplandecente. E tinha um grande e alto muro com doze portas, e nas portas doze anjos, e nomes escritos sobre elas, que são os nomes das doze tribos dos filhos de Israel. Do lado do levante tinha três portas, do lado do norte, três portas, do lado do sul, três portas, do lado do poente, três portas. E o muro da cidade tinha doze fundamentos, e neles os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro. E aquele que falava comigo tinha uma cana de ouro, para medir a cidade, e as suas portas, e o seu muro. Ap. 21:10-15

AS PORTAS DE JERUSALÉM

De acordo com a Bíblia, as portas da cidade santa, comumente utilizadas naqueles dias eram de bronze Sl 107.15,16, de ferro At 12.10, e de madeira Ne 3.6. As portas da cidade eram os lugares de maior afluência do povo, para conversas, passatempos, ou negócios conforme os textos de Pv. 31.23; Jó 29.7; Am 5.10-12. Nas portas da cidade discutiam-se os processos judiciais Dt. 17.5, A leitura da Lei de Deus Ne 8.1-3.

Como não havia praças nas antigas cidades da Palestina, o povo se concentrava junto às portas, que começaram, desde então, a ser sinônimo de lugar público. Na época das guerras, a guarnição de defesa era redobrada junto às portas; pois quando se conquistavam as portas era sinal de que a cidade fora subjugada! Das doze portas do período bíblico, hoje existem apenas oito, porém com outros nomes: 1 – Porta Nova ; 2 – Porta de Damasco; 3 – Porta de Herodes; 4 – Porta de Santo Estevão; 5 – Porta Dourada; 6 – Porta de Sião; 7 – Porta dos Mouros; 8 – Porta de Jafa A Bíblia quando trata a respeito da reconstrução dos muros de Jerusalém, no Antigo Testamento no livro de Neemias, menciona as doze portas da cidade com os seus nomes: 1 – Porta do Gado; 2 – Porta do Peixe (Porta de Damasco); 3 – Porta Velha (Porta de Jafa); 4 – Porta do Vale; 5 – Porta do Monturo; 6 – Porta da Fonte; 7 – Porta do Cárcere; 8 – Porta das Águas; 9 – Porta dos Cavalos; 10 – Porta Oriental; 11 – Porta de Mifcade (da Atribuição); 12 – Porta de Efraim Cada uma dessas portas , com seus símbolos tem como pano de fundo também, para nós sentido espiritual, mas não vamos nos deter nisso hoje. Quero diante disso uma vez mais pensar com você que o termo porta é usada na Bíblia como um desafio ou oportunidade que surge a frente da pessoa, sempre utilizando neste caso uma figura. .

• Em Gênesis 4.7 Deus diz para Caim: “O pecado jaz a tua porta.”

Significa que o pecado que ele cometeu matando seu irmão Abel, está diante dele, o acusando-o através da sua consciência.

• Nos Salmos 141.3 diz: “Põe ó Javé, um guarda à minha boca; vigia a porta dos meus lábios”
“PORTA DOS MEUS LÁBIOS” é uma referência a boca, as palavras ditas. O salmista pede que Deus o ajude a guardar a sua boca de falar coisas que não convém.

• Em Provérbios 26:14 o termo PORTA é aplicado e usado em analogia ao preguiçoso, pois a porta vai para lá e para cá e não sai do lugar, assim é o preguiçoso : “Como a porta se revolve nos seus gonzos, assim o faz o preguiçoso na sua cama.”

• O texto de Mateus 7:13 Aponta o caminho para a vida eterna usando o termo porta estreita, significando que a pessoa deve deixar as bagagens da vida mundana do lado de fora da porta.
Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; Mt. 7.13

PORTA LARGA E ESTREITA

Logo depois de ter ensinado muitas coisas boas no sermão do monte, Jesus apresenta nestes dois versículos, um ponto importante. Aqui há uma mudança de tom, muito séria. Ele coloca essas duas portas de uma forma muito clara e dramática. Todos podemos imaginar estas portas.

Este ponto da mensagem é uma APLICAÇÃO - Diante de tudo que se ensinou no sermão do monte.

ESTE DEVERIA SER O TIPO DE VIDA QUE ELES DEVERIAM VIVER. – Um tipo de vida completamente diferente daquela vivida por muitos deles. Jesus mostra com isso que a justiça dos seus discípulos deveriam ser muito superior a dos escribas e fariseus.
O QUE VOCÊS FARÃO COM O QUE ACABO DE PROPOR ?

Este é o ponto mais importante aqui, pois Jesus usa o termo conhecido na tradição Judaica, o termo PORTAS – e o reduz a apenas 2 ( LARGA E ESTREITA ) .

Jesus define a vida representada por uma porta estreita, apertada desde os seus primeiros movimentos. Ela não é larga no início para se tornar estreita. Ela é estreita desde o começo. A PRÓPRIA ENTRADA É ESTREITA, E O CAMINHO É ESTREITO.
Esta porta estreita desaparece para aqueles que se deixam envolver pelo mundanismo, pelo secularismo. Jesus Cristo não engana ninguém apresentando as facilidades , para depois surpreender as pessoas com as dificuldades. Ele não mente para os seus discípulos .
O Evangelho não é uma TOCAIA. O Evangelho não é uma armadilha que pega o sujeito desprevenido. Não .. Já é avisado desde o início, que a porta é apertada, que o caminho é estreito. Para se tornar um seguidor de Jesus, o indivíduo tem que fazer escolhas desde o início, e não vai dar pra entrar no céu de qualquer jeito. Será sim mediante arrependimento e fé, mas tem que ficar muita coisa do lado de fora.

Todo o seu materialismo ; Todo o seu egoísmo ; Todo o seu hedonismo; Todo o seu esoterismo; Todo o mundanismo
Por isso que contrariando o pensamento UNIVERSALISTA – Contrariando o pensamento INCLUSIVO. Jesus ensinou sobre uma separação eterna QUE OCORRERA, mas que a entrada para a eternidade é estreita, e que há um preço a ser pago , mas isso vai depender da escolha de cada pessoa.

Este caminho me faz pensar o seguinte: Jesus Cristo apresenta um único caminho, que não pode ser vivido de qualquer forma. Uma coisa é abandonar as pessoas, abandonar a multidão e viver uma vida hipócrita. O Dr. Martin Loyd Jones afirma que uma coisa é abandonar as multidões, e outra é abandonar o caminho das multidões.

O movimento chamado MONASTICISMO teve como proposta uma vida ascética, isolada do mundo, mas se apresentou como uma falácia, pois a ideia era : se abandonarmos as pessoas do mundo, abandonando as multidões, deixariam de lado o espirito do mundo, mas isso não é verdade. É uma grande inverdade pensar que com o afastamento das pessoas, o coração ficará curado. NA cela isolado em que o indivíduo estiver, o mundanismo pode se manifestar em seu coração.O evangelho é a humilhação do eu. Necessário é nascer de novo.

CONCLUSÃO

JESUS CRISTO É A PORTA para a salvação, ou ele é o único caminho que pode te levar a vida eterna, mas você tem que tirar os seus PÉS do caminho largo.

O Caminho largo é o caminho do DESCOMPROMISSO.

O Caminho largo é o caminho do LIBERALISMO.

O Caminho largo é o caminho do preguiçoso.

Eu sou a porta; se alguém entrar a casa; o filho fica entrará e sairá, e achará pastagens. João 10:9 E O Senhor Jesus Cristo te convida : “ENTRAI PELA PORTA ESTREITA”

Entrar na porta Estreita significa optar pela EXCLUSIVIDADE. Para entrar pela porta estreita é necessária uma ATITUDE DE FÉ Manter-se na porta Estreita significa . COMPROMISSO COM O MINISTÉRIO – Compromisso em amar o próximo. Manter-se na porta Estreita significa NÃO OLHAR PARA TRÁS. Manter-se na porta Estreita significa COMPROMISSO COM A SANTIFICAÇÃO PROGRESSIVA.
Saia do CAMINHO LARGO. Entrai é IMPERATIVO AFIRMATIVO.

Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; Mt. 7.13 APLICAÇÃO :

• EM QUE CAMINHO VOCÊ SE ENCONTRA ?

• ESTÁ CAMINHANDO PELA FÉ ?

• ESTÁ DISPOSTO A PAGAR O PREÇO DE ABANDONAR SEUS MAUS CAMINHOS ?

• COMO ENCARA O FATO DE JESUS DIZER QUE É NECESSÁRIO ENTRAR PELA PORTA ESTREITA E TRILHAR UM “CAMINHO” ESTREIRO. Ou seja : entrar e ficar no caminho ?

• FICA IMPLÍCITO QUE PARA ANDAR NESTE CAMINHO É NECESSÁRIO COMPROMISSO COM A SANTIDADE E PUREZA DE ALMA. Está disposto a isso ?



18/02/2019