HOME   -   NOTÍCIAS   -    BOLETINS E JORNAIS   -   FOTOS    -   ÁUDIO SERMÕES   -    ESTUDOS PGS   -    DOAÇÕES E CONTATO

INSTITUCIONAL     -     O QUE CREMOS     -     PASTORES     -     MINISTÉRIOS     -     ESCOLA BÍBLICA     -     SOUNDBYTES     -     COMO CHEGAR

  NOTICIAS E AGENDA   |   Fique ligado na programação da nossa igreja  
   
 

 BARNABÉ MANIFESTA A GLÓRIA DE DEUS
 


 

INTRODUÇÃO/ CONTEXTO

Mas o que é a Glória de Deus ?
A Glória de Deus. Glória, kabod em hebraico, pode significar majestade, esplendor, presença divina e está relacionada à santidade e à manifestação visível de Deus. A maior parte das ocorrências, dessa palavra, no Antigo Testamento está relacionada diretamente à autorrevelação de Deus e ao seu desejo de habitar entre os homens. No Novo Testamento, Jesus é a glória visível do Pai. Jesus, o Filho único de Deus, que tinha a mesma glória do Pai, se fez homem e entregou sua vida para nos redimir de toda acusação do pecado. Ele se fez pecado em nosso lugar, nos reconciliando com Deus, para o louvor da Sua glória! Hoje, a glória de Deus é revelada por meio de nós, os filhos, resgatados das trevas para a luz. Mas quem é que irá manifestar a Glória de Deus ? LEIA EFÉSIOS 1.11, 12. Viver para a glória de Deus é manifestar a presença divina em todos os lugares por onde passamos; é ter características de Deus, que nos escolheu para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença. No Novo Testamento há um homem piedoso chamado BARNABÉ. Barnabé foi generoso. A primeira citação do nome deste homem diz que ele vendeu um campo e doou o dinheiro para ajudar os irmãos necessitados na igreja em Jerusalém LEIA ATOS 4.32 a 37

Este ato foi um exemplo da atitude altruísta e generosa que marcava os cristãos primitivos. Deram liberalmente para ajudar uns aos outros. Diferentemente do egoísmo e do interesse próprio que domina a vida de muitas pessoas, Barnabé e outros discípulos no início da igreja mostraram o amor sacrificial que Jesus ensinou.

BARNABÉ DEMONSTROU ATITUDE ALTRUÍSTA. Pensando na necessidade do outro E DO REINO DE DEUS. Isso é manifestar a GLÓRIA DE DEUS.

Os cristãos de Jerusalém estavam desconfiados sobre Saulo, muitos achavam que ele era um espia. Então Barnabé convenceu-os que Saulo era um cristão verdadeiro. Barnabé lhe deu seu voto de confiança e os apóstolos em Jerusalém aceitaram sua recomendação (Atos 9:26-30).
BARNABÉ NÃO FOI OMISSO. Se alegrou em dar testemunho em favor de Paulo.

BARNABÉ MUDOU A HISTÓRIA DE UMA PESSOA – FOI ATIVO E NÃO SE DEIXOU LEVAR PELAS FOFOCAS. Pelo que o senso comum dizia a respeito de Saulo. Há quem diga que aqui BARNABÉ ( SEM SABER ) MUDA A HISTÓRIA DA IGREJA PRIMITIVA.

Foi um passo importante na carreira de Paulo. Depois disso Paulo pregou a muitas pessoas em diversas nações e escreveu 13 dos 27 livros do Novo Testamento! APOIE – AJUDE – ABENÇOE O PRÓXIMO – DÊ TESTEMUNHO – ALEGRE-SE COM O CRESCIMENTO DO EVANGELHO ATRAVÉS DE UM NOVO CONVERTIDO.

CONCLUSÃO:

Mas quem é que irá manifestar a Glória de Deus ?

OS SALVOS POR JESUS CRISTO – Os crentes em JESUS CRISTO. O homem e a mulher, criados a imagem e a semelhança do Criador, foram destinados para manifestar a glória de Deus. Ambos viviam na presença do Eterno diariamente e estavam vestidos de glória e de honra
Fizeste-o, no entanto, por um pouco, menor do que Deus e de glória e de honra o coroaste. Salmos 8:5

PERGUNTAS PARA REFLEXÃO :

1 – O que Deus ministrou através desta palavra ?

2 – Como é possível se livrar do FATALISMO e do PESSIMISMO ?

3 – O que você pode fazer para desenvolver atitudes como BARNABÉ?

4 – Jesus Cristo é o mesmo ontem, e hoje e eternamente. Confia que Jesus pode transformar a sua vida e se tornar um CONSOLADOR ?

01/09/2020