HOME   -   NOTÍCIAS   -    BOLETINS E JORNAIS   -   FOTOS    -   ÁUDIO SERMÕES   -    ESTUDOS PGS   -    DOAÇÕES E CONTATO

INSTITUCIONAL     -     O QUE CREMOS     -     PASTORES     -     MINISTÉRIOS     -     ESCOLA BÍBLICA     -     SOUNDBYTES     -     COMO CHEGAR

  NOTICIAS E AGENDA   |   Fique ligado na programação da nossa igreja  
   
 

 SERMÃO DO MONTE 3
 


 

INTRODUÇÃO
Se eu pudesse resumir, tudo o que falei até aqui sobre o Sermão do monte, nestes últimos dois domingos, seria
1 – FOMOS RELEMBRADOS COMO CRENTES EM CRISTO DO QUE SOMOS ( BEM – AVENTURADOS )

2 – FOMOS INFORMADOS SOBRE A NOSSA NATUREZA ESSENCIAL ( SAL E LUZ ) E QUE ELA NÃO PODE SER ESCONDIDA – OCULTADA Somos SAL DA TERRA e LUZ DO MUNDO.

Não é o seu nome que precisa ser conhecido.

Não é o meu nome que precisa ser conhecido.

Não é a sua virtude que tem que aparecer.

Ainda que as pessoas te reconheçam ou reconheçam as suas habilidades, os seus dons, os seus talentos.
Toda glória pertence TODA A DEUS.

SUA FAMA e o SEU DESEJO de ser VENERADO e RECONHECIDO são TOXICOS, SÃO VICIANTES. SÃO DESNECESSÁRIOS ... Que tudo isso se parece mais com uma AUTOESTIMA ADOECIDA – Do que o que deveria acontecer no contexto do REINO DE DEUS.
Agora Jesus APRESENTA UM TERCEIRO ELEMENTO QUE É O QUE IREMOS FOCAR AQUI HOJE “ “ESTA É A PALAVRA QUE SUMARIZA A VIDA DAQUELE QUE NASCEU DE NOVO” :
Retidão

E TODO O RESTANTE DO SERMÃO DO MONTE VAI BUSCAR ALINHAR O CRISTÃO AOS PRECEITOS DA PALAVRA APRESENTANDO O TIPO DE VIDA QUE ELE DEVE LEVAR JESUS CRISTO E O ANTIGO TESTAMENTO
Tudo que o Senhor passaria a ensinar estaria em perfeita harmonia com os ensinos do ANTIGO TESTAMENTO. TEMOS AQUI DOIS PONTOS DEFINIDORES :

1 – Jesus quis dizer que tudo que ensinaria daqui por diante estaria em consonância e harmonia com a LEI que eles conheciam.

2 – Jesus quis que todos soubessem que a sua doutrina estaria em total desacordo com os fariseus e com o comportamento dos religiosos oficiais de sua época. CITA DIRETAMENTE ( ESCRIBAS E FARISEUS )

TALVEZ A SUA PERGUNTA AGORA SEJA ? O QUE É A LEI DE DEUS ?

DEFINIÇÃO IMPORTANTE :

Uma expressão do seu caráter

DO QUE É JUSTO, DO QUE É BOM e DO QUE É SANTO.

A lei moral é sintetizada nos Dez Mandamentos.

Lei Cerimonial: se refere a todo sistema religioso praticado no Antigo Testamento (cultos, rituais, etc.).

Lei Civil: tinha o objetivo de regular a vida em sociedade da nação de Israel (regras sociais e criminais).

A QUE LEI JESUS ESTAVA SE REFERINDO ?

A lei de Deus instrui o homem sobre aquilo que ele deve e não deve fazer.

Assim, a lei indica como alguém pode ter uma vida de acordo com o padrão moral aceito por Deus. Essa lei está revelada e registrada de forma especial nas Escrituras.

• A lei SEM A GRAÇA lança luz ao pecado; ela contrasta a perfeita justiça e santidade de Deus com a miséria humana.

• A lei SEM A GRAÇA aponta o erro, condena o pecado e mostra o que deve ser feito. Porém, ela não concede poder para o homem cumprir suas ordenanças.

POR ISSO PAULO EXPLICA QUE ninguém pode ser salvo pelas obras da lei Gálatas 2:16. Todas as pessoas que foram salvas na história da humanidade foram salvas pela graça, mediante a fé

A salvação no ANTIGO TESTAMENTO FOI PELA FÉ NO MESSIAS QUE VIRIA.

A salvação hoje é no MESSIAS QUE JÁ VEIO – E VOLTARÁ.

• A Bíblia ensina que o crente não está debaixo da lei, mas debaixo da graça (Romanos 6:14). Porque o pecado não terá domínio sobre vocês, pois vocês não estão debaixo da lei, e sim da graça. E então? Havemos de pecar porque não estamos debaixo da lei, e sim da graça? De modo nenhum! Romanos 6:14,15

Paulo explica de forma perfeita a relação entre lei e graça. • No entanto, ele não está dizendo que a lei foi anulada, e que os cristãos não possuem qualquer obrigação moral.

• Por desconhecer ou por IGNORAR, a verdadeira relação entre lei e graça, muitos que se dizem CRISTÃOS construíram as suas vidas muito distantes da verdade e da RETIDÃO que Deus espera.

• Entenderam errado a liberdade da salvação pela graça e negam a função da lei moral de Deus. Para elas, o cristão não tem qualquer compromisso com a lei, resultando numa vida de devassidão.

• Essa visão é chamada de Antinomismo. ESTOU SALVO ENTÃO – NÃO TENHO NENHUMA OBRIGAÇÃO MORAL . Outras pessoas enfatizam por demais a lei em detrimento da graça. O resultado é uma distorção completa da doutrina da salvação pela graça.

• O redimido nunca estará sem lei para com Deus

PAULO SUMARIZA O DEVER DO CRISTÃO EM AMAR O PRÓXIMO e demonstrar isso através de uma vida piedosa e repleta de ação:
Levem as cargas uns dos outros e, assim, estarão cumprindo a lei de Cristo. Gálatas 6:2

Pr. Cioli Frickes 1 - JESUS CRISTO ao ensinar, o fez de forma que todos conhecessem seu ensino. NÃO FOI EXCLUSIVISTA. ELE BUSCOU SER O MAIS ABRANGENTE POSSÍVEL NO SEU ENSINO. A segunda lição imediata, com o Sermão do monte :

PERGUNTAS PARA REFLEXÃO :

1 – O QUE DEUS FALOU AO SEU CORAÇÃO NESTA MENSAGEM ?

2 – VOCÊ TEM SE AJUSTADO A LEI DE DEUS ? OU AINDA LUTA COM A SUA PRÓPRIA LEI ?

3 – O QUE É QUE VOCÊ PODE FAZER PARA VIVER TOTALMENTE DEBAIXO DA GRAÇA DE CRISTO – CUMPRINDO COM A LEI DE CRISTO ?

28/09/2020