HOME   -   NOTÍCIAS   -    BOLETINS E JORNAIS   -   FOTOS    -   ÁUDIO SERMÕES   -    ESTUDOS PGS   -    DOAÇÕES E CONTATO

INSTITUCIONAL     -     O QUE CREMOS     -     PASTORES     -     MINISTÉRIOS     -     ESCOLA BÍBLICA     -     SOUNDBYTES     -     COMO CHEGAR

  NOTICIAS E AGENDA   |   Fique ligado na programação da nossa igreja  
   
 

 CEIA DO SENHOR E SEUS DESAFIOS
 


 

Ministração da Palavra culto: Pr. Nágimo Jr

Adoração: Louvemos ao Senhor com todo nosso coração. Edificação na Palavra:

Tema: A CEIA DO SENHOR E SEUS DESAFIOS Texto Base: I CORÍNTIOS 11. 23 a 34

INTRODUÇÃO/CONTEXTO:

A Ceia do Senhor é uma celebração que recorda, que traz à memória, a morte de Jesus na cruz para nos reconciliar com Deus. Um momento de contrição, mas não de tristeza, um momento de quebrantamento, de gratidão, porque a ceia do Senhor fala da prova do amor de Jesus por nós...

Jesus morreu na cruz em nosso lugar. Por sua morte, fomos salvos, recebemos o dom gratuito de Deus que é a vida eterna! Então, a Ceia do Senhor é motivo de júbilo! A morte de Jesus trouxe vida! A salvação foi recebida gratuitamente, como está escrito em Rm 3.24: “Sendo justificados gratuitamente por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus”.

Em Isaias 53: 4 e 5 lemos: “Certamente ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si, e nós o considerávamos como aflito, ferido de Deus e oprimido. – Mas ele foi transpassado por causa das nossas transgressões e esmagado por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos sarados.”

Não somos merecedores do preço pago! Por isso que é dom gratuito de Deus A Ceia do Senhor, é uma celebração que nos traz à memória esse preço que Jesus pagou para a nossa salvação.

Jesus mesmo estabeleceu a Ceia; foi Ele quem ordenou:

“Isto é o meu corpo dado por vocês; façam isto em memória de mim” (Lc 22.19 e20b) e depois disse a mesma coisa, segurando o cálice.: “Este cálice é a nova aliança no meu sangue derramado por vocês.”

DESENVOLVIMENTO

A celebração da ceia do Senhor nos traz alguns desafios; e quero conversar com a igreja sobre alguns deles esta manhã:
...A ceia do Senhor nos traz

UMA MENSAGEM DE VIDA PARA PROCLAMAR

Veja o que está escrito no v.23-26: - “Porque eu recebi do Senhor o que também lhes entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, pegou um pão - e, tendo dado graças, o partiu e disse: “Isto é o meu corpo, que é dado por vocês; façam isto em memória de mim.” - Do mesmo modo, depois da ceia, pegou também o cálice, dizendo: “Este cálice é a nova aliança no meu sangue; façam isto, todas as vezes que o beberem, em memória de mim.” - Porque, todas as vezes que comerem este pão e beberem o cálice, vocês anunciam a morte do Senhor, até que ele venha.” 1 Coríntios 11:23-26.

A Ceia do Senhor foi instituída para que a igreja pudesse recordar continuamente o sacrifício de Jesus na cruz em seu favor.
Então, todas as vezes que você participa da Ceia do Senhor, você está proclamando que o corpo de Jesus foi partido e o sangue dEle foi vertido, foi derramado, para a salvação e reconciliação do homem com Deus.

É por causa da morte de Jesus na cruz que todos podem ter vida eterna com Deus no céu.

No v.26 está escrito: “Porque todas as vezes que comerem este pão e beberem o cálice, coces anunciam a morte do Senhor até que ele venha.”.

Você deve anunciar a morte de Jesus até que Ele venha em glória, porque Jesus ressuscitou e vivo está.

Essa é a gloriosa mensagem do Evangelho que você tem para proclamar. Jesus morreu para salvação do pecador, mas ressuscitou! Está vivo e vai voltar!

...A ceia do Senhor nos traz:

UMA ADVERTÊNCIA PARA ACATAR

No v.27 está escrito: “Por isso, aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor indignamente será réu do corpo e do sangue do Senhor”.

Ninguém pode se aproximar da mesa do senhor de forma digna, a menos que reconheça sua condição de pecador e de destituído da glória de Deus, (Rm: 3:23) - E que só através do sacrifício de cristo somos salvos, libertos e perdoados.

...A ceia do Senhor nos traz:

UMA ORDEM PARA OBEDECER

Veja o que está escrito no v.28-29: Que cada um examine a si mesmo e, assim, coma do pão e beba do cálice. - Pois quem come e bebe sem discernir o corpo, come e bebe juízo para si. 1 Coríntios 11:28,29

Sempre que a igreja faz a celebração da Ceia do Senhor; você deve, antes, fazer um exame de si mesmo, olhando para quatro direções:

Primeiro; você olha para o passado... contempla a cruz. Jesus sofreu tudo e morreu no seu lugar.

Segundo; você olha para frente... aguarda a volta de Jesus. Jesus vai voltar.

Terceiro; você olha ao redor e vê seus irmãos na fé...

E quarto; você também olha para dentro de si mesmo...

...A ceia do Senhor nos traz:

UMA DOLOROSA REALIDADE PARA CONSTATAR

Lemos no v.29-34: “Pois quem come e bebe sem discernir o corpo, come e bebe juízo para si. - É por isso que há entre vocês muitos fracos e doentes e não poucos que dormem. - Porque, se julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados. - Mas, quando julgados, somos disciplinados pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo. - Assim, meus irmãos, quando vocês se reúnem para comer, esperem uns pelos outros. - Se alguém tem fome, que coma em casa, a fim de que vocês não se reúnam para juízo. Quanto às demais coisas, eu as ordenarei quando for aí.” 1 Coríntios 11:29-34
A participação desatenta e descuidada da Ceia do Senhor, produz resultados desastrosos.

Em vez de edificação vem juízo, em vez de regozijo espiritual vem disciplina. É preciso zelo.

Paulo menciona três níveis dessa disciplina (v30): “...há entre vocês muitos fracos e doentes, e vários já dormiram”.

CONCLUSÃO

No memorial da ceia do Senhor somos lembrados e desafiados pois Cristo nos deu:

Uma mensagem para proclamar: Jesus morreu para sua salvação.

Uma advertência para acatar: Não participe da ceia indignamente.

Uma ordem para obedecer: Examine-se a si mesmo e participe da ceia.

Uma dolorosa realidade para constatar: Falta de zelo, traz disciplina.

Dirigente PGM: conduzir o momento destas perguntas buscando estimular o compartilhamento voluntário de todos:

PERGUNTAS PARA REFLEXÃO:

1- O que Deus ministrou ao seu coração através desta palavra?

2- No v.26 está escrito: “Porque todas as vezes que comerem este pão e beberem o cálice, coces anunciam a morte do Senhor até que ele venha.”. Você tem feito isso? As pessoas com as quais você se relaciona ouvem de você está verdade; sua forma de agir e reagir apontam para a obra de Cristo em sua vida?
3- “Que cada um examine a si mesmo.” - Esta é a ordem a ser obedecida. Jesus sofreu tudo e morreu no seu lugar. Você já compreende isso? - Jesus vai voltar. Você está se preparando para Ele? - Você acolhe os seus irmãos com amor? Trata-os com bondade? Perdoa a todos? - Como está o seu coração? Você ama Jesus, vive louvando por tão grande salvação? Sua vida aponta para Cristo em todas suas ações?

08/02/2021