HOME   -   NOTÍCIAS   -    BOLETINS E JORNAIS   -   FOTOS    -   ÁUDIO SERMÕES   -    ESTUDOS PGS   -    DOAÇÕES E CONTATO

INSTITUCIONAL     -     O QUE CREMOS     -     PASTORES     -     MINISTÉRIOS     -     ESCOLA BÍBLICA     -     SOUNDBYTES     -     COMO CHEGAR

  NOTICIAS E AGENDA   |   Fique ligado na programação da nossa igreja  
   
 

 CHAMADOS PARA SERVIR
 


 

FILEMON 1: 4 a 7

CHAMADOS PARA SERVIR

INTRODUÇÃO
E só é possível responder corretamente a este chamado servindo a Deus e ao próximo com excelência ...Colocando a nossa vida a disposição de Deus. Somos chamados a servir aos propósitos do Pai, revelando seu amor, sua graça, seu poder e autoridade... Servir com excelência é refletir do nosso Senhor em tudo que fazemos, pensamos ou falamos. Atender ao chamado para servir com excelência não é tarefa fácil. Mas a carta de Paulo a Filemon, escrita entre os anos 60 a 62 da era cristã possui orientações claras e práticas sobre esta ideia de servirmos a Deus com excelência, Filemon é um daqueles servos que se alegrava no serviço do Senhor e buscava servir a Deus e ao próximo da melhor maneira possível com bastante vibração, satisfação, disposição. Ou seja, Filemon era alguém que servia ao Senhor entregando o seu melhor, servia com excelência...

DESENVOLVIMENTO
Através desta pequena carta vamos conhecer características deste servo de Deus (Filemon) que são necessárias para servirmos a Deus e ao próximo com excelência.

I-FILEMON TINHA UMA FÉ CONHECIDA DE TODOS - “... porque tenho ouvido falar da fé que você tem no Senhor Jesus...” (v 5ª)
• - Nossa fé precisa expressar nosso compromisso com Deus e com as pessoas
“Mas como em tudo vocês manifestam abundância — na fé, na palavra, no saber, em toda dedicação e em nosso amor por vocês —, esperamos que também nesta graça vocês manifestem abundância.” 2 Coríntios 8:7
• - Esta fé visível, faz com que os outros nos vejam como instrumentos de Deus
Quando exercemos a nossa fé em favor do próximo estamos servindo ao Senhor e nos tornando instrumentos em suas mãos para abençoar os que nos cercam...
• -A fé é primordial na vida do servo
“mas o meu justo viverá pela fé; e, se retroceder, dele a minha alma não se agradará.” Hebreus 10:38
II- O AMOR NÃO SELETIVO - “...E do seu amor por todos os santos” (v 5b)
• - Não é difícil amar quem nos ama, pessoas que nos identificamos com elas, mas a Bíblia mandanos amar a todos, assim como Cristo amou...
“Digo, porém, a vocês que me ouvem: amem os seus inimigos, façam o bem aos que odeiam vocês.
Abençoem aqueles que os amaldiçoam, orem pelos que maltratam vocês.” Lucas 6:27,28
• - Temos pessoas a nossa volta que são verdadeiros desafios para exercitarmos o amor. Mas é importante lembrar que Cristo nos amou e nos ama mesmo sem o nosso merecimento...
“Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de Cristo ter morrido por nós quando ainda éramos pecadores.” Romanos 5:8
III- SUA COMUNHÃO É FRUTO DO RELACIONAMENTO COM JESUS - “A comunhão da sua fé” (v 6)
• - Quando temos comunhão com o Pai, nossa comunhão flui, desagua na vida do próximo;
“Se andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de
Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.” 1 João 1:7
• - Comunhão sincera com meu irmão é fruto de minha comunhão com Deus
“Todos os que criam estavam juntos e tinham tudo em comum.” Atos 2:44
Se não sou um servo fiel a Deus, Se Cristo não é verdadeiramente Senhor da minha vida, não sou capaz de ter comunhão sincera com meus irmãos – não consigo servi-los com excelência.
IV- SUA ALEGRIA É CONTAGIANTE - “Pois, irmão, o seu amor me trouxe grande alegria” (v 7ª)
• - A alegria do Senhor em nossas vidas transcende a dor da provação
“Meus irmãos, tenham por motivo de grande alegria o fato de passarem por várias provações,” Tiago 1:2 • - A alegria é a marca forte de uma relação verdadeira com o Senhor
“Finalmente, irmãos, pedimos a vocês e os exortamos no Senhor Jesus que, assim como aprenderam de nós a maneira como devem viver e agradar a Deus, e efetivamente o estão fazendo, vocês continuem progredindo cada vez mais.” 1 Tess 4:1
Outra característica que vemos na vida de Filemon é que...
V- ERA AENÇOADOR - “e consolo, visto que o coração dos santos tem sido reanimado por você.” (V7b)
• - A Bíblia nos orienta a abençoar
“Abençoem aqueles que perseguem vocês; abençoem e não amaldiçoem.” Romanos 12:14
• - A benção é condição para a vitória
A bênção do Senhor enriquece, e ele não acrescenta nenhum desgosto a ela.” Provérbios 10:22

CONCLUSÃO
Fomos chamados para que através do nosso ato de servir possamos contagiar outros com tudo o que temos recebido do nosso Senhor; evidenciando em nosso dia a dia a nossa fé e amando sem distinção, exercendo a verdadeira comunhão, deixando sua alegria envolver e contagiar os que estão a sua volta e vivendo de forma abençoadora.

PERGUNTAS PARA REFLEXÃO:

1- O que Deus ministrou ao seu coração através desta palavra?
2- Você pode dizer que tem servido a Deus e ao próximo com excelência?
3- Quais das características que vimos na vida de Filemon faltam em sua vida?
4- Compartilhe com o grupo de que maneira você já foi abençoado por outro irmão no exercício da verdadeira comunhão  



28/06/2021