HOME   -   NOTÍCIAS   -    BOLETINS E JORNAIS   -   FOTOS    -   ÁUDIO SERMÕES   -    ESTUDOS PGS   -    DOAÇÕES E CONTATO

INSTITUCIONAL     -     O QUE CREMOS     -     PASTORES     -     MINISTÉRIOS     -     ESCOLA BÍBLICA     -     SOUNDBYTES     -     COMO CHEGAR

  NOTICIAS E AGENDA   |   Fique ligado na programação da nossa igreja  
   
 

 FAMÍLIAS POR UM FIO
 


 

INTRODUÇÃO

Nossas famílias precisam de socorro. As famílias da terra precisam de proteção.
A FAMÍLIA CRISTÃ PRECISA DA BÍBLIA. A FAMÍLIA CRISTÃ PRECISA DE DEUS.
Estamos presenciando momentos muito difíceis entre as famílias de uma forma geral. Liberalismo; Insegurança ; Medo ; Incertezas ; Dificuldades relacionais; Distanciamento e isolamento; Suicídio. A insegurança quanto aos destinos da família estão nos afligindo a todos. A Colômbia aprovou a descriminalização do aborto até 24 semanas de gravidez. SE NÃO me engano foi no início do mês. O país se junta a Argentina e México que tomaram a mesma decisão em pouco mais de um ano. Isso coloca ode mais países da América Latina numa pressão muito grande.
Como é que a Família cristã precisa se posicionar ?
Antes de responder, gostaria de ressaltar : O POVO DE DEUS na terra, e somos POVO DE DEUS, sempre teve que enfrentar as angústias e as influências terríveis do que faziam os povos vizinhos. Israel viveu um momento histórico, muito bem demarcado, quando Josué ao conquistar a terra, teve que tomar uma importante decisão.

DESENVOLVIMENTO

Olhando para as mesmas situações que nos cercam, devemos ter uma posição mais certa, mais sólida, mais segura quanto ao tipo de comportamento que devemos ter diante das ameaças a integridade da família cristã.
A FAMÍLIA CRIADA POR DEUS TEM ESSA FINALIDADE AQUI ....
O propósito imediato da família é glorificar a Deus e prover a satisfação das necessidades humanas de comunhão, educação, companheirismo, segurança, preservação da espécie e bem assim o perfeito ajustamento da pessoa humana em todas as suas dimensões (2). Caída em virtude do pecado, Deus provê para ela, mediante a fé em Cristo, a bênção da salvação temporal e eterna, e quando salva poderá cumprir seus fins temporais e promover a glória de Deus (3).

MAS O QUE É A FAMÍLIA CRISTÃ ?
A definição de família cristã é essa aqui.
Família cristã, é aquela família que decidiu se alinhar com os princípios bíblicos.
É a família em que cada membro entende e cumpre o seu papel dado por Deus.
A família como já sabemos meus queridos, não é uma instituição projetada pelo homem. Ela foi criada por Deus para o benefício do homem, o qual recebeu a responsabilidade de administrá-la. A unidade básica da família bíblica é composta de um homem, uma mulher - sua esposa - e seus descendentes ou filhos adotivos. A família extensa pode incluir parentes por sangue ou casamento, tais como avós, sobrinhas, sobrinhos, primos, tios e tias. Um dos princípios mais importantes da unidade familiar é que ela envolve um compromisso ordenado por Deus durante a vida dos membros.
Naturalmente, o primeiro requisito para os membros de uma família cristã é que todos sejam cristãos, tendo um verdadeiro relacionamento com Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador.

ISSO É QUE CADA INDIVÍDUO tenha colocado a sua fé em Jesus Cristo para a salvação. A SALVAÇÃO NO PLANO DE DEUS NÃO É FAMILIAR – PELO SOBRENOME – MAS PELA DECISÃO INDIVIDUAL .

O SENHOR RESTAURA VIDAS – O SENHOR É CAPAZ DE RESTAURAR O SEU LAR.
Jesus já havia deixado claro que nosso ambiente de guerra seria dentro do nosso lar. Por que ?
Porque o que parte da alma é o que define comportamentos. A BOCA FALA DO QUE O CORAÇÃO ESTÁ CHEIO.
Há muitos crentes desanimados e desfalecidos pelos ATAQUES nas famílias.
Há muitos crentes abalados pelas desilusões e decepções no lar.
HÁ FAMÍLIAS CRISTÃS ESTÃO POR UM FIO
... E QUEM TEM SUSTENTADO E TRABALHADO PARA A PRESERVAÇÃO DESTE FIO –
É A BENDITA GRAÇA DO SENHOR JESUS CRISTO QUE ATRAVÉS DESTE FIO – PASSA NUTRIENTES – ALIMENTA – NUTRE A DÁ VIDA A SEUS MEMBROS FIÉIS. Nossos piores inimigos somos nós mesmos, com nossos pensamentos e nossos comportamentos.
Não que não devamos considerar os inimigos externos, que não são poucos, mas POR QUE ESTÃO DO LADO DE FORA, são secundários.
ALGUNS MOTIVOS QUE COLOCAM A FAMÍLIA POR UM FIO 1 – O PRAZER ACIMA DO DEVER
A família cristã é consciente de seu dever, e saber o dever de cada um para a convivência e para sobrevivência (na divisão do trabalho, na obediência, no cuidado com o outro, na atenção , no compartilhar , no dar e doar-se ...)
Por outro lado viver apenas sob o princípio do dever é algo falso, obsessivo e opressivo.

2 – INVERSÃO DE VALORES
De tanto sermos BOMBARDEADOS pelos valores daqui de baixo acabamos confundindo-os com os de Deus. Passamos a achar tudo normal, até os desvios (como comportamentos que a Bíblia condena ). Passamos a achar tudo natural, até os absurdos (como um estilo de vida consumista, ditada pelos modismos). Como somos deste mundo, vivemos segundo os valores deste mundo. Não podemos esquecer os valores do alto (Cl 3.1), que são mais altos do que os deste mundo.

3 - A EMOÇÃO SOBRE A RAZÃO
O predomínio da emoção sobre a razão faz da família uma antecipação do inferno. Com ele, vem, por exemplo, o predomínio do corpo sobre o espírito. Parece que quando a emoção comanda o STRESS é o menor dos sentimentos presentes.Vida familiar saudável é aquela que considera as duas dimensões da vida. A EMOÇÃO E A RAZÃO.

PERGUNTAS:
1 – O QUE DEUS FALOU A VOCÊ ATRAVÉS DA MENSAGEM ?
2 – COMO TRANSICIONAR A SUA FAMÍLIA DE UMA FAMÍLIA CENTRADA NO PRAZER, NO DESEJO, PARA UMA FAMÍLIA CENTRADA EM DEUS ?
3 – O QUE GOSTARIA DE MUDAR NO SEU COMPRTAMENTO COMO MEMBRO DE UMA FAMÍLIA CRISTÃ ?



28/03/2022