HOME   -   NOTÍCIAS   -    BOLETINS E JORNAIS   -   FOTOS    -   ÁUDIO SERMÕES   -    ESTUDOS PGS   -    DOAÇÕES E CONTATO

INSTITUCIONAL     -     O QUE CREMOS     -     PASTORES     -     MINISTÉRIOS     -     ESCOLA BÍBLICA     -     SOUNDBYTES     -     COMO CHEGAR

  NOTICIAS E AGENDA   |   Fique ligado na programação da nossa igreja  
   
 

 RETORNO AO CALVÁRIO – CRUZ – COROA – CRAVOS
 


 

7 Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a boca. Como cordeiro foi levado ao matadouro e, como ovelha muda diante dos seus tosquiadores, ele não abriu a boca.
8 Pela opressão e pelo juízo, ele foi levado, e de sua linhagem, quem se preocupou com ela? Porque ele foi cortado da terra dos viventes; foi ferido por causa da transgressão do meu povo. Isaías 53.7 e 8
INTRODUÇÃO

A Páscoa não seria compreendida sem entendermos o que realmente foi o calvário.

Por isso estou propondo um retorno até o calvário. Podemos até ir ao monte calvário fisicamente, mas o retorno ao calvário que proponho é irmos até aquele lugar no nosso coração, na nossa mente, com os nosso pecados, e alcançarmos uma MELHOR COMPREENSÃO do que Jesus Cristo viveu, na condição de filho de Deus.

O CALVÁRIO – ERA UM LUGAR DE SOFRIMENTO – MARTÍRIO – O MONTE CALVÁRIO – O MONTE DA CAVEIRA – CALVÁRIO – KRANION – CRANIO.

A RESSURREIÇÃO DE CRISTO É TRATADA COMO NOSSA VITÓRIA - É VERDADE – MAS NÃO HÁ VITÓRIA NA VIDA DO CRISTÃO, SEM QUE PRIMEIRO NÃO EXPERIMENTEMOS VÁRIAS LUTAS.

DESENVOLVIMENTO
FATOS SOBRE O CALVÁRIO :
1 – NA CRUZ – ENSANGUENTADO E CHEIO DE DORES – JESUS INTERCEDE PELOS PECADORES.

“Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem”. Jesus estava disposto a perdoar Pilatos, aos soldados...
aqueles que zombavam, aqueles que dividiram as vestes, Estava disposto a perdoas os escribas e sacerdotes, aos ladrões crucificados ao seu lado...
Não significa que estavam perdoados.
Só há perdão de pecados, mediante arrependimento e fé em JESUS CRISTO.

Então, o calvário foi um lugar de dor, mas também um lugar de ENTREGA ESPONTÂNEA. CONSCIENTEMENTE – ESPONTANEAMENTE Jesus não abriu a sua boca para declararse injustiçado ou declarar-se inocente.

É VERDADE AINDA QUE PODEMOS PRODUZIR CALVÁRIOS – Atitudes pecaminosas

Tanto o calvário de Jesus Cristo, como os nossos calvários mostram :
O QUE PODEMOS APRENDER COM O CALVÁRIO ?

• O calvário é lugar de refletir sobre os nossos RESSENTIMENTOS.
• O calvário nos ensina que o EMOCIONALISMO E O SENSACIONALISMO não funcionam quando devemos tomar decisões IMPORTANTES NA VIDA.
• O calvário nos ensina que se nos entregarmos as emoções descontroladas, corremos o risco de NÃO SUPORTAR as próprias dores que o calvário impõe.
• O calvário nos ensina que seremos na vida RIDICULARIZADOS pela nossa fé, pela nossa conduta, QUE NÃO SEREMOS ACEITOS.
• E que mesmo assim diante das HUMILHAÇÕES, podemos escolher SERVIR de forma ESPONTÂNEA.
• O calvário mostra que não há dor que não possamos suportar pela causa do evangelho.
• O calvário mostra que o AMOR É A MELHOR FORMA DE NOS COMUNICARMOS com os transgressores. Com aqueles que querem tripudiar , com os injustos.
• O calvário de Cristo mostra que é através do calvário que iremos alcançar a cura, e oferecer CURA aos outros.
• O calvário mostra que quem não tem calvário não tem cura , e quem não tem calvário não tem como oferecer oportunidades a ninguém. Não intercede por ninguém.




FATOS SOBRE O CALVÁRIO :
2 -. Somos todos dotados de uma cruz.

Então Jesus disse aos seus discípulos:— Se alguém quer vir após mim, negue a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Mateus 16:24
E A CRUZ não é uma doença, um familiar, um problema de desemprego.

A cruz do cristão é a AÇÃO CONSCIENTE e VOLUNTÁRIA, de negar a si mesmo e VIVER
UMA VIDA MISSIONAL. Ou seja : Ser como Cristo. Anunciar a Jesus Cristo. Pregar o Evangelho. Abrir mão de vantagens humanas, DAR TESTEMUNHO NO MUNDO CAÍDO E MAL.
FATOS SOBRE O CALVÁRIO :

3 – A COROA
A palavra “coroa” não apenas serve como símbolo de realeza; mas também é empregada com frequência na Bíblia no sentido figurado como símbolo de vitória. No Novo Testamento, a palavra COROA É um termo aplicado para se referir ao prêmio que será concedido aos verdadeiros servos de Deus na bem-aventurança eterna
3. 1 - A coroa incorruptível (1 Coríntios 9:24,25); - REPRESENTAÇÃO DO TRABALHO ATLÉTICO.

Vocês não sabem que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Corram de tal maneira que ganhem o prêmio.
Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível. I Co. 9: 24 e 25

3. 2 – A coroa da justiça (2 Timóteo 4:8); - REPRESENTAÇÃO PARA OS QUE AGUARDAM A VOLTA DE JESUS.

Desde agora me está guardada a coroa da justiça, que o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda. 2 Timóteo 4:8

3. 3 - A coroa da glória (1 Pedro 5:4); - MANIFESTAÇÃO DE INCENTIVO E ENCORAJAMENTO.

E, quando o Supremo Pastor se manifestar, vocês receberão a coroa da glória, que nunca perde o seu brilho. 1 Pedro 5:4

3. 4 - A coroa da vida (Tiago 1:12;). – REPRESENTAÇÃO DA PERSEVERANÇA NA PROVAÇÃO.

Bem-aventurado é aquele que suporta com perseverança a provação. Porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam. Tiago 1:12

Na verdade cada uma delas enfatiza algum aspecto da vitória plena e absoluta desfrutada pelos crentes por causa da obra e dos méritos de Cristo.

Esse conceito de coroa deve ser entendido assim : todas essas referências de coroações que os crentes irão receber, é uma espécie de REFUTAÇÃO a todas as humilhações que o FILHO DE DEUS enfrentou ao carregar uma COROA DE ESPINHOS.

4 – OS CRAVOS

Max Lucado no seu livro ELE ESCOLHEU OS CRAVOS sobre este importante e difícil momento no calvário de Jesus diz :

A mão que apertava o punho não era a de um soldado romano. A força por trás do martelo não era a de uma multidão furiosa. O veredicto por trás da morte não foi decidido por judeus invejosos.

O próprio Jesus escolheu os cravos.

Ele sabia que o propósito dos cravos era esconder os nossos pecados, onde pudessem ser escondidos por seu sacrifício e cobertos por seu sangue.

E quando vocês estavam mortos nos seus pecados e na incircuncisão da carne, ele lhes deu vida juntamente com Cristo, perdoando todos os nossos pecados. Cancelando o escrito de dívida que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, cravando-o na cruz. Colossenses 2:13,14
Tudo ali no calvário foi METICULASAMENTE feito, pois Deus planejou a salvação da humanidade, através do sacrifício do seu filho Jesus Cristo.

Jesus escolheu os CRAVOS, pois algo teve que ficar ENCRAVADO NA CRUZ. Foram os meus e os seus pecados. A minha a e sua dívida.

E quando vocês estavam mortos nos seus pecados e na incircuncisão da carne, ele lhes deu vida juntamente com Cristo, perdoando todos os nossos pecados. Cancelando o escrito de dívida que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, cravando-o na cruz. Colossenses 2:13,14

O ESCRITO DE DÍVIDA SÃO OS 10 MANDAMENTOS –

O que estava escrito lá era contra mim.
A lei é o escrito de dívida.
Lá está escrito assim, não tomarás o nome do teu Deus em vão.
Lá está escrito assim, não terás outros deuses, além de mim.
Lá está escrito assim, Não adulterarás.
Lá está escrito assim, Não furtarás. .

Como Deus estivesse dizendo, olha o que você me deve. O escrito de dívida É A BASE DA SUA CONDENAÇÃO.

Tudo o que está lá é o que te qualifica para estar no inferno. Pois ninguém há de cumprir a LEI. Ninguém consegue cumprir a LEI.

DEUS REMOVEU O ESCRITO DE DÍVIDA.

Quando aqueles cravos entraram nas mãos de Jesus, a LEI FOI TAMBÉM APRISIONADA NO MADEIRO.

E DEUS DISSE : DAQUI VOCÊ NÃO SAI MAIS., E NA RESSURREIÇÃO DO MEU FILHO , EU DAREI VIDA A TODO AQUELE QUE CRÊ.

PERGUNTAS:
1 – O QUE DEUS FALOU A VOCÊ ATRAVÉS DA MENSAGEM ?
2 – O QUE GOSTARIA DE DESTACAR DIANTE DE TUDO QUE JESUS CRISTO ENSINOU NO CALVÁRIO ?


18/04/2022