HOME   -   NOTÍCIAS   -    BOLETINS E JORNAIS   -   FOTOS    -   ÁUDIO SERMÕES   -    ESTUDOS PGS   -    DOAÇÕES E CONTATO

INSTITUCIONAL     -     O QUE CREMOS     -     PASTORES     -     MINISTÉRIOS     -     ESCOLA BÍBLICA     -     SOUNDBYTES     -     COMO CHEGAR

  NOTICIAS E AGENDA   |   Fique ligado na programação da nossa igreja  
   
 

 ELE VEM
 


 

INTRODUÇÃO
ELE VEM; escolhemos este tema porque esta afirmação revela a nós a urgência de uma vida que cumpre o seu propósito, mas também porque ela revela muito sobre o nosso Deus. Afirmar que ELE VEM, aponta para uma promessa de que Cristo virá buscar a sua igreja, nos faz olhar pra trás e ver que desde o início Deus já tinha um plano para nos reconciliar com ele através do seu filho JESUS. Fala da fidelidade de Deus, e gera em nós um senso de urgência, (não sabemos quando ele vem), o que requer de nós um posicionamento diante da sua palavra...A afirmação de que ELE VEM, nos traz paz e alegria ao coração, nos enche de esperança, porque sabemos que se estamos em Cristo, ele virá pra nos buscar... No texto que vamos ler temos uma narrativa de um homem, que talvez aos olhos dos homens fosse considerado, como alguém sábio, um homem que tinha resposta as contingencias, ou seja era um bom estrategista... Alguém que planejava seu futuro, mas aos olhos de Deus foi tolo ao se preocupar com o que era deste tempo e não considerar o que estava por vir...
DESENVOLVIMENTO
Importante sabermos quem Deus está chamando de LOUCO neste texto?
• um homem muito rico, um grande empreendedor.
• Que possuía uma grande fazenda produtiva. Alguém com muitos empregados.
• Um homem bem sucedido, admirado por suas conquistas e riquezas.
AGORA, POR QUAL RAZÃO ELE FOI CHAMADO DE LOUCO?
1. Porque ele priorizava o que era material...
“E Jesus lhes contou ainda uma parábola, dizendo: — O campo de um homem rico produziu com abundância. Então ele começou a pensar: "Que farei, pois não tenho onde armazenar a minha colheita?" Lucas 12:16,17
Não é pecado prosperar financeiramente, socialmente, academicamente, em suas redes sociais. Ter dinheiro não é errado, o errado é quando o dinheiro nos tem. Ser bem sucedido academicamente, ter muitos seguidores não é errado. Errado é quando isso se torna prioridade na nossa vida. As coisas deste mundo não podem ser prioridade em nossas vidas e isso vale também para nosso EU. Em I João 5: 21 lemos assim:
“Meus queridos filhos, afastem-se de qualquer coisa que possa tomar o lugar de Deus no coração de vocês. Amém.”
Portanto priorizar o que não é eterno é loucura.
2. Porque ele planejava sem considerar a vontade de Deus.
“Até que disse: "Já sei! Destruirei os meus celeiros, construirei outros maiores e aí armazenarei todo o meu produto e todos os meus bens.” Lucas 12:18
“Escutem, agora, vocês que dizem: "Hoje ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e faremos negócios, e teremos lucros." Vocês não sabem o que acontecerá amanhã. O que é a vida de vocês? Vocês não passam de neblina que aparece por um instante e logo se dissipa. Em vez disso, deveriam dizer: "Se Deus quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo." Agora, entretanto, vocês se orgulham das suas arrogantes pretensões. Todo orgulho semelhante a esse é mau.” Tiago 4:13-16
Tem muita gente cometendo muitas loucuras na vida porque simplesmente não consulta a
Deus; fazem aquilo que dão na teia. Mas saibam, todos os nossos planos devem ter a aprovação do Senhor, · Busque a Deus em oração e ouça suas orientações. Fazer planos sem consultar a Deus é uma grande loucura.

3. Porque a sua segurança e confiança não estavam em Deus mais em suas conquistas
“Então direi à minha alma: ‘Você tem em depósito muitos bens para muitos anos; descanse, coma, beba e aproveite a vida.’" Lucas 12:19
Este homem foi chamado de louco porque confiava mais em si mesmo e em suas conquistas do que em Deus. Ele não dependia do SENHOR, (era dono das respostas, independente, Auto suficiente, cheio de si...) Ele confiava mais na sua sabedoria, no seu poder, na influência que tinha em função das suas riquezas do que em Deus. Cuidado com suas conquistas! Não confie cegamente nelas. É mais seguro e sensato se apoiar em Deus e em suas promessas. Porque Confiar mais em nossas conquistas do que em Deus é loucura. Olha o que diz o sábio Salomão: “Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie no seu próprio entendimento.” Provérbios 3:5

4. Porque apesar do que ele tinha conquistado... seu destino era o inferno.
“Mas Deus lhe disse: "Louco! Esta noite lhe pedirão a sua alma; e o que você tem preparado, para quem será?" Lucas 12:20
“— Não acumulem tesouros sobre a terra, onde as traças e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; mas ajuntem tesouros no céu, onde as traças e a ferrugem não corroem, e onde ladrões não escavam, nem roubam.” Mateus 6:19,20
Tudo o que este homem conquistou não serviu de nada para a vida eterna. A verdadeira riqueza é aquela que pode nos acompanhar pela eternidade. Na verdade, a riqueza que nos acompanha para eternidade é resultado da obra do Espirito Santo, nos convencendo da justiça do juízo e do pecado... É o exercício da nossa fé crendo na manifestação da graça de Deus através do sacrifício do seu filho Jesus... É uma vida que vive com o propósito de glorificar a Deus... Ajuntamos tesouros no céu quando nosso eu se rende ao grande Eu Sou.

Ele vem! Ele voltará para buscar aqueles que pela fé em Cristo se tornaram filhos de Deus. Mas também para decretar o destino dos que viveram para si, e o rejeitaram...

“Estejam também vocês preparados, porque o Filho do Homem virá à hora em que vocês menos esperam.” Lucas 12:40

PERGUNTAS PARA REFLEXÃO:

1 Quais desafios Deus trouxe a sua vida através desta mensagem?
2 Você se identifica em algum aspecto com o homem deste texto? 3 O que você precisa fazer, para que Deus não te chame de louco?

Meu querido líder, aproveite este momento para conduzir o oikos do seu pgm a uma experiencia de fé, de entrega e de rendição ao Senhor.

Ajuntamos tesouros no céu quando nosso EU se rende ao GRANDE EU SOU.


07/08/2022