HOME   -   NOTÍCIAS   -    BOLETINS E JORNAIS   -   FOTOS    -   ÁUDIO SERMÕES   -    ESTUDOS PGS   -    DOAÇÕES E CONTATO

INSTITUCIONAL     -     O QUE CREMOS     -     PASTORES     -     MINISTÉRIOS     -     ESCOLA BÍBLICA     -     SOUNDBYTES     -     COMO CHEGAR

  NOTICIAS E AGENDA   |   Fique ligado na programação da nossa igreja  
   
 

 VIVENDO A ESSÊNCIA DO CRISTIANISMO
 


 

INTRODUÇÃO: É importante que entendamos que não há cristianismo sem Cristo.

O que significa que não há vida, ou seja, permanecemos mortos nos nossos delitos e pecados sem Cristo Jesus. Mas louvado seja Deus, que nos vendo nesta situação de mortos, pedidos, distantes dele, providenciou o meio pelo qual fossemos libertos do pecado, perdoados, regenerados e acolhidos para uma vida eterna com ele através de Jesus Cristo. E a narrativa é está: Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem nele crê não é condenado; mas o que não crê já está condenado, porque não crê no nome do unigênito Filho de Deus. João 3:16-18

Portanto este é o passo mais importante, fundamental, imprescindível para se viver a essência do cristianismo; RENDER-SE A CRISTO! Nascer de novo, para uma vida que é nova... Porque sem o novo nascimento, sua vida é vã, sua esperança é vã, é vã a sua religião; sem o novo nascimento, Deus estará contra você no dia final, a palavra de Deus condenará você no juízo final; sem o novo nascimento, o céu estará de portas fechadas para você. Mas ao nos render a Cristo somos por ele REGENERADOS. (passado, presente e futuro - feitos de novo)

Importante que você entenda que não basta saber sobre esta nova vida, é preciso vivenciá-la todos os dias... Olha o que a bíblia diz em: I João 3: 06 Todo aquele que permanece nele não vive pecando; todo aquele que vive pecando não o viu, nem o conheceu. – 10 Nisto são manifestos os filhos de Deus e os filhos do diabo: todo aquele que não pratica a justiça não procede de Deus, e o mesmo vale para aquele que não ama o seu irmão. - 18 Filhinhos, não amemos de palavra, nem da boca para fora, mas de fato e de verdade.

O Senhor nos chama a vivermos uma vida não só de conhecimento, mas de prática: Se alguém diz: "Eu o conheço", mas não obedece a seus mandamentos, é mentiroso e a verdade não está nele. 1 João 2:4

CONTEXTO ANTERIOR O evangelho de João é um dos mais profundos da bíblia. Ao contrario do que fazem os outros evangelhos sinóticos, João vai direto para a eternidade e aponta para o DNA de Deus que há no Jesus homem. Capítulo 1: João apresenta Jesus sobre a perspectiva da eternidade (1.1); Jesus é batizado; Começa a chamar se discípulos. Capítulo 2: Jesus faz a transformação da água em vinho: Bodas de Caná, primeiro milagre; Jesus faz a purificação do templo; Jesus opera sinais na festa da pascoa e muitos creem N’Ele. CONTEXTO IMEDIATO: Jesus mostra essência do cristianismo para um Doutor da Lei; A nova vida em Deus; Trazendo em seguida ensinamento para os discípulos. Nicodemos: Doutor da Lei; Influente em sua sociedade; Mestre respeitado; estudioso e profundo conhecedor das Escrituras, reconhece Jesus como MESTRE. Mas ainda não o reconhecia como: Eterno, criador, divino, autoexistente, e único Salvador. Jesus: O Filho de Deus. – O caminho a verdade e a vida- o enviado de Deus para a salvação do mundo. (v 17); tido como mais um Profeta; polemico já no início de seu ministério; desejado por alguns e questionado por muitos. Mas, Nicodemos vai em busca de algo mais. Esta conversa de Nicodemos com Jesus deixa claro a “Essência do Cristianismo”:

ROTEIRO PARA PGM

DESENVOLVIMENTO: Não basta conhecer a bíblia, ela precisa ser vivida em nossos dias... Mas como?

1. Vivendo em novidade de vida! (v 3) - É uma nova vida a ser vivida, agora, livre do domínio do pecado, não mais como alguém que vivia no império das trevas, mas alguém que vive a realidade, a dinâmica do Reino de Deus. Uma vida que evidencia diariamente as transformações geradas por Deus, sua palavra e ação do Espírito Santo. Que no dia a dia manifesta, os sinais de um ser que vive no Espírito. (Gl 5: 22 a 25)

2. Vivendo a realidade do reino de Deus. (v 5, 6) - Recusando a cada dia as ofertas tentadoras do inferno para a ressurreição do velho homem. (Como? = Tiago 4: 7)
Vivendo em santidade ...Santificação é um processo com a seguinte sequência: CONVICÇÃO, que é a consciência do pecado; ARREPENDIMENTO, que é a mudança de mente; CONFISSÃO, que é o acerto com Deus. Este processo deve ser constante na vida do cristão. A essência do cristianismo é na prática também a luta contra o pecado. (Gl 5: 19 a 21)

3. Vivendo segundo o Espírito Santo de Deus. (v 7, 8) - A expressão usada aqui é que: “o vento sopra onde quer”... Não podemos enxergar o vento, não podemos segurá-lo, mas podemos senti-lo. Podemos ouvi-lo, mas acima de tudo podemos enxergar os efeitos do vento do Espírito na vida daqueles que se rendem a Jesus. Porque quando vivemos pelo Espírito Santo de Deus; cogita-se, projeta-se aquilo que é do Espírito. (Rm 8: 3 a 6)

4. Vivendo uma fé não teórica, mas uma fé viva. (v 9 a 15) - O real cristianismo nos desafia a uma vida pela fé – Viver a essência do cristianismo só é possível quando cremos que Ele, o Cristo é o único salvador, o único que pode fazer nova todas as coisas, que pode mudar toda e qualquer realidade... Inclusive a nossa. (Ezequiel 36: 26, 27)

CONCLUSÃO: Deus fala conosco nesta noite para vivermos N’Ele, Com Ele, e Para Ele. Mas isso somente acontecerá se como nascidos de novo, mantivermos o velho homem morto, fortalecendo dia após dia o novo homem, regenerado. O Espírito que ressuscitou o nosso Senhor ao terceiro dia, é o mesmo que deseja atuar em sua vida e controlá-la, mas para tanto você deve rejeitar a todas as ofertas do inferno de ressurreição do velho homem, aceitar o aperfeiçoamento que Deus tem para os nascidos de novo em Cristo e vivenciar os poderes do Reino dos Céus nesta terra pelo exercício da fé.

PERGUNTAS PARA REFLEXÃO:
1. Qual o efeito desta palavra em seu coração?
2. Compartilhe com o grupo como foi seu encontro com Cristo...
3. Fale do que mudou em sua vida, quando você disse sim ao convite de Jesus...
Meu querido líder, aproveite este momento para falar aos nossos amigos da necessidade de nascer de novo.


04/07/2023